30 de outubro de 2010

Dieguito, feliz cumpleaños !



O "Deus" do Futebol faz hoje 50 anos.
Muitas vezes se discute quem terá sido o melhor jogador de futebol do Mundo de todos os tempos, e eu concordo com aqueles que dizem que Maradona não o foi.
De facto, Maradona não foi o melhor jogador de futebol do Mundo, pelo simples facto de que ele, pura e simplesmente, não era jogador de futebol.
Ele era, e para mim continuará a ser, uma entidade divina com uma bola de futebol nos pés. Era algo que ainda hoje, nem eu nem ninguém, poderá explicar concretamente o que foi.
Ver Maradona jogar futebol foi, sem qualquer tipo de dúvidas, um dos maiores privilégios que tive até hoje.
Eu quero lá saber das drogas, do álcool ou doutros problemas que ele teve, ou que lhe arranjaram.
Para mim estás perdoado Maradona, nada disso pode apagar a tua genialidade, a magnificência com que tu flutuavas pelos campos de futebol com a bola nos pés.
Obrigado Maradona, muito obrigado por nos teres dado tanto prazer a ver-te fazer aquilo que só tu foste capaz de fazer.


DIEGO "EL PIBE" MARADONA
feliz cumpleaños 

29 de outubro de 2010

Bruxedos importados.

Não querendo parecer um ultra-conservador, até porque na realidade estou longe de o ser, confesso que me faz uma certa, para não dizer muita, urticaria, verificar a forma como as nossas novas gerações são vítimas de perniciosos processos de aculturação sem que, por parte da esmagadora maioria das famílias, das Escolas e da sociedade em geral, se faça o que quer que seja para se proteger a nossa verdadeira cultura, os nossos usos e os nossos costumes.
Nos últimos anos, por esta altura, tem sido cada vez maior o número de crianças que vejo vestidinhas de Bruxas, ou com outros fatos alusivos ao Halloween. E atenção, é que os miúdos já nem dizem Dia das Bruxas, usam mesmo o termo em Inglês.
Ora vamos lá ver se nos entendemos, eu nada tenho contra os feriados, contra as festas, contra os usos e costumes doutros povos, doutros países, antes pelo contrário, sempre gostei de conhecer e de contactar com outras pessoas, com outras culturas. Mas quando se trata de tradições, eles têm as deles, nós temos as nossas.
O Dia das Bruxas, vulgo Halloween, é uma tradição cultural dos países Anglo-Saxónicos que nos tem entrado porta dentro pela inevitável televisão. Como a esmagadora maioria dos desenhos animados que passam na televisão são "Made in USA", as crianças, que são como esponjas quando se trata de absorver novas informações, acabam por aderir a esta festa como se a mesma fizesse parte da nossa cultura.
Cabe-nos a nós, Pais, Educadores, Professores, explicar que esta é uma tradição de outros países, de outros povos e que a mesma não faz parte das "nossas festas".
Mas ao invés, é cada vez mais frequente ver as crianças, em especial nos infantários, desenvolverem trabalhos e actividades com vista à celebração do tal Halloween.
Dir-me-ão que não faz mal nenhum as crianças brincarem ao Dia das Bruxas.
E eu direi que de facto não faz, não as magoa, não vem daí perigo imediato para elas, o perigo, esse vem a longo prazo, porque um Povo que se deixe aculturar desta forma é um Povo descaracterizado que tende a esquecer o seu passado. E um Povo que não se lembre do seu passado, é um Povo sem futuro.
Nesta data, o que nós sempre tivémos e deveríamos continuar a ter cá em Portugal, è a celebração do Dia de Todos os Santos, ou de Finados.
Nesse dia, as crianças saiam à rua logo pela manhã, e iam de porta em porta pedir "santinhos ou bolinhos" pela alma dos que já partiram.
Expliquem isto às vossas crianças, incentivem-nas a aderir a esta festa, a esta tradição, independentemente das questões religiosas que estão na origem da mesma (O Natal também é uma festa religiosa e mesmo os não crentes, onde eu me incluo, o festejam, certo ?), e ensinem-nas a ter prazer na sua própria cultura.

28 de outubro de 2010

25 de outubro de 2010

Teatro del Água.

São descobertas e invenções destas que ainda me vão dando alguma esperança relativamente ao futuro do nosso planeta.
Como todos sabemos, com o crescimento exponencial da população mundial e com a cada vez maior escassez de água potável no planeta, avizinham-se tempos complicados para a sobrevivência de milhões de pessoas, bem como da vida do próprio planeta.
Nalgumas zonas do globo, nomeadamente no Médio Oriente, esse problema tem sido ultrapassado com a criação de enormes Centrais de Dessalinização de água do mar, no entanto, estas centrais consomem enormidades de energia, e são grandes fontes de poluição. Os países do Médio Oriente, que são os maiores produtores mundiais de petróleo, não se preocupam muito, como é óbvio, com os consumos dessas centrais, mas a verdade é que noutras zonas do planeta a escassez de água potável é igualmente drástica e não têm a sorte de serem produtores de petróleo para poderem optar pela mesma solução.
No entanto, para bem de todos nós, o Inventor Charlie Paton teve uma ideia brilhante, capaz de produzir água potável a partir de água do mar, e com um consumo energético "zero" e poluição "zero".
Melhor que tentar aqui explicar esta brilhante invenção, deixo-vos um vídeo que explica na perfeição esta maravilhosa ideia.

 

22 de outubro de 2010

Adesão On-Line ... o tanas !

"Deslarguem-me" pá ! "deslarguem-me" que eu vou-me a eles !
Cum catano, cum caneco, cum camandro !

Há que tempos que ando a reclamar de ainda não ter tratado da Via Verde para o carro. Sempre que me vejo forçado a parar numa portagem para pagar, lá digo eu o mesmo :
- Epá ! tenho de ver se vou tratar disto da Via Verde o quanto antes.
Mal sabia eu o que me esperava.
Desde o início da semana que tento aceder ao site da Via Verde para fazer o pedido (On-Line) de adesão ao serviço.
Umas vezes o site está em baixo, noutras, quando clico no Link para a adesão On-Line simplesmente não faz nada, mas hoje, aleluia ! finalmente consegui entrar onde queria e preenchi todos os dados, quando seleccionei a opção de Extracto Digital, já depois de ter preenchido todos os dados ... tcharaaaan !!! Erro ! Try again later !
Depois de vociferar uma quantidade significativa de palavras que não podem ser aqui transcritas, inspirei fundo 3 vezes, engoli em seco, e lá me decidi por repetir todo o processo.
Confesso, antes de clicar na tal cruzinha de novo, senti-me como um pistoleiro do velho Oeste no momento de sacar da arma num duelo. Aquele friozinho na barriga, o medo do que estava para vir no segundo seguinte, a adrenalina ao máximo e os músculos tensos, preparado para o pior.
Saquei da arma, no caso o rato, e pimba, em cheio ! funcionou às mil maravilhas.
Durou apenas um segundo a minha alegria, apenas o tempo para o bem dito site me abrir uma nova página onde me informava que o pedido havia sido registado e que, pasmem, agora só precisava de abrir o ficheiro PDF em anexo com a proposta, imprimi-la, assiná-la, enfiá-la num envelope, dirigir-me aos correios e enviá-la para a morada que me davam nessa mesma página.

Mas que merda vem a ser esta, pá ?
Estão a brincar comigo ?
Então desenvolvem uma porcaria dum site, criam uma opção de adesão On-Line no mesmo, que depois me remete para o mais primitivo dos processos que é preencher um papel e enviá-lo pelo Correio !
Esta gente tem a noção do que quer dizer On-Line ?
Se eu não andasse nestas andanças da Informática há já 20 anos, se calhar nem me enervava tanto, o pior é que eu sei porque é que estas coisas acontecem.
Sabem como é ? eu explico.
O Director responsável pelo pelouro da Informática, tem uns amigos na Empresa X que presta serviços informáticos. Marcam um almocinho, combinam as "luvas", abre-se mais tarde um concurso, fictício, apenas para Inglês ver, e a empresa seleccionada para desenvolver o tal site, ou a tal "feature" de Adesão On-Line é a do tal amigo.
A empresa X ganha umas massas valentes, porque contrata uns míudos acabados de sair da Faculdade para fazerem o tal site, paga-lhes uma miséria, e como não tem ninguém em condições para testar o produto final, aqui o "je" e outros "jes" como eu apanham estes nervos todos, porque a coisa simplesmente não funciona.
Entretanto, o tal Director oferece um carro novo à mulher, ou passa umas férias de sonho com a família, ou com a amante, à conta das tais "luvas" recebidas, e assim vai andando a coisa.

Assim vai o nosso país, e assim se chega à necessidade de criar PEC's de 3 em 3 meses !

"Deslarguem-me" pá ! "deslarguem-me" que eu vou-me a eles !
Cum catano, cum caneco, cum camandro !

20 de outubro de 2010

Cirurgias.

Ontem, fui surpreendido com a notícia que dava conta de que o tristemente conhecido, "homem sem rosto", que vária vezes vi ali pelo Rossio, havia sido operado com sucesso nos EUA.
Fiquei satisfeito, como é óbvio, sempre me fez muita impressão ver o estado a que aquele senhor havia chegado.

Fico agora a aguardar que, o quanto antes, alguém se proponha a operar a "senhora sem cérebro".
Coitada ... bem precisa !

18 de outubro de 2010

Triste realidade.

(recebido hoje, por mail)


15 de outubro de 2010

Unavantaluna - friscalettata

Con un grande abbraccio ai miei amici Italiani, il gruppo musicale Unavantaluna, voglio vedere ancora presto.

13 de outubro de 2010

Dívida do Estado à Metro Sul do Tejo.

O mesmo Governo que me pede para apertar o cinto, que me pede que pague mais impostos, que me pede que trabalhe mais anos por menos dinheiro, que me retira regalias sociais na saúde, na educação, na velhice, este mesmo Governo, é aquele que, por incumprimento escandaloso da sua parte, se prepara para levar à falência o melhor e mais amigo do ambiente meio de transporte da minha cidade, o Metro Sul do Tejo, em Almada.
Obra emblemática e essencial para uma cidade que se quer evoluída e sustentável em termos ambientais, e que só foi por diante por força da intervenção do poder local, leia-se Câmara Municipal de Almada, que avançou com verbas do seu orçamento, que deveriam de ter sido cedidas atempadamente pelo Governo Central, para que a mesma fosse concluída e colocada ao serviço da população, corre agora o sério risco de vir a cair na falência.
Deve o Estado à MTS cerca de 7 Milhões de Euros, pondo com isso em risco um investimento avultadíssimo e que se tem revelado um sucesso e uma enorme melhoria na qualidade de vida duma das cidades mais populosas do país.
Talvez, digo eu, se esse mesmo Estado fosse mais poupadinho, e não tivesse gasto 10 Milhões de Euros nos festejos do Centenário da Republica, não estivássemos agora a correr o risco de ver o Metro Sul do Tejo ser encerrado.

11 de outubro de 2010

Será o Homem assim tão inteligente ?

Muitas vezes me tenho questionado sobre a verdadeira inteligência humana. É um facto que a evolução tecnológica a que temos assistido é algo verdadeiramente demonstrativo de quão capaz o Homem é, em termos de inteligência, mas depois há situações que me levam a pensar o contrário.
Repare-se, por exemplo, na questão das energias. O Homem com certeza que ligou o "complicómetro" nesta matéria.
Para produzir energia o Homem deu-se ao trabalho de descobrir uma matéria prima, o petróleo, que se encontra a metros e metros de profundidade, que precisa de uma tecnologia elaboradíssima para de lá ser retirado,  que depois precisa de ser transportado por complicados meios de transporte para umas não menos complexas refinarias, onde, por meio de elaborados processos químicos e de fabricação consegue então produzir gasolina, gasóleo e outros afins.
Só agora, depois de começar a verificar que essa mesma energia á a causadora da destruição do meio ambiente é que o Homem começou a canalizar a sua inteligência para energias alternativas, sendo que, algumas delas, como são o caso da energia solar e da energia eólica, são bastante menos complexas e as suas matérias primas sempre estiveram ao dispor do Homem.

E agora, com a situação dos 33 mineiros Chilenos que se encontram soterrados há mais de 2 meses, as minhas dúvidas sobre a inteligência Humana foram novamente acicatadas.
Que raio de inteligência é a nossa, que nos meados do Sec XIX foi capaz de fazer perfurações no solo para de lá extrair petróleo, e agora, em pleno Séc. XXI  levamos 3 meses para retirar duma mina, a uma ridícula profundidade de 625 metros, 33 pessoas que lá ficaram encurraladas ?

Dá que pensar, não dá ?

9 de outubro de 2010

É uma questão de fazer as contas ...

Talvez por causa da minha actividade profissional, que me obriga a uma exactidão de cálculo constante, e onde nada pode ser feito ou calculado com base no "mais ou menos", acabei por me ir tornando, ao longo dos anos, um verdadeiro discípulo do rigor e da exactidão, não me permitindo nunca, e não gostando de permitir aos demais, que se navegue em zonas de "cinzentismo", as coisas ou são brancas, ou são pretas, cinzento, nunca !
Isto tudo para explicar o calafrio na espinha que senti ontem ao tomar conhecimento da alegria que reinava na pessoa do nosso Ministro das Finanças, Dr. Teixeira dos Santos, quando veio, entusiasticamente, afirmar que, afinal, a receita fiscal se cifrou nuns estrondosos 3,8% contra os inicialmente previstos 1,2%.
E veio ele todo feliz, confessar este tremendo erro de cálculo ?
Mas que confiança pode algum Português ter nas contas, nos cálculos, nas previsões, que esta gente efectua ?
De 1,2% para 3,8%, vai uma distância superior a 200% de erro no cálculo, meus amigos.
Calhou a ser para cima, no sentido positivo, o problema é que na maior parte das vezes esses erros de cálculo têm sido para baixo, tão para baixo que os PEC's se sucedem ao ritmo dos seus próprios erros.
De facto, a falta de rigor instalou-se de forma descarada, e até já serve de bandeira política a estes Srs. do PS.
Vejam o estado a que isto chegou !

6 de outubro de 2010

Farto !

Já lá vão 4 dias que não "posto" nada aqui, devia, mas ...
Liga-se a televisão e dá-se de caras com a crise, vai-se à Net, crise, liga-se o rádio, crise, passa-se os olhos pelos jornais, crise ...
Sai-se de casa, chuva, trânsito, confusão, pessoas a atacarem-se logo de manhã pelo melhor lugar para a "pole position" na fila de trânsito, como se disso dependesse a sua própria vida.
Falo com os amigos e todos dizem o mesmo, estão fartos do ambiente de trabalho, seja em que sector for, as pessoas atacam-se, ofendem-se, fazem da inveja e do ódio as suas prioridades, derrubar o colega do lado é a "promoção" tão ansiada.
Vai-se às compras, e como se não bastasse os preços estarem incomportáveis, as pessoas atropelam-se com os carrinhos de compras para passarem à frente umas das outras, discutem, berram.
Sabem que mais ?
Este merda não tem remédio !
Acho que vou hibernar.
Acordem-me quando isto for um país. 

2 de outubro de 2010

Eça, sempre actual ... ou nós, Europeus, sempre na mesma ?

"Hoje que tanto se fala em crise, quem não vê que, por toda a Europa, uma crise financeira está minando as nacionalidades? É disso que há-de vir a dissolução. Quando os meios faltarem e um dia se perderem as fortunas nacionais, o regime estabelecido cairá para deixar o campo livre ao novo mundo económico."

Eça de Queiroz,  in "O distrito de Évora" (1867)