30 de março de 2011

Redução de salários, segundo Eça de Queiroz.

A arbitragem - que até aqui, neste período de crise comercial, tem servido apenas para decidir reduções de salário, servirá um dia quando a prosperidade renascer, para decidir os aumentos de salário. O meio legal de que se têm utilizado os patrões - para fazer baixar os salários - será um dia o mesmo de que se servirão os operários para os fazer subir.

Eça de Queiroz

25 de março de 2011

Futre e o Departamento do Chinês !

As minhas queridas e queridos seguidores, vão-me desculpar o facto de, através deste post, eu fazer baixar tanto o nível a que vos habituei aqui neste meu humilde espaço.
Mas a verdade é que estamos perante o maior e melhor conjunto de pérolas do anedotário futebolês nacional e eu não podia deixar passar isto em claro.
Com o País mergulhado na crise que todos sabemos, penso que este discurso do nosso Futre acaba por servir como o maior anti-depressivo que todos poderiamos tomar. Alerto no entanto, que é altamente viciante e que são bem capazes de ter de fazer um desmame da coisa !

23 de março de 2011

Finalmente o Governo caiu.

José Sócrates, decidiu demitir-se porque, segundo ele, a não aprovação do PEC IV inviabiliza a possibilidade do seu Governo continuar em funções.

Centremo-nos no que interessa, e o que interessa é, pararmos e esmiuçarmos correctamente o significado de 3 simples palavras :

- Plano
- Estabilidade
- Crescimento

E se não for pedir muito, focarmos também a nossa atenção num número :

- 4

No espaço de um ano, o Governo apresentou 4 PEC's, ou seja, 4 Planos que visavam a obtenção de Estabilidade e o Crescimento económico do País.
Passado esse ano, e conhecidos que são os resultados dos famigerados PEC's, podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que todos eles resultaram em fracassos estrondosos e com consequências gravíssimas para o Povo Português, não só no presente mas também num futuro que se afigura longo e penoso.

Não interessa aqui a questão política ou partidária, interessa aqui, isso sim, deixar bem claro que se havia um Plano, ou melhor, 4 Planos, eles estavam mal elaborados.
Interessa também deixar aqui bem claro que no último ano Portugal viveu, talvez, um dos anos de maior instabilidade de que há memória desde 1976, ano do I Governo Constitucional.
E por fim, interessa referir e salientar aqui que a situação económica do País durante o último ano, isto é, desde a apresentação do PEC I até ao PEC IV, tem sido desastrosa e sempre em sentido descendente.

Assim sendo, o (ainda) Sr. 1ºMinistro não pode refugiar-se na não aprovação do PEC IV como motivo para não continuar a governar.
Ele não continuará a governar, pura e simplesmente, porque se esgotaram todas as formas de esconder a sua gritante incompetência.

Não houve nunca Plano, não houve nunca Estabilidade, e muito menos houve Crescimento.

Sr. 1º Ministro, o Sr. feriu de morte um País, o Sr. maltratou, como poucos o fizeram até hoje, o Povo Português, e o Sr. mais que demitir-se devia, isso sim, ser presente à Justiça Portuguesa (se é que ela ainda existe depois da sua governação) para responder criminalmente pelos seus actos de gestão danosa do País.

Espero, como nunca, que os Portugueses tenham aprendido de vez a lição, e que parem duma vez por todas de brincar com o seu próprio destino.
São 35 anos de governos PS e PSD com os resultados que todos, infelizmente, vemos e sentimos.
Portugal e os Portugueses não mais poderão ser vítimas destas duas forças políticas, que menosprezam os direitos e as garantias de quem trabalha e  de quem gera riqueza para o País.

15 de março de 2011

Almada, campeã Europeia da Mobilidade.

No meio de tanta crise, de tanta notícia triste para o nosso País, eis que ontem nos surge uma notícia em sentido contrário e que deve servir para deixar todos os Portugueses contentes, e em particular os Almadenses ("tribo" na qual orgulhosamente me incluo).
Foi uma vitória mais que merecida e que premeia assim o esforço que a Câmara vem desenvolvendo ao longo dos anos, dotando Almada não só duma rede de transportes adequada e com qualidade superior, tanto ao nível do conforto e cobertura das mais diversas áreas do Concelho, bem como, e acima de tudo, pela criação duma rede de transportes "verdes" amigos do ambiente, como são disso exemplo o recente Flexibus e o Metro Sul do Tejo.
Como está bom de ver, os bons exemplos, as boas políticas, as boas práticas, também existem em Portugal, não tantas como aquelas que deveriam existir, é um facto, mas ainda assim existem, e devem ser divulgadas para que outros se possam nelas inspirar e aprender.

Parabéns Almada !

13 de março de 2011

IV Reich.

O termo tirania emprega-se em situações onde as liberdades individuais e colectivas estejam comprometidas, ou tenham sido mesmo retiradas.
Em tempos remotos, os tiranos matavam todos aqueles que se lhes opusessem. Mais tarde, e com a instalação dos sistemas democráticos, assistiu-se à criação de novas formas de tirania que passaram a fazer do controlo dos sistemas judiciais e dos meios de comunicação as suas principais armas de repressão sobre os povos.
Esta nova forma de tirania subsiste ainda hoje em muitos países, sendo Portugal um exemplo típico disso mesmo, através do seu actual governo.
Entretanto, nos últimos anos temos assistido a uma nova forma de tirania, esta mais abrangente e muito mais perigosa, trata-se da "tirania económica".
Aqueles que detêm poderio financeiro exercem sobre os demais, através, entre outros, dos denominados "mercados", uma forma de tirania que asfixia e mata países inteiros.
Esta nova forma de tirania é aquela que a Sra. Merkel têm exercido duma forma clara e evidente sem que a comunidade internacional aja em conformidade.
Temo que estejamos actualmente a assistir ao nascimento do IV Reich Alemão, que conseguirá pela força do poder económico os objectivos que Hitler falhou pela força das armas. 
Repare-se que a Sra.Merkel, sem que desempenhe algum cargo na UE, acaba por ser quem decide quais os rumos de toda a Europa, e isto acontece de forma totalmente descarada e sem que alguém com poderes e deveres na UE, como por exemplo o Dr.Durão Barroso, apareça a terreiro reclamando que as decisões de UE competem, em exclusivo, à própria UE e não à Chanceler Alemã.

10 de março de 2011

7 de março de 2011

Portugal desportivo.

Vivemos um fim de semana de grandes e fortes emoções a nível desportivo.
Primeiro, com a medalha de prata no salto em comprimento, conquistada pela Naide Gomes no Europeu de Atletismo.
Depois, e com um brilhantismo único, Francis Obikwelu conquistou uma histórica medalha de Ouro para Portugal, nos 60 metros, também no Europeu de Atletismo.
E como não há duas sem três, já com o fim de semana a acabar, eis que nos surge mais um campeão, Carlos Xistra, que com uma exibição notável criou condições para, também ele, receber as faixas pintadas de azul e branco !

3 de março de 2011

Olha ! à falta de melhor, tomem lá música.

Os meus ilustres amigos vão-me desculpar, mas tenho andado tão atafulhado em trabalho que pouca tem sido a inspiração e o tempo para me dedicar a textos mais elaborados aqui neste cantinho.
Depois, uma pessoa fala do quê ?
Da crise Portuguesa ?
Da Líbia ?
Do Egipto ?
Das ameaças de mais austeridade ?
Epá ! desculpem lá, mas nesta altura não me apetece contribuir mais para a depressão geral.
Perante este cenário, tenho-me refugiado na minha paixão pela música, e portanto, pouco mais vos tenho para oferecer que não seja isso mesmo, música.
E perante a ameaça que amanhã já vai voltar a chover, deixo-vos aqui a magistral "Águas de Março" de Tom Jobim e Elis Regina.

2 de março de 2011

Obrigadinho, Sra. Merkel !

Hoje fiquei muito mais descansado, e até já vou dormir melhor, porque a Sra.Merkel veio dizer que Portugal estava no bom caminho.
Desconhecia esta faceta GPS da Sra.Merkel, sempre pronta a dizer a tudo e a todos qual o caminho a seguir, em que curvas virar e em que rectas prosseguir.

Aliás, vendo bem as coisas, essa sua faceta é altamente proveitosa Sra.Merkel, assim, de cada vez que eu a mandar à merda a Sra. não tem como se enganar, vai direitinha ao destino !