3 de agosto de 2010

Lixo ecológico ... ou talvez não !

O nosso Governo anunciou hoje, com pompa e circunstância, através da Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, o lançamento da 1ª pedra na construção duma Unidade de Digestão Anaeróbia da Central de Valorização Orgânica em Aviz/Fronteira.
Estas unidades, permitem a produção de energia eléctrica a partir dos resíduos sólidos que todos produzimos.
Assim à primeira vista, uma notícia destas deveria ser motivo de alegria para todos nós, e de felicitação ao Governo pela iniciativa. Mas a verdade é que sob o ponto de vista da emissão de CO2 esta decisão pode, ao invés de ser positiva, vir a ser negativa.
Tudo porque, na ânsia de fazer obra por fazer, e com motivações propagandistas, o nosso Governo comete erros inadmissíveis e com custos, não apenas financeiros, mas também, e acima de tudo, ambientais.
Construir uma unidade destas perto da aldeia de Seda, concelho de Aviz, numa zona mal servida de estradas, e sobretudo longe, muito longe, dos maiores centros populacionais que são os maiores produtores de resíduos sólidos, revela-se um erro crasso, dispendioso e nada amigo do ambiente.
Para fazer chegar a matéria prima, neste caso o lixo (resíduos sólidos) até à unidade da Valnor, vai ser necessário que inúmeros camiões, carregados de lixo, se desloquem dos maiores centros urbanos, que distam centenas de Km's dali. Desta forma, a emissão de CO2 desses mesmos camiões será tremenda, talvez mesmo superior àquela que esse mesmo lixo produziria nos aterros. Isto, claro, para não falar do custo que será necessário suportar para fazer chegar os resíduos sólidos a tão distante destino.
Ser ecológico, caro Engº Sócrates e Dra. Dulce Passarinho, não é apenas cortar fitas de inauguração de unidades de produção energética não poluente, antes, há que planear bem todos os passos que deverão ser dados para que a sustentabilidade seja efectiva.

2 comentários:

  1. Eduardo, dediquei-lhe um post lá no Armazém. Espero que não leve a mal :)

    ResponderEliminar
  2. Espectáculooooo !!!
    Benjamina, minha malandra, apanhou-me bem, apanhou-me !
    eheheheheh
    Já lá fui dizer de minha justiça.

    Então, e nem uma palavrinha sobre esta unida de DA a que me refiro aqui no post ?
    Vá, venha de lá a sua opinião nesta matéria.

    Um grande beijinho, e um bem haja para a minha grande amiga Benjamina.

    Almada for ever !

    e já agora ...

    Alentejo for Ever, também !

    ResponderEliminar