15 de julho de 2010

Cucumis melo.

Cucumis melo, mais conhecido entre nós como Melão, essa magnifica fruta que nesta altura do ano se torna verdadeiramente indispensável á nossa mesa. Fresco, sumarento, e com sabor e textura que o colocam, muito provavelmente, no topo das minhas preferências ao nível das frutas.
Simplesmente adoro-o, de tal forma que me apeteceu, agora mesmo, após um almocinho leve de Verão, que consistiu numas maravilhosas fatias de Melão de Almeirim, com um não menos maravilhoso Presunto Pata Negra, escrever um post em homenagem a esta magnifica fruta.
O Melão, para além de saboroso é uma fruta com excelentes propriedades. Quando devidamente maduro é um óptimo calmante e tem ainda propriedades diuréticas e laxantes. Contém Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções e Niacina, que combate problemas de pele. Por tudo isto é indicado para quem sofra de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas
Por tudo isto, o Melão é sem sombra de dúvidas uma das frutas mais indicadas para consumir no nosso Verão.
E vão por mim, não há melhor que o nosso Melão de Almeirim !

p.s.
As saudades que eu tenho do Doce de Melão que a minha Mãezinha me fazia.

8 comentários:

  1. Eduardo,
    Que tal dizeres quais as propriedades do melãozinho verde, tipo "pepino"? É que este ano, por mais que me esforce, todos os que tenho comprado são dessa bela qualidade! Ainda para maior azar ADORO melão, particularmente de um que tem a casca verde, enrugada, e que parece ter pimenta. Sabes qual é?!
    Pois, já estou a salivar. E agora?!
    E o doce de melão? Só te digo (aliás, tu sabes!), quando bem feito é um autêntico manjar dos deuses!
    Abraço e "mau" proveito!
    P.S Claro que sou má, sou...

    ResponderEliminar
  2. Mázona !!!
    Quer dizer que tens levado o "barrete".
    Só de há 15 dias para cá é que os melões estão no "ponto".
    Os meus preferidos são precisamente esses de casca verde enrugada, e foi com esses que me deliciei ainda há bocado. E com o presuntinho a acompanhar, uiiii !
    Quanto ao doce de melão, só de me lembrar até me babo.

    ResponderEliminar
  3. Não tanto agora, mas tempos houve em que o meu almoço quase se resumia a umas belas talhadas de melão. Por aqui já percebes o quanto eu gosto de melão, tal como tu.:))
    Este ano também já os apanhei bons, mesmo sem pata negra!.
    bfs,

    ResponderEliminar
  4. Quando era menina não gostava de melão! Achava a melância mais fresca, mais suculena, mais doce e tão vermelhinha! Era o meu maior encanto. Devorava talhadas, molhando o peito e os cotovelos porque o sumo escorria endiabrado. E eu sorria, com a boca toda vermelha! Era fantástico!
    Agaora, prefiro o melão. Também gosto deles frescos, suculentos, doces ou apimentados e comidos até como refeição, com presuntinho, pois!. Tenho ali um a amadurecer para uma dessas minhas festanças.
    Adorei este seu panegírico ao melão e agradou-me saber das qualidades benéficas deste fruto. É que na minha idade tenho de ir olhando a estas coisinhas...
    Jinhos. Até sempre.

    ResponderEliminar
  5. Paulo, e tu não estás aí muito longe da "capital" do melão, podes ir directamente ao produtor comprar esta maravilha.

    ResponderEliminar
  6. Banalidades, aqui o meu filhote é que é o rei da melância. Eu sempre preferi o melão, embora reconheça que a melância é mais apelativa à vista.
    O que eu não referi é que o melão é um "nadinha" calórico ! ehehehe

    ResponderEliminar
  7. Eduardo
    Lamento, mas a Teresa tem toda a razão. Não que o de Almeirim não seja bom, mas comparado com o "Casca de Carvalho" é quase cabaça :)))
    Só que o preço do Casca de Carvalho é muito alto, e se não se perceber, pode sair cabaça também.
    Mas é um manjar dos céus...
    Pelo menos regalei-me em miúda, que o meu avô paterno cultivava-os com amor. Pena não ter aprendido... porque não é só plantar e regar. Tem os seus segredos.
    Bom proveito... e até breve.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Manuela, com tanta gente a vir aqui declarar-se como apaixonado pelo melão, parece que vamos ter de criar uma confraria do melão, está visto :-)))
    O meu cunhado é que me tem abastecido com estes belos exemplares de Almeirim, que ele compra a um amigo dele que é produtor.
    E tem trazido uns iguais aos que tenho na foto do post. São casca de carvalho ? sinceramente não sei. Só sei que são bons como o "caraças" e que eu encho o "bandulho" com eles ! eheheheh

    ResponderEliminar