27 de setembro de 2010

Sesta Alentejana.

As portadas estavam abertas de par em par e a janela escancarada, com as cortinas ligeiramente corridas, permitindo assim que o quarto se inundasse da aconchegante luz daquela amena tarde de Outono.
O silêncio único daquele Alentejo profundo, só de quando em vez era interrompido pelo zumbido das abelhas e das vespas que se banqueteavam, lá fora, nas buganvilias que ladeavam a porta da entrada e subiam, emaranhadas, até à janela do quarto no 1º andar.
Ao longe, ouvia-se também, mas de forma muito ténue, o concerto dos chocalhos das ovelhas que pastavam no serro que levava à Capelinha de São Saturnino.
O corpo lânguido, e a mente torpe, deixavam-se levar por aquele festival de sensações, entregando-se ao prazer único da mais perfeita das sestas.
E que bem que sabe, estar naquele estado de dormência, onde se consegue, quase em simultâneo, ter a percepção de todas aqueles sensações únicas, mas, ao mesmo tempo, dormir e deixar que a mente vagueie por entre sonhos e realidades misturadas.
A sesta no Alentejo é outra coisa !

24 de setembro de 2010

22 de setembro de 2010

Ainda os ciganos (Vol. II)

O Órgão Europeu dos Direitos Humanos tomou rapidamente posição contra a deportação de ciganos de França.
Será que este mesmo Órgão tem opinião formada sobre :

1) As crianças ciganas que são proibidas, pelos próprios pais, de frequentarem a Escola.
2) As crianças ciganas que são obrigadas, pelos próprios pais, a trabalharem como vendedores ambulantes pelas ruas das cidades.
3) As jovens ciganas que são impedidas de escolher o seu futuro marido, sendo obrigadas a casar com quem lhes está destinado por "arranjo" entre famílias ciganas.
4) As jovens ciganas, com idade menor,  que são entregues para casamento.
5) As jovens ciganas que são violadas (sexo sem consentimento é violação) pelos maridos que lhes foram destinados.
6) A escravidão a que a maioria das mulheres ciganas é sujeita pelos maridos.

Os problemas resolvem-se pela base, e se estes Órgãos fizessem o trabalho que verdadeiramente lhes competia, ao invés de se limitarem a servir os interesses políticos, demagógicos e propagandistas, o mais natural era que, no caso dos ciganos, já não fosse preciso intervir na sua deportação, porque ela simplesmente não teria ocorrido.
São estas questões de base que todos deveriam de se esforçar por analisar e compreender, antes de tomarem posições ao sabor do flash da máquina fotográfica.
Aqueles que agora se indignam com a deportação dos ciganos de França, sem se darem ao trabalho de compreender porque é que os ciganos são constantemente vítimas (talvez de si mesmos) de situações destas, acabam por ser os seus piores inimigos.

20 de setembro de 2010

Ainda os ciganos.

Discordo profundamente da forma como a questão dos ciganos deportados em França tem sido tratada como sendo uma questão de Esquerda ou de Direita, fazendo-nos crer que quem defende que não deviam de ter sido deportados é de esquerda, e quem pensa de forma contrária é de direita.
Não me parece que passe por aí a questão dos ciganos, ou se passar, então, terei de rever as minhas argumentações e o meu posicionamento de esquerda.
A questão aqui é iminentemente legal, isto é, vivemos numa sociedade regida por leis e aqueles que não as cumprem devem sujeitar-se às penas estabelecidas.
Acampamentos clandestinos de pessoas, ciganas ou não, podem e devem ser motivo da intervenção das autoridades reguladoras e/ou policiais.
Querem defender os ciganos só porque são ciganos, porque fica bem dizermos que respeitamos raças e étnias diferentes ?

Então deixem-me colocar-lhes esta questão :

Em 1993 visitei a Guiné-Bissau juntamente com um amigo Guineense que trabalhava comigo. Conheci por lá gente de variadíssimas étnias, uma vez que na Guiné existem várias étnias diferentes dentro do mesmo território.
Conheci algumas pessoas do norte da Guiné, duma zona onde, me contaram, até em tom de gozo, haverem tribos onde o canibalismo era aceite, até há bem pouco tempo atrás, como uma prática normal.
Como devem calcular, é bem possível que possamos ter hoje em dia a viverem em Portugal várias pessoas dessa zona da Guiné.
Se um dia destes eles decidirem começar a comer um ou outro vizinho ao pequeno-almoço, devemos aceitar isso, para não sermos acusados de desrespeitadores duma cultura diferente da nossa ?
Não creio, certo ?
Pois é !
Respeitar raças e étnias ? sim, concordo.
Respeitar credos e religiões ? sim, concordo.
Respeitar tradições ? sim, concordo.
Mas quando elas colidem com a legislação vigente, então, paciência, terão de se sujeitar aos castigos previstos, ou, como foi o caso em França, á sua deportação, como manda a lei.
E não me venham com esquerdices ou direitices nestas matérias, pois trata-se apenas de fazer cumprir a lei, nada mais que isso.

18 de setembro de 2010

Novo Seleccionador.

Depois do "piloto automático", depois da tentativa de contratar Mourinho para treinar á distância, quem sabe, através de vídeo-conferência, penso que a Gilberto Madaíl só lhe resta contratar um Comando de PS3 para comandar a equipa das Quinas.


Por meros 50 Euros, na loja mais perto de si ...

15 de setembro de 2010

Alentejo de fora das 7 Maravilhas Naturais.

Ainda bem que aqueles que votaram e deixaram o Alentejo de fora, não conhecem este paraíso :



Mas também não sou eu que lhes vou dizer onde é, que isto é bom é sem ter lá o "canalhedo" a sujar, a fazer barulho e a degradar a vida natural e a biodiversidade.

Nota :
para visualização das fotos em formato normal, clicar sobre a apresentação dos slides, na janela seguinte escolher a opção (no lado direito ecran) de full-screen. Podem fechar a (irritante, e não sei como removê-la automaticamente) publicidade clicando na cruzinha do canto superior direito da mesma.

13 de setembro de 2010

Começou hoje, de novo.

Depois de três meses de Verão, o despertador voltava a tocar às seis em ponto.
O acordar não era difícil, a vontade de voltar à rotina diária era grande e para além disso, novos amigos, novos ambientes, estavam à minha espera.
Era preciso despachar-me, o autocarro partia às 6:35 do Largo do Almada, no coração de Vila Nova de Milfontes. Logo aí, na entrada do autocarro, começava a alegria, a festa, voltavam-se a ver rostos conhecidos, e ainda outros novos que se juntavam ao grupo.
Os primeiros 15 Km's faziam-se de conversas, de estórias do Verão que agora acabava.
Chegava-se ao Cercal do Alentejo, e aí, muitos mais se juntavam ao grupo. Mais caras novas, a juntar às de anos anteriores. A alegria e o prazer de nos revermos, esse era o mesmo de sempre.
Ás 7:10, o autocarro voltava à estrada, agora com destino a Santiago do Cacém.
As conversas multiplicavam-se, as brincadeiras ocorriam, umas atrás das outras e sem parar, os mais sonolentos e que se deixavam dormir eram as primeiras vítimas das partidas dos restantes. Pelo meio ainda havia tempo para, de quando em vez, sair um cantar Alentejano para animar o ambiente.
Chegávamos à Rodoviária de Santiago por volta das 8:00, o caminho a pé até à Escola, nesse primeiro dia de aulas é algo que ainda hoje recordo na perfeição. Lembro-me de tudo, dos cheiros e das cores tão típicas daquelas maravilhosas manhãs de Setembro, que se despediam do Verão e anunciavam já o Outono que aí vinha. Lembro-me das vozes e dos trejeitos dos amigos, da expectativa de ver quem eram as novas caras da turma, de ver as "míudas", de ver os professores do ano anterior e de conhecer os novos, enfim, uma festa, uma alegria tão grande, tão intensa, que ainda hoje a recordo, não tanto com saudade, mas sim com satisfação, muita satisfação de ter vivido tudo isso de forma plena e poder estar aqui hoje, no início de mais um ano lectivo, a recordar tudo isto, cheio de alegria.
Para todos aqueles que hoje começaram mais um ano lectivo, desejo-lhes felicidades, e que aproveitem para se divertir, não perdendo nunca de vista o objectivo principal, que é aprender.
Mais que nunca o País precisa de vocês, dos estudantes de hoje, que serão os Homens de amanhã e que poderão fazer guindar o País para outros patamares.

Viva a Escola.

10 de setembro de 2010

Nojeira inqualificável.

Depois da nojeira a que se assistíu hoje no Estádio Afonso Henriques, no jogo entre o Vitória de Guimarães e o Sport Lisboa e Benfica, é impossível calar a revolta que me vai na alma.
De tudo se viu por parte da equipa de arbitragem liderada pelo árbitro (?) Olegário Benquerença, desde penaltis a favor do SLB (e foram 2)  roubados escandalosamente , foras de jogo mal assinalados que anularam lances de golo eminente do Benfica, e como se isso não bastasse, inundou a equipa do Benfica com cartões amarelos, alguns em que a falta foi inclusive cometida por jogadores do Vitória.
Tenho o Blogue há um ano e nunca tinha escrito um post sobre um jogo de futebol, mas hoje meus caros, hoje foi demais, e não consigo calar a revolta.
O Benfica Campeão incomoda muita gente, e o "polvo" está alerta e bem vivo.

9 de setembro de 2010

Descubra as diferenças.





Uns queimam livros sagrados, outros queimam bandeiras.
Resumindo, ambos queimam simbolos importantes, e são ambos igualmente estúpidos, que não medem as consequências dos seus actos.
No meio disto tudo, surgem os "media" que ora vitimizam uns, ora outros, sempre com o intuito de ter o share em alta.
Mundo louco este de hoje !

8 de setembro de 2010

Idiossincrasias.

No mesmo dia em que a Selecção Nacional de Futebol perdeu com a sua congénere Norueguesa, por 1 -0, a nossa Selecção de Hóquei em patins esmagou, por contundentes 14-1, a Selecção Inglesa.
Bem vistas as coisas, é perfeitamente normal que assim tenha sido.
Sempre fomos um povo habituado a ter de ganhar a vida andando de "costas dobradas", com um "pau nas mãos" (seja de enxada, vassoura, etc.) e por fim ainda nos enfiaram sempre um "par de patins" !

6 de setembro de 2010

Pouca "Visão".

O director executivo da revista Visão, Filipe Luís, foi ontem convidado na SIC Notícias a pronunciar-se sobre o discurso proferido por Jerónimo de Sousa, no comício de encerramento da festa do Avante.
Segundo Filipe Luís, o discurso de Jerónimo pecou por ser demasiado extenso e disperso sobre demasiados temas.
Mas logo de seguida, talvez baralhado pelas luzes do estúdio, Filipe Luís afirmou que faltou, por exemplo, que Jerónimo de Sousa se pronunciasse sobre a condenação à morte por lapidação da mulher Iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, deixando implícito nas palavras e no tom a ideia de que o PCP estaria de acordo com esta barbaridade.
O que Filipe Luís fez, ou tentou fazer, e nisso não está sozinho como bem sabemos, é tentar passar uma mensagem eivada de mentira, de maldade e de propaganda política anti-esquerdista. Para um director  executivo duma revista com a tiragem da Visão, essa postura só lhe fica mal, muito mal. Mas por outro lado entende-se, basta não nos esquecermos que a revista Visão faz parte do Grupo Impresa, cujo Presidente todos sabemos quem é.
O Sr. Filipe Luís ouviu, por acaso, algum membro do PCP apoiar a pena de morte por lapidação, seja no Irão ou noutro qualquer ponto do planeta ?
O Sr. Filipe Luís achará, por acaso, que o actual Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad é Comunista, ou mesmo filiado no PCP ?
Saberá o Sr. Filipe Luís, por acaso, que as duas facções políticas que lutam pelo poder no actual Irão são, por um lado os Conservadores, por outro os Reformistas, e que as diferenças substanciais entre eles se fazem, não tanto pelas ideologias de Esquerda ou de Direita, mas sim por questões eminentemente religiosas ?
Eu acredito, sinceramente, que o Sr. Filipe Luís é capaz de saber tudo isto, ou pelo menos devia, mas o que ele tentou e tenta fazer é passar uma imagem demoníaca da Esquerda Portuguesa, nomeadamente do PCP, na vã esperança de ainda tentar convencer alguns espíritos mais incautos, de que os Comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço.
Mas para ele só tenho uma resposta :

- Olhe que não Sr. Doutor, olhe que não !

4 de setembro de 2010

Não há festa como esta.

Um gajo acorda de manhã, liga a televisão, e o que é que vê ?
Vê que ainda estão activos 9 fogos em território nacional, e fica-se com o coração apertado por sabermos que já pouco falta para deixarmos de ter uma única mancha verde neste país.
Vê, pela enésima vez, os argumentos do Prof.Carlos Queiroz a tentar defender-se da mais que evidente cabala que lhe foi montada pela tentacular FPF. Onde Gilberto Madail e seus pares são de facto uma autêntica Camorra, e onde o Dr. Luís Horta se presta, mais uma vez, ao papel de "peão de brega" dos seus "padrinhos".
O dia decorre, e passadas umas horas o que é que se vê ?
Vê-se as sentenças do caso Casa Pia, que são, a meu ver, curtas, tardias e que infelizmente recaem apenas sobre alguns dos autores dos crimes, sendo que, a "caça grossa" ficou de fora.
Vê-se, o Dr. Marinho Pinto, que sabe do que fala neste capítulo, dizer que nenhum deles vai cumprir a pena, porque vão arrastar os processos até que os mesmos prescrevam.
Vê-se que morreu o nosso querido José Torres, o bom gigante.
E mais tarde, através da mesma televisão, ainda se pode assistir ao descalabro duma selecção em cacos, e para onde são convocados delinquentes (Miguel do Valência), jogadores que não jogaram ainda um jogo esta época (Beto, R.Meireles e Manuel Fernandes), Brasileiros (Liedson), Venezuelanos (Dany) e ainda alguns eternos coxos (Moutinho e Rolando à cabeça).

Perante tudo isto, só há 3 saídas possíveis :

O suicídio. Que sinceramente não me agrada muito.
Um tiro na televisão. Que é coisa para me custar uns "cobres" e não estou para isso.
Ou então, num rasgo de inteligência, coerência, determinação, patriotismo e clarividência política, pega nele e raspa-se para a maior festa que este país conhece.

Optei, e bem, pela ultima opção e consegui, num dia triste, ser feliz em plena Festa do Avante.
De facto, como diz o lema, "não há festa como esta".