22 de dezembro de 2010

João (Judas) Proença.

Sendo ateu, devo confessar que não domino na perfeição os assuntos de carácter Bíblico.
Sei, no entanto, que no Natal se celebra o nascimento de Jesus e que na Páscoa se celebra a sua morte e respectiva ressureição. Sei também, que um dos grandes culpados da morte de Jesus, de acordo com o relatado na Bíblia, foi Judas, que traiu Jesus a troco de 30 moedas de prata.
A ele, João Proença, ficar-lhe-ia melhor falar de questões bíblicas mais perto da Páscoa, uma vez que é aí, nessa altura, que Judas mais se evidencia na história.

3 comentários:

  1. Eduardo, agradeço a tua mensagem lá no fgt e desejo que passes um Natal agradável na companhia da tua Família, faço também Votos para que o Vosso 2011 seja cheio de alegria.

    um abraço,
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. Caro Eduardo! Vejo que continua sempre atento e crítico! Ainda bem. Acho este espaço muito válido; há que continuar!
    Quanto ao meu poema de ontem, foi feito a pensar na ausência de uma colega que foi minha aluna no 1º ano em que dei aulas; pessoa inteligente, atenta a tudo e a todos, formou-se em Linguas e Litaraturas Modernas; deu aulas durante 10 anos na Escola Europeia; fez mestrado. Está de regresso à nossa Escola, onde permanece há cerca de 4 ou 5 anos: amiga de sempre, companheira de muitas horas; alma gémea no amor pela poesia, pela leitura, pelas coisas especiais da vida; tem 48 anos e é, actualmente, a Directora da nossa Escola. Contudo, no dia 20 de Dezembro, dia do jantar de Natal da nossa Escola ela n pôde estar presente. Porque não podia, estava sob o efeito de mais uma das muitas duras sessões de quimioterapia.... Tem câncro na mama, dos piores... Será operada dentro de semanas e sabe-se lá o que lhe reserva o futuro! Foi com a alma magoada que ouvi a mensagem dela (lida por um colega da gestão) e chorei a sua desgraça, a ausência daquela voz amiga que, todos os anos, ao meu lado, dizia comigo poemas de Natal.
    È um poema cheio de dor, como pode ver.
    Jinhos e, de novo, Boas Festas.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a passagem no lidacoelho e as simpáticas palavras.

    Sois companheiros de jornada desde o início da viagem.

    Sois amigos que partilharam e construíram um mundo que me soltou a alma em poesia e sonhos.

    Sereis sempre bem vindos eu vos ofereço minha amizade e respeito.

    Os meus presentes serão estar sempre disponível nestes espaços interculturais.

    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar