30 de novembro de 2010

O artista morre, a oba é eterna.

O maior dos artistas é, sem sombra de dúvidas, aquele que acaba ultrapassado pela sua própria obra.
Não há muitos assim, é um grupo restrito, um grupo onde só entram os maiores génios que a Humanidade conheceu, e entre eles está, também sem sombra de dúvidas, Fernando Pessoa.
A sua genialidade coloca-o nesse patamar de artistas que acabaram por ser ultrapassados pela sua própria obra.
Quando hoje se ouve a magnífica interpretação da canção "O doce mistério da vida" pela bela voz de Maria Bethânia, a maior parte das pessoas nem saberá, com certeza, que se trata dum poema de Fernando Pessoa, ou quando ouvimos o belíssimo fado "Mar Salgado", intrepertado pelo, também ele genial, Carlos do Carmo, também muito boa gente não saberá que se trata doutro poema de Pessoa.
Fernando Pessoa está para a literatura (Portuguesa), como Leonardo da Vinci está para a pintura. Todos reconhecem o quadro “Mona Lisa”, mas perguntem a todos esses, quem o pintou ? e verão que muitos não saberão responder. É um caso em que a obra ultrapassou o artista.
Fernando Pessoa foi, felizmente, muitas vezes ultrapassado pela sua magnifica obra.
Faleceu, faz precisamente hoje,75 Anos.

Pessoa morreu, a sua obra não !

29 de novembro de 2010

Já vem tarde ...

O Presidente de Portugal, Prof. Cavaco Silva, afirmou na sexta-feira passada que a Educação deverá ser um desígnio nacional assumido por todos.
Pena que durante os 10 anos que duraram as suas duas legislaturas, o Sr. Professor não se tenha lembrado disso.

26 de novembro de 2010

23 de novembro de 2010

Greve geral.

O "chegateaqui", enquanto blogue responsável, solidário e defensor dos mais nobres direitos e garantias dos trabalhadores, anuncia a sua adesão à Greve Geral de dia 24 de Novembro.

20 de novembro de 2010

SATO, um exercício de imaginação.

Imaginemos que um conjunto de países do Atlântico Sul, como por exemplo o Brasil, a Venezuela, Angola e África do Sul (para só mencionar alguns dos que patenteiam maior poder económico e militar), decidem criar uma organização politico-militar de nome SATO (South Atlantic Treaty Organization) que seja em tudo idêntica à nossa conhecida NATO.
Imaginemos que a SATO, numa das suas primeiras reuniões, delibera a necessidade de uma forte intervenção militar nos países 1ºMundistas do Atlântico Norte (EUA e Europa) com vista à regularização da economia mundial, ao esbatimento das assimetrias gritantes entre os dois hemisférios e à recuperação da qualidade ambiental no planeta.
Como bem sabemos, os EUA e a velha Europa são as zonas do mundo onde o consumismo atingiu níveis mais elevados, e também sabemos que esse mesmo consumismo desenfreado é o culpado dos maiores atentados ambientais a que temos assistido, bem como da brutal crise económica que sentimos actualmente.
Para quem considere legal e justa a existência duma "coisa" chamada NATO, que entra pelos países dentro para repor a ordem que os seus responsáveis julgam necessária, penso que seria da mais elementar justiça considerarem como aceitável que algo como a "minha" imaginária SATO pudesse vir a existir.
E só para finalizar todo este exercício de imaginação, peço-vos que tentem imaginar que cenário teríamos no nosso mundo, quando a SATO interviesse militarmente nos EUA e na Europa ?
Pois é !
Não é nada agradável o resultado desta imaginação, pois não ?
E se nós, no Atlântico Norte temos a NATO, porque é que os países do Atlântico Sul não podem ter uma SATO ?
Ou porque é que os países do Índico e Médio Oriente não podem ter uma IMETO (Indic and Meadle East Treaty Organization) ?

Só espero que não hajam alguns Srs. com poder, noutras partes do mundo, a ter a mesma imaginação que eu estou a ter !

19 de novembro de 2010

NATO ... não obrigado !

Eles aí estão com pompa e circunstância, e é bom não esquecer, também com muita despesa, qualquer coisa como 10 Milhões de Euros de custo, só com despesas de Segurança.
Falo, como é óbvio, da NATO e da sua cimeira de Lisboa.
Primeiro, não consigo entender como é que uma organização militar como a NATO não disponibiliza os seus próprios meios para efectuar a sua segurança, preferindo delegar nos seus anfitriões esse ónus, o que, a meu ver, pode inclusivamente potenciar o risco de atentados.
Depois, não consigo deixar de ficar indignado ao receber no meu país, uma organização pela qual nutro a maior das antipatias e que repudio veementemente.
A NATO, mais não é que o braço armado dos grandes interesses capitalistas que conduziram a sociedade ao seu estado actual, quer seja no aspecto económico-financeiro, no aspecto social, e não menos importante, no aspecto ambiental.
Podemos colher informação na Net, em enciclopédias, onde se queira, sobre a NATO, a sua formação, os seus objectivos, que tudo quanto lemos é, simplesmente, falso.
A verdade é que depois da queda dos grandes regimes totalitários na Europa, havia que impor os grandes interesses capitalistas que vinham, tanto de fora (EUA), bem como de dentro (grandes potencias Europeias, com Inglaterra, Alemanha e França à cabeça). Como os ventos da democracia se faziam sentir, essa imposição tornava-se difícil e como tal criou-se, de forma legal, mas não justa, a NATO.
A NATO, o que faz é impor pela força das armas, pelo medo e pelas pressões políticas, as regras que os grandes interesses capitalistas julgam necessárias para fazerem perpetuar os seus lucros e a sua cega ganância.
Receber esta organização em Portugal é, para mim, uma tristeza assinalável.
Não posso acabar sem deixar de reproduzir aqui, por escrito, algo que muitas vezes tenho afirmado de forma verbal :

- A NATO está para os grandes interesses capitalistas, como a ETA está para o Batasuna, ou como o IRA está para o Sinn Fein.

São terroristas legalizados e pagos com o dinheiro dos capitalistas que nos tentam devolver a uma existência miserabilista e desumana, em tudo semelhante àquela que a humanidade conheceu nos tempos da Revolução Industrial.

16 de novembro de 2010

Vacinas para a crise ?

Agora, nos últimos dias, surgiu novamente o perigo de contaminação por parte da Irlanda.
Desconhecia esta faceta pandémica da economia, mas não posso deixar de pensar que se a maleita é esta, então, somos capazes de estar cheios de sorte.
Senão vejamos, se a situação da crise é algo pandémico, o problema poderá ser resolvido com a vacinação adequada, e assim sendo, basta que o nosso 1º Ministro tenha (pelo menos uma vez na vida) um rasgo de inteligência e substitua o Teixeira dos Santos pela Ana Jorge.
Sim, porque a avaliar pela forma como ela desatou a comprar vacinas da Gripe A que davam para vacinar a população Portuguesa algumas 3 ou 4 vezes, podemos de certeza confiar-lhe a pasta das Finanças que ela há de tratar de encontrar laboratório que lhe venda as bem ditas vacinas que nos hão de livrar dos malvados do FMI.

12 de novembro de 2010

Cale-se de uma vez por todas, Sr. Dr. !

É hora dos Portugueses apelarem à sua memória, rebobinarem o filme da vida Portuguesa desde o 25 de Abril para cá e não permitirem mais que dislates como este, que na pessoa do Dr. Mário Soares, mais do que comuns, são isso sim, uma idiossincrasia, voltem a afectar a vida de todos nós da forma violenta que já nos afectaram no passado.
O problema, Dr. Mário Soares, é que nem todos os Portugueses levam a faustosa vida que o Sr. Dr. sempre levou, mesmo quando se auto-exilou nos luxuosos corredores do poder em Paris.
Quando o FMI cá entrou, em 1983, trazido pela sua própria mão, ele foi bem mais que o "bicho papão" que o Sr. Dr. diz não ser.
Portugueses, caros Portugueses, apelem por favor à vossa memória, informem-se por favor.
Em 1983, a situação económica do país era de facto catastrófica, e o brilhantismo político do Dr. Soares (já anteriormente revelado no brilhante processo de descolonização enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros) levou-o a "solicitar" um empréstimo ao FMI.
Num só dia, o Escudo desvalorizou 12%, a inflação disparou e era actualizada diariamente, tendo chegado a uns estrondosos 30%, os impostos sofreram aumentos históricos, tivemos de imediato as maiores taxas de desemprego de que há memória, salários em atraso, e uma descida vertiginosa dos salários reais.
A situação só não foi mais catastrófica para o nosso país, porque nos anos vindouros, os apoios comunitários da então CEE começaram a chegar, e dessa forma o escabroso acto político do Dr. Mário Soares, ao solicitar a ajuda do FMI, acabou por ficar camuflado e branqueado com todo esse dinheiro fresco da CEE que nos tirou da miséria a que estávamos destinados.
Alguém que sujeitou os Portugueses a este sofrimento, tem ainda o desplante de vir agora sugerir que a repetição desta medida não é necessariamente um mal ?
Eu espero que esta nova crise tenha pelo menos o condão de colocar os Portugueses a pensar, a relembrar, a informarem-se e a não permitirem mais que este Sr., e outros como ele, possam vir a ter o poder de decidir sobre as nossas vidas.

11 de novembro de 2010

Adeus, senhor do adeus.

Figura emblemática da noite Lisboeta, João Manuel Serra, conhecido como o "homem do adeus", faleceu ontem aos 80 anos.
Foram tantas as vezes em que, ao sair já tarde do trabalho, chateado, stressado e cansado, chegava com a mota ao Saldanha e deparava-me com ele, o "homem do adeus". Acenava-lhe, dizia-lhe adeus, e ele, invariavelmente, respondia com um caloroso aceno de adeus, muitas das vezes "recheado" com um carinhoso beijinho.
Acreditem, sabia-me tão bem, reconfortava-me aquele humanismo desprendido e sincero, que é coisa cada vez mais rara no mundo de hoje, em especial numa cidade grande como Lisboa.

Hoje, caro João Serra, sou eu que te digo ADEUS, já cheio de saudades, e acrescento ainda um respeitoso beijinho.

Até sempre.

10 de novembro de 2010

Todos unidos em defesa dos que passam fome.

(recebido hoje por mail)

Meus amigos,

Todos os dias há restaurantes e cafés a não deitarem para o lixo os "restos de comida" mas sim a oferecê-los através de instituições ou directamente às famílias que já não conseguem fazer uma refeição diária, apesar de o terem de fazer secretamente, pois violam claramente a lei de saúde pública que determinantemente o proíbe .

Também nas cantinas das grandes empresas, díariamente sobram centenas de refeições que obrigatóriamente e por lei têm de ser deitadas no lixo .

Está a correr uma petição para que a lei seja alterada com toda a urgência pela Assembleia da República.

Assinem e convidem os vossos amigos a assinar:


São já muitos os que estão a passar fome e todos sabemos que nos tempos mais próximos toda esta situação se vai agravar. Não podemos ficar de braços cruzados.

Sejamos solidários!

Abraços,
Eduardo Miguel Pereira

9 de novembro de 2010

Prémio Dardos.

«O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Estes selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web»



Quero por isso agradecer a atribuição deste prémio aqui ao meu chegateaqui por parte da minha amiga Teresa do blogcronicasdateresa, da minha amiga Benjamina do Armazém de Pedacinhos, do meu amigo João António da Tasca do Ti João, e do meu amigo (mais que especial) Miguel Pereira do Escondidinho.

Eis as "regras" (para quem não goste de seguir regras, leve apenas o selinho e coloque se gostar)
- Exibir a imagem do Selo no Blog
- Exibir o link do blog que você recebeu a indicação
- Escolher 10, 15 ou 30 blogs para dar a indicação e avisá-los.

Eu vou quebrar as regras, até porque, para as cumprir iría criar, em boa parte dos casos, uma "pescadinha de rabo na boca", premiando aqueles que me têm premiado a mim.

8 de novembro de 2010

Se fosse eu a mandar ...

Este "Jesus" :


já não faria parte do presépio neste Natal !

6 de novembro de 2010

FMI - José Mário Branco

Sempre que oiço, arrepio-me até á medula, pela mensagem, pela genialidade da escrita, pela força brutal da interpretação, e pela tristeza que me invade ao pensar que voltou a ser mais actual que nunca.
Obrigado Zé Mário, tu disseste tudo.

PARTE I

PARTE II

2 de novembro de 2010

São uns mãos largas !

Lamento apenas que o Sr. Karl Falkenberg, que é Alemão, não tenha conseguido convencer a sua Chanceler, Angela Merkel, a desviar alguns Euros dos gastos Alemães com armamento em 2009, qualquer coisa como 46 Biliões de Dólares, para esta ajuda da UE para a Biodiversidade.

Só um dos países da UE gasta 46 Biliões de Dólares em armamento num ano, depois, quando se trata de tentar preservar a Biodiversidade no planeta, o que equivale a dizer, preservar a nossa própria vida, a UE, no seu todo, despende 2 Milhões de Euros.

São uns mãos largas, estes nossos líderes Europeus !

P.S.
Aconselho vivamente a visualização do vídeo sobre a extinção da Biodiversidade que coloquei na barra lateral esquerda do Blogue.