30 de janeiro de 2012

Assim fico mais descansado.

Os líderes Europeus anunciaram hoje que se comprometem a criar "planos nacionais de emprego".
E quais são as ideias base que presidem a estes planos ?

"desenvolver e implementar iniciativas abrangentes" a nível da criação de emprego.


Ora aí está uma grande ideia. E isto quer dizer o quê, mesmo ?

"vigilância reforçada" no quadro do chamado "semestre europeu". 

Bom ! pelo menos os "Securitas" e os "SOV" devem ter emprego em barda !

"aumentar substancialmente o número de estágios"

Ora aí está o tipo de emprego seguro e duradouro que todos anseiam para poder construir um futuro de vida sólido e prometedor.

"reforçar a mobilidade laboral" 

Ui, que bom ! nada como trabalhar hoje em Lisboa, amanhã no Porto e para a semana em Faro. Assim uma pessoa nunca se enjoa !

Como está bom de ver, o futuro que nos aguarda a todos, em particular aos jovens, é brilhante e motivador.
Quem não deve estar nada contente com estas medidas são os "patrões", coitados, que anseiam pelo dia em que se tomem medidas que finalmente os favoreçam.

Viva a Europa, viva a Globalização !

23 de janeiro de 2012

Cheira-me que ...

Como é óbvio, também eu fiquei indignado com as declarações do Sr. Presidente da Republica acerca das suas (baixas) reformas.
Senti de imediato a vontade de vir aqui ao Blogue dar corpo a essa indignação, mas na altura, a braços com uma série de outras tarefas, tal foi-me totalmente impossível de realizar.
No dia seguinte, e dado o efeito explosivo que essas declarações produziram por todo o lado, blogoesfera incluída, pareceu-me que já não valia a pena dar-me ao trabalho de escrever o que quer que fosse sobre essa matéria.
Eis senão quando o Sr. Presidente se sai com mais uma declaração que voltou a despertar a minha atenção. Desta vez não foi a indignação que me moveu a escrever, não. Desta vez o que me leva a vir aqui escrever è a desconfiança, o receio, no fundo o "cheira-me que ..." que as suas palavras me suscitaram.

Disse o Sr. Presidente, que se vê a ele mesmo como sendo "Provedor do Povo".
Ora eu, que já ando escaldado com as subreptícias mensagens que esta gente passa de cada vez que abre a boca, fiquei cá a matutar :

- Será caso que ele está já aqui a deixar no ar a ideia de que, para além das reformas que recebe pelo seu trabalho enquanto Professor e enquanto Bancário, lhe deveria ser atribuida também uma terceira reforma enquanto Provedor ?

Nunca se sabe. Com esta gente, todo o cuidado é pouco !

18 de janeiro de 2012

Modus Operandi à lá Troika.

Escolhe-se um governo para trabalhar a prazo e composto por indivíduos sem escrúpulos e facilmente corruptíveis (Passos e Portas).
Preferêncialamente, alguns deles sem passado político nem esperança política futura (Álvaro e Vítor) para mais facilmente se abaterem.
Estes criam uma austeridade sem memória que desemboca, inevitavelmente, em graves conflitos sociais, que por sua vez obrigam à demissão do próprio Governo.
Perante a gravidade da situação a Troika Internacional (FMI-BCE-UE) apressa-se a delegar e a impor um “governo de salvação nacional” composto por um grupo de tecnocratas (António Borges ?, …) com raízes e passado profissional em instituições da própria TI (Troika Internacional) ou similares (Goldman Sachs, …).
Estes são eleitos por indigitação directa e sem qualquer acto eleitoral, e eis que temos a mais fria e cruel Ditadura imposta nas barbas do Povo.

Isto, meus caros, aconteceu na Grécia e em parte na Itália também, e está a acontecer em Portugal.
Não vê quem não quer ver.

15 de janeiro de 2012

Patuá de Macau.

Várias vezes me tenho pronunciado sobre a relação única que Portugal tem, enquanto Estado Membro da UE, com a mais emergente e possante economia mundial, a China.
E Portugal poderá, e deverá, disso tirar proveito de duas formas distintas. Primeiro, e mais importante, mantendo e se possível cimentando ainda mais o bom relacionamento, que dura há séculos, entre os dois países, depois, tornando-se no interlocutor Europeu de excelência nas relações politicas e comerciais que, inevitavelmente, serão cada vez maiores entre a UE e a China, reforçando e engrandecendo dessa forma o nosso papel dentro da própria UE.

A história não se apaga, e a nossa presença em Macau, que tão esquecida e negligenciada tem sido pelos nossos governantes, e que durou até há bem pouco tempo atrás (20 de Dezembro de 1999), deixou marcas únicas na vida e na forma de estar daquele povo.
De uma forma descontraída, mas ainda assim bem reveladora daquilo que acabo de dizer, aqui vos deixo este vídeo bem engraçado, onde fica provado que até ao nível da língua a nossa presença deixou marcas bem profundas e unificadoras com o povo Chinês.

O Patuá de Macau :



13 de janeiro de 2012

É o karma !

Há pessoas que parecem nascer com um verdadeiro "karma". Parecem no fundo destinadas a, como soi dizer-se, carregarem uma cruz toda a sua vida.
Elas podem fazer o que fizerem, podem mudar o rumo da vida as vezes que mudarem, que a sua cruz, que o seu "karma", teima em não as largar.
Uma das pessoas onde esse "karma" é notório é a Exª Hillay Clinton.
Ontem como hoje, o "karma" da Hillary é ter montanhas de problemas com homens que dão um péssimo uso à pilinha sempre que a tiram das calças para fora.

Eu se fosse à Sra. Hillary refugiava-me num convento de freiras, ao menos por lá parece pouco provável que surjam problemas com pilinhas de fora da calças ... ou não !

10 de janeiro de 2012

Quem "parte" paga !

Assim à primeira vista, quando li esta notícia que dava conta duma situação em que um empregado duma empresa de segurança havia sido obrigado a pagar o valor dum furto ocorrido durante o seu turno, achei que se tratava duma grande e inqualificável injustiça.
Depois, analisando bem a questão sob todas as perspectivas, pus em causa essa minha primeira impressão e cheguei à conclusão que, o que tem faltado a este país é precisamente que esta medida seja disseminada de forma geral, de alto a baixo, dum lado ao outro, de forma totalmente transversal à nossa sociedade.

O que fizeram ao Sr. Segurança, que por falha profissional lesou a loja onde prestava serviço, é o mesmo que teria de ser feito ao Sr.Administrador, ou ao Sr. Presidente, ou ao Sr. Patrão de qualquer empresa em Portugal que, por erro, incúria, incapacidade profissional, ou mesmo pura pulhice, causasse graves prejuízos à empresa, levando a mesma, muitas vezes, à falência.
Ou seja, esse Sr. Administrador, ou Sr. Presidente ou Sr. Patrão, deveria ser obrigado a pagar do seu próprio bolso o valor correspondente ao prejuízo por si causado.

E se quisermos ir mais longe e almejarmos um país verdadeiramente justo e com reais possibilidades de futuro, apliquemos a mesma pena agora aplicada ao Sr. Segurança a todos aqueles que ocupam cargos políticos de governação.
Aí sim, aí a justiça seria completa, e seguramente passaríamos a ter um elenco político menor mas composto, apenas, por aqueles que têm da política a sua visão acertada e não aquilo a que temos assistido ao longo dos últimos 35 anos.

9 de janeiro de 2012

O Xico voltou a cantar !

Um dos animadores do ambiente familiar cá de casa é o Xico.
O Xico é um extraordinário Canário, passarinho lindo e que me foi dado por uma vizinha lá do Alentejo e que tem uma capacidade de canto muito para lá do normal.
Pavarotti, Carreras e afins, parecem amadores ao pé do meu Xico.
No entanto, como qualquer canário, o meu Xico tem alturas do ano em que não canta.
Quando ele volta a cantar, a minha casa ganha outra luz, outra alegria, o ambiente fica mais melodioso e saudável.
Ontem, após longo interregno, o meu Xico, ao ouvir a música clássica que passava no Canal Mezzo, encheu a peitaça e desatou a cantar ao despique com a orquestra.

Foi uma alegria para nós.
O Xico está de volta e em grande !

E para começar a semana da melhor maneira, aqui deixo uma dedicatória ao meu Xico, desta vez por uma voz também (quase) tão boa como a do meu Xico.

6 de janeiro de 2012

Como identificar um Maçon.

De acordo com notícia veiculada ontem pelo DN, o Ministério Público tem em curso uma investigação que visa apurar quais os deputados Maçons e tentar com isso entender e desvendar os meandros que possam existir nas ligações Maçonaria-Parlamento-Serviços de Informações.

Das duas uma, ou os elementos envolvidos nesta investigação são ainda muito novinhos, ou então, na sua juventude não tiveram a inteligência e o bom senso de assistirem ao brilhante humor dos Monty Phyton.

Senão vejamos :

2 de janeiro de 2012

Nem tudo foi mau em 2011.

Foi assim em 2009, repetiu-se em 2010, e eis que em 2011 a tradição se manteve.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) continua, de forma única a nível nacional, a mostrar aos Almadenses em particular, e aos Portugueses em geral, que a gestão pública eficiente e com lucro é, mais que um desígnio, uma realidade.
Num ano de 2011 em que as dificuldades económicas e as restrições do Governo Central se fizeram sentir como nunca, a CMA dá, uma vez mais, um exemplo de como se devem gerir os dinheiros públicos de forma correcta e não descurando nunca o progresso e a melhoria da qualidade de vida da sua população.

Exemplos desses progressos e da melhoria da qualidade de vida em Almada são muitos, e já algumas vezes aqui os tenho referido.
O sucesso do Metro Sul do Tejo (apesar da vergonhosa campanha orquestrada para fazer crer o contrário);  a modernização dos SMAS, com ETAR's onde já se faz o aproveitamento do Biogás ali produzido, e com o aproveitamento das águas tratadas a serem usadas na limpeza das próprias ETAR's bem como da frota de veículos da CMA, promovendo com isso a poupança de consumo de água potável e consequente melhoria do ambiente no Concelho, são apenas alguns dos exemplos.

Mas também neste final de ano surgiu mais uma notícia que demonstra bem o bom trabalho que a CMA, em parceria com a UNL/FCT (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias), tem efectuado ao nível da melhoria do Ensino, da Investigação e da criação de Emprego no Concelho.
O Madan Parque foi considerado, num concurso internacional, o 3º melhor Parque Tecnológico do Mundo no ano de 2011, como aqui se comprova.

"Contra factos não há argumentos", costuma o Povo dizer do alto da sua sabedoria, e isso é bem verdade aqui em Almada.
Tenham os Portugueses consciência disso mesmo no dia em que são chamados a eleger os seus governantes, e outro Portugal teremos nós no futuro.

No entanto, e também como o diz o Povo, "não há bela sem senão".
Desafio os meus queridos seguidores/comentadores a mostrarem-me uma notícia, ou uma reportagem sobre estes temas que aqui apresento, que tenha passado num dos muitos Telejornais diários nas diversas televisões nacionais, ou mesmo, numa qualquer rádio deste país.
Não convém ao poder instalado, que comanda os "media", mostrar ao Povo Português que uma Câmara Comunista tem esta capacidade única de bem gerir. Isso é notório e é vergonhoso.
Peço-vos a todos que divulguem este meu Post o mais possível para que assim possamos, via Blogosfera, fazer um pouco do Serviço Publico que outros teimam em não fazer.