7 de julho de 2010

Almada, cada vez mais Ecológica.

É com satisfação que constato que, ano após ano, a cidade de Almada se torna cada vez mais num exemplo nacional ao nível das grandes cidades com preocupações ambientais e de sustentabilidade.
Depois da emblemática obra do Metro Sul do Tejo, que tantas vozes discordantes levantou e que hoje se encontram silenciadas pelo sucesso esmagador que a mesma constitui, é agora chegada a hora de passarmos a usufruir em Almada de mais um importante meio de transporte não poluente, o Flexibus.
Os Flexibus são mini-autocarros movidos exclusivamente com motores eléctricos, que operarão sobretudo na parte histórica da cidade, vulgo Almada Velha, e Cacilhas, onde se encontra o terminal de transportes rodoviários e fluviários da cidade.
Mais um passo em frente na sustentabilidade que todos deveriam procurar alcançar e que em Almada se faz não só de doces palavras, mas acima de tudo de actos concretos.

9 comentários:

  1. Parabéns a Almada e que continue no caminho da sustentabilidade, o único que tem saída...

    ResponderEliminar
  2. Também espero que continue neste caminho e que sirva de inspiração a outros municipios.
    E olhe que, quem como eu, conhece o concelho há já 40 anos, sabe que o que não faltava por aqui eram focos enormes de poluição, o que só vem valorizar ainda mais o trabalho que tem sido feito na sua erradicação.

    ResponderEliminar
  3. Almada... um exemplo para se seguir.

    Ja agora, as de dar uma vista de olhos nisto ->

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=21341&bl=1

    ResponderEliminar
  4. Na margem certa, Eduardo.
    Um dos bons investimentos públicos é investir em transporte público (sobretudo urbano) de qualidade com sustentabilidade ambiental e económica.
    O ganho das cidades, em qualidade de vida e em custos económicos, deixaria o TGV sempre em segundas prioridades.

    Parabéns à Maria Emília e aos almadenses.

    ResponderEliminar
  5. .
    E ainda dizem, por aqui, que Oeiras é que vai à frente a nível de Municípios. Qual quê! Viva Almada!!!

    Um abraço e bom fim-de-semana, Eduardo :))

    ResponderEliminar
  6. Paulo, quem às vezes leia algumas notícias que aqui vou postando da "minha" Almada, ainda há de pensar que eu tenho alguma ligação com a Câmara, ou alguém de lá. Não é o caso, e nem a Maria Emília sabe que eu existo. Fico é imensamente satisfeito de ver a minha terra, o meu concelho, ser gerido duma forma (quase) irrepreensível e com um constante incremento de qualidade para quem aqui vive. Em termos de sustentabilidade, acredita, têm sido feitas obras verdadeiramente notaveis e que, mais uma vez reforço, deviam ser divulgadas para servirem como exemplo e referência para boas práticas de gestão camarária.

    ResponderEliminar
  7. Maria Josefa, não conheço a realidade de Oeiras, embora já tenha ouvido dizer muito bem de algumas obras ai feitas.
    Por aqui, acredite, tem sido um regalo para mim ver a forma como a cidade, o concelho, têm crescido sustentadamente e como isso tem beneficiado quem aqui vive.
    Há muito por fazer ?
    Com certeza que sim, mas as coisas levam o seu tempo.
    Há coisas que foram mal feitas ?
    Algumas, felizmente muito poucas, e pior que fazer mal, muitas vezes, é nem fazer.
    Pena que a Maria Emília já não possa, à luz da nova lei, recandidatar-se. Só espero que escolham alguém que dê sequência ao trabalho feito por ela.
    Esta Sra. merece o respieto incondicional de todos os Almadenses.

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha! Já me quero mudar para Almada! Ainda bem que há autarcas que sabem o que fazem e que usam de forma correcta o dinheiro dos contribuintes.
    Fico feliz com o exemplo de Almada. Acho também que aquilo de bom que por aí se faz, se deveria divulgar para que outros munícipios seguissem este caminho, uma vez ele ser seguro, certo e proveitoso!
    Obrigada por tudo o que me deixa registado em relação aos meus devaneios poéticos. Obrigada por ter a consideração que tem por esta professora de Português que, o terá levado a tomar gosto pela leiturae pela boa escrita que nos oferece.Jinhos.

    ResponderEliminar
  9. Os seus devaneios poéticos, como diz, são mesmo muito bons, e um dia deveriam ganhar a forma de livro. Acredite que eram bem merecedores disso mesmo.
    Quanto a Almada, e descontado algum bairrismo meu, acredite que tem sido uma autarquia muito bem gerida. Olhe ! inclusivamente ao nível da cultura, e em particular da literatura e no incentivo à leitura, com uma rede de bibliotecas (de belíssima qualidade) que não para de crescer em todo o concelho, e que já começam, felizmente, a ser usadas por um número bastante considerável de jovens.

    ResponderEliminar