30 de julho de 2011

Filosófico !

Demorou, mas finalmente voltei a estar de acordo com o treinador do meu querido SLB.
Numa entrevista dada ao jornal SOL, Jorge Jesus afirma, de forma verdadeiramente filosófica que, e passo a citar - "Comparo muito o treinador a um pintor".
Tem toda a razão "mister", eu quando o vejo no papel de treinador, também me vem sempre à ideia um pintor ... da construção civil, pendurado no andaime e a gritar a plenos pulmões :

- Ó boa, comia-te toooooda !

p.s.
com tanto dinheirinho gasto em jogadores novos, não pensam em gastar uns pozinhos em alguém que possa vir falar para a comunicação social em substituição deste energúmeno ?

29 de julho de 2011

E porque hoje è Sexta ...


Isto de roubar bancos é coisa que dá cabo da saúde a qualquer um.
E para os mais inexperientes, o risco é grande e  paga-se mesmo com a própria vida, como foi o caso deste rapaz.
Tivesse ele a experiência de outros, como este, e ainda hoje estaria entre nós.
Hospitalizado, é um facto, mas pelo menos vivo.

27 de julho de 2011

Idade de Reforma ? É fazer as contas !

Contagiado, quem sabe, pelas longas e nada enfáticas explicações quase diárias do novo Ministro das Finanças, relativamente às formas de cálculo dos novos impostos que vão inventando como forma de extorquirem cada vez mais dinheiro ao Povo Português, também eu me botei, um destes dias, a fazer umas contas, uns cálculos, umas previsões e … não é que dei por mim a descobrir que me vou reformar daqui a 2 anos !
Eu vou tentar explicar, de forma mais sucinta e agradável que o nosso Ministro das Finanças costuma fazer, espero eu.

De cada vez que se fala do nosso trajecto de trabalho, fazemo-lo recorrendo normalmente ao termo “vida profissional”.
Pois bem, no meu caso, o termo é perfeitamente acertado e adequa-se na perfeição àquilo que foi o meu trajecto profissional.
Vivi, até ao momento, de forma plena, intensa, séria, honesta e competente todos os dias da minha vida profissional, assim como, diga-se em abono da verdade, tenho vivido da mesma forma a minha vida pessoal, e entenda-se por vida pessoal toda a restante vida que nada tenha que ver com as questões profissionais.
Assim sendo, e pondo-me a pensar sobre isto, conclui, e bem, que no meu caso nem se pode dizer que a vida profissional tenha sido um complemento (ou prestação extraordinária, usando termos tão do agrado do Sr. Ministro das Finanças) da vida pessoal.
Nada disso !
Foram duas vidas vividas plenamente, e que seguiram paralelas, sem se entrecruzarem naquilo que aqui importa, que é o somatório dos tempos de vida.

Passo a explicar :

Tenho 41 anos de vida, e levo 21 anos de vida profissional (sim, comecei cedo, aos 20 aninhos. As faculdades e afins vieram depois, aos 21 anos, e em regime nocturno, que aqui o rapaz nunca teve vida fácil e tinha de trabalhar durante o dia para o sustento), tendo em conta o que atrás expliquei, o meu tempo real de vida resulta da soma destas duas vidas, o que perfaz, no momento actual, o valor de :

41+21=62

Está a acompanhar o raciocínio, Sr. Ministro ?

Pois bem, por esta ordem de ideias, e se V.Exa. não se lembrar de alterar a idade de reforma até 2013, então, nessa altura, a minha idade real de vida, será :

43+23=66

Ou seja, acima dos 65 anos, que é a idade limite para a reforma, o que me garantirá, e isso posso eu desde já assegurar-lhe, que EU me reformo em 2013.
Se V.Exa., ou o meu patrão, notarem alguma diferença na minha performance quando chegarmos a essa altura, não se admirem, EU reformei-me !
E sabe como é Sr.Ministro, uma pessoa que levou a vida de trabalho intenso que eu levei, quando chegar à reforma, não está para mexer nem mais uma palhinha.

p.s.
Sr. Ministro das Finanças, caso tenha alguma dificuldade com as contas que aqui lhe apresentei, fale com o seu colega Nuno Crato, que na Matemática é o homem um barra.

25 de julho de 2011

Porquê miúda ? que desperdício !

Logo da primeira vez que ouvi a voz de Amy Winehouse, percebi instantaneamente que estava na presença de alguém que corria o sério risco de se tornar numa das minhas profundas e verdadeiras paixões musicais.
Confesso que, apesar do desfecho esperado, senti muita pena pela sua morte.
Um desperdício !
Em sua memória, aqui deixo esta interpretação do famoso tema "I heard it through the grapevine" no programa de Jools Holand, e acompanhada de um dos meus músicos preferidos, Paul Weller.
Magistral !

22 de julho de 2011

Software climatérico avariado ... só pode !

INSTALLING SUMMER.....


███████████████░░░░░░░░░░░░░░ 44% DONE.

Installation failed. 404 error: Season not found. The season you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable. Please try again.

21 de julho de 2011

Liberalismo ou Ilegalidade ?

Anteontem, mais um brutal acidente de viação na Via do Infante ceifou a vida a uma turista Norte Americana, tendo os seus filhos, todos menores, e que seguiam com ela na viatura, assistido à morte da sua progenitora.
Pelas imagens que vi do acidente na televisão, e pela descrição do mesmo nesta notícia, fica claro que o veículo, depois de ter entrado em despiste, foi projectado para fora da faixa de rodagem (berma).
Eu gostaria que os Srs. que ainda ontem vieram a terreiro defender (contra aquilo que fizeram há poucos meses atrás) a criação de portagens na Via do Infante, tivessem pelo menos o cuidado de se lembrarem que a colocação de portagens numa via obriga a que a mesma possua um conjunto vasto de serviços e infra-estruturas, entre as quais, a colocação de rails de protecção nas bermas para evitar acidentes como aquele que aqui refiro, que a Via do Infante, pura e simplesmente, não possui.
Bem sei que a sede Liberal que rege estes Srs. e os seus mandantes é grande, mas devem ter o cuidado de não confundir Liberalismo com Ilegalidade.

19 de julho de 2011

Basta !

Desde 6ª Feira passada que começaram a surgir notícias nos mais diversos meios de comunicação social dando conta da existência dum “colossal” desvio de 2 mil milhões de Euros nas contas públicas.
Ontem, e de acordo com esta notícia, o 1ª Ministro assumiu publicamente que o seu governo apurou efectivamente esse montante em erro nas contas efectuadas pelo anterior executivo.
Trata-se, pelos valores em causa, dum erro de grandes dimensões, até mesmo tratando-se de contas públicas, que são sempre mais complicadas de apurar com exactidão.
Embora me pareça estarmos perante um desvio demasiado “colossal” para ser considerado como um simples erro de cálculo, a verdade é que todos nós estamos sujeitos ao erro, é humano, e como tal devemos todos entender que o anterior Ministro das Finanças, Dr. Teixeira dos Santos, e seus pares, se possam ter enganado nos cálculos.
Mas há algo que também todos entendemos e que temos de aceitar. Aliás, mais que aceitar, temos de exigir, que se trata do apuramento de responsabilidades e consequente penalização legal a que todos aqueles que assumem cargos públicos deverão estar sujeitos sempre que cometem erros que derivam depois para desvios “colossais” dos dinheiros públicos.
A confirmar-se o erro, então, o que deveria acontecer de imediato era a chamada dos responsáveis à barra do tribunal para aí, perante a lei, serem julgados pelo crime, premeditado ou não, lesa-pátria ou não, que cometeram e que obriga a mais sacrifícios por parte de todos os Portugueses.
Bem sei que tudo isto é ainda muito recente e que qualquer medida que venha a ser tomada no sentido de apurar e castigar legalmente os responsáveis poderá demorar ainda algum tempo, mas o que foi possível observar no imediato, foi o aproveitamento que o actual Governo fez deste deste desvio “colossal” como justificação para o aumento da austeridade imposta aos Portugueses.

Como cidadão Português que sou, com todos os meus impostos pagos a tempos e horas ao longo dos 21 anos de vida profissional que levo, exijo que um erro destas dimensões seja devidamente analisado pela justiça e que os culpados sejam exemplarmente castigados, porque se assim não for (como aliás não tem sido), não há de facto moral alguma para que nos sejam pedidos mais sacrifícios.
Basta !

18 de julho de 2011

Parabéns Mandela.


Nelson Mandela, símbolo maior da luta contra o racismo em África faz hoje 93 anos. Desejo-lhe muitas felicidades e que possamos contar com a sua presença entre nós por muitos anos mais. 
Escuso-me a acrescentar algo mais, porque tudo quanto pudesse escrever sobre tão grande homem, seria certamente pouco e não faria justiça à sua dimensão.

15 de julho de 2011

Tal e qual !

Confesso que, aquando das primeiras aparições públicas do novo Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, automaticamente me chamou a atenção as enormes parecenças físicas que este tinha com o "Gato Fedorento" Miguel Góis.
Depois, quando comecei a ouvi-lo falar, e dada a entoação que emprega nos seus discursos, ainda mais se acentuou, para mim, essa semelhança.
Agora, e após uma voltinha pelo Youtube, sou surpreendido com este vídeo que aqui vos deixo, e dado o conteúdo do discurso, começo a questionar-me se, afinal, o nosso Ministro das Finanças não é mesmo o tal "Gato Fedorento" ?

p.s.
Quero deixar aqui bem claro que não pretendo, de forma alguma, ofender ou rebaixar a pessoa do simpatiquíssimo Miguel Góis.

13 de julho de 2011

Momentos.

Decorria o ano de 1996 quando um grupo de reconhecidos músicos Portugueses formou um grupo musical, de seu nome “Rio Grande”.
Gostei imenso do género, em particular das letras, que no meu caso, filho de Alentejanos nascido em Almada e com um Pai a fazer pela vida na Lisnave e uma Mãe doméstica que se esfalfava na costura para fora, espelhavam de forma quase perfeita o meu viver.
O CD tinha acabado de ser lançado, e um dia pela hora de almoço, um colega de trabalho pede-me para o acompanhar numas compras ao Carrefour em Telheiras.
Enquanto ele comprava o que necessitava, fixei-me na zona da música e dediquei especial atenção ao tal CD do Rio Grande.
Estava com o CD na mão quando sou abordado por uma simpatiquíssima figura, um indivíduo baixo e de sorriso largo, trajando umas vestes que não deixavam margens para dúvidas quanto às suas origens Alentejanas e, qual “piece de résistence”, boina basca preta.
Vendo-me com o CD na mão, que tinha na sua capa uma foto com todo o grupo, o sujeito aponta para o Vitorino (com boina igualzinha à que ele trajava) e pergunta-me no mais profundo e maravilhoso sotaque Alentejano :

- Atão escute lá, esse moço nã é aquêli qué lá do Redondo e que tem um irmão que também canta ?
- Sim, é o Vitorino. O irmão é o Janita.
- É esse mêmo ! Atão e escute lá, e o disco presta para alguma coisa ?
- Eu cá gosto muito. Tem umas belas músicas e as letras então são do melhor.
- Dizem quele é comunista, será ?

Por esta altura já a minha admiração por aquela simpática figura era de tal ordem que eu não cabia em mim de contentamento e de agradável surpresa.

- Pois parece que sim. Eu acho que é.
- Ai sim ? atão assim levo ! Obrigadinho amigo, tenha um bom dia.

Agarrou no CD e lá seguiu, com aquele passo firme e decidido dum velho Alentejano de boa têmpera que não se verga nem com o passar dos anos sobre os seus calejados ossos.
Nunca mais esqueci aquele magnífico episódio, e aprendi ali, naquele momento, que para além dos arranjos musicais, das vozes e das letras, há outra bela maneira de escolher as músicas da nossa vida.

11 de julho de 2011

Pensamentos.

O Homem que vive em constante luta para esconder de si e dos demais aquilo que considera serem os seus erros de personalidade e de carácter, entrega-se assim a uma interminável e inevitável tristeza existencial.

Aquele que, através da conjugação em doses certas e equilibradas de inteligência e experiência de vida consegue descobrir e explorar, no sentido positivo da sua existência, o seu lado menos bom, acaba por viver em constante e revigorante descoberta de si mesmo, e com isso evolui-se e faz evoluir tudo e todos à sua volta.

6 de julho de 2011

Cartão vermelho !

Ontem, o meu querido Sport Lisboa e Benfica, informou a CMVM que havia concluído o negócio de venda do, até então seu jogador, Fábio Coentrão, para o Real Madrid, numa operação que rende aos cofres do clube da Luz qualquer coisa como 30 milhões de Euros.

Há 15 dias atrás, a SAD do Futebol Clube do Porto, anunciou à mesma CMVM, que o treinador André Villas Boas havia assinado contrato com o Chelsea de Inglaterra, o que rendeu aos cofres da SAD Portista um valor “record” para a venda dum treinador de qualquer coisa como 15 milhões de Euros.

Anteontem, o novo Presidente do Sporting Clube de Portugal, veio a terreiro anunciar, com pompa e circunstância, que já havia gasto qualquer coisa como 15 milhões de Euros no reforço do plantel para a época 2011-12, e que o mesmo não se ficaria por aqui, pois há mais reforços a chegar.

Na semana passada, também com a mesma pompa e circunstância, o Dr. Pedro Passos Coelho, 1º Ministro de Portugal, veio anunciar mais uma medida de austeridade na forma de um novo imposto, desta vez sobre o Subsídio de Natal de todos os Portugueses (que ainda têm trabalho), retirando-lhes assim 50% do valor desse mesmo subsídio. Justificou-se depois, alegando tratar-se duma medida de carácter temporário e que visa apenas ajudar o actual Governo a cumprir a meta dos 5,9% de défice a que a UE nos obriga.

Perante tudo isto, e dada a ausência da parte do actual Governo de alguma medida que vise colocar também os clubes de futebol Portugueses a contribuir, de alguma forma, para a ajuda do equilíbrio das finanças nacionais, eu pergunto-me :

- Será que o campeonato nacional de futebol, agora denominado Bwin Liga, se disputa no mesmo país onde eu vivo ?

Tenho dúvidas, até porque, quando olho para o colossal Real Madrid e vejo mais jogadores Portugueses no onze inicial do que nos onzes do Benfica, Porto ou Sporting, essa dúvida adensa-se.

Meus caros, isto é vergonhoso e ultrajante para o Povo Português, e a pena que eu tenho é que será este mesmo Povo a contribuir para que este estado de coisas se mantenha, pagando quotas de sócio milionárias a estes mesmos clubes, pagando fortunas por bilhetes para irem assistir a jogos que são, na esmagadora maioria das vezes, pouco mais que sofríveis, e pior que isso, votando e elegendo gente desta para o Governo que nada faz para pôr cobro a esta vergonha nacional.

5 de julho de 2011

Menos mal.

Há muito que defendo o não pagamento de portagens na Ponte 25 de Abril, assentando esta minha posição em vários critérios, de entre os quais saliento o da equidade e justiça social relativamente a outras populações do território nacional, em situações idênticas, e que não pagam rigorosamente nada para atravessarem pontes que os levam a grandes cidades e, consequentemente, aos seus postos de trabalho.
Basta para tanto verificar-se quanto pagam, por exemplo, os cidadãos de Vila Nova de Gaia para atravessarem a(s) ponte(s) que ligam esta à cidade do Porto.
Por mais antagónico que possa parecer, é precisamente por causa destas questões de equidade e de justiça social que sempre me opus ao não pagamento das portagens na Ponte 25 de Abril durante o mês de Agosto.

Passo a explicar.

Durante 11 meses, as populações da dita “margem sul” são penalizadas relativamente às da “margem norte”, sendo obrigadas a pagar portagens para poderem ir trabalhar. Não contentes com isso, os nossos governantes ainda acharam por bem aliviar as populações da “margem norte” de pagarem portagens durante o mês de Agosto, para estes poderem ir a banhos, e sem custos, para as magníficas praias da “margem sul”.
Trata-se dum infame caso de dupla injustiça, que sempre considerei inaceitável.

Quando hoje li a notícia que dava conta que as “borlas” em Agosto na Ponte 25 de Abril vão acabar, não fiquei obviamente contente, porque o que defendo, reforço, é o não pagamento das portagens durante todo o ano, mas ainda assim, confesso, penso que de forma indirecta se conseguiu, pelo menos, minimizar a injustiça que vinha sendo cometida para com as populações da “margem sul” relativamente às da “margem norte”.

4 de julho de 2011

Nota de redacção.

O departamento de apostas do blogue "chegateaqui", vem desta forma lamentar, junto de todos os apostadores, o péssimo resultado alcançado no último escrutínio.
Consciente das altas expectativas provocadas em todos quantos embracaram nesta aevntura, a direcção do "chegateaqui" vem desta forma (re)convidar todos os anteriores apostadores a enviarem novas apostas, uma vez que o 1º prémio continua por sair, e o valor actual permite-nos aspirar a um prémio individual no valor de 24.428.571€.

Dos fracos não reza a história, e desistir não foi, nem nunca será, o lema do "chegateaqui". A aposta do "chegateaqui" vai, desta vez, para o nº10.

Venham daí os vossos palpites.

p.s.
os parabéns do "chegateaqui" aos apostadores Fada e Quinn que na "jornada" anterior foram os únicos a acertar. Ponham os olhos neles.

1 de julho de 2011

Jornal do Incrível.

Insólito, é o mínimo que se pode dizer sobre os mais recentes acontecimentos ocorridos ontem em Portugal.
Numa verdadeira guerra titânica entre as duas maiores figuras das festas católicas nacionais, um simples e ainda inexperiente Coelinho da Páscoa



liquidou , através de golpe letal, 10 milhões de Pais Natais, deixando-os em estado miserável e colocando mesmo muitos deles na rua, tentando sobreviver da mendicidade


p.s.
Se neste Natal eu não puder dar uma prenda ao meu filho, tenho pena, mas nada me pesa na consciência. Quero saber é o que dirão aos seus filhos, aqueles que puseram estes Srs. a governar o País ?