23 de dezembro de 2011

Carta ao Pai Natal.

Querido Pai Natal, se a memória não me atraiçoa, a última vez que te enviei uma cartinha foi já há 35 anos atrás (depois do Mário Soares assumir a Governação deixei de acreditar em ti ... desculpa !).
Mas este ano o desespero é tão grande que não vejo outra solução que não seja recorrer aos teus serviços (e contactos) para me ajudares a passar melhor a quadra Natalícia e a encarar o ano de 2012 com alguma coragem.

Como deves compreender, 35 anos sem te pedir nada, fazem com que os meus pedidos deste ano sejam, digamos assim, grandotes.
Espero que entendas a minha situação e que correspondas ás expectativas que deposito na tua pessoa.

Vamos lá então :

Querido Pai Natal, peço-te que tenhas paciência, muita, mas mesmo muita paciência, e que expliques o seguinte aos nossos Governantes.

1) A dívida Portuguesa deverá ser renegociada, quer no tempo, bem como nas taxas de juro aplicadas.

2) Não deveremos privatizar o sector empresarial do Estado, porque com isso estaremos a hipotecar o futuro do País, e aí sim, o pagamento da dívida é pouco mais que uma miragem.

3) Explica aos nossos governantes, que as relações históricas que Portugal tem com África, Brasil, China e Índia (todas elas economias emergentes) deverão, agora mais que nunca, servir para cativar investimentos (nos dois sentidos) que permitirão a revitalização da economia Portuguesa.

4) Sendo Portugal o País da UE com melhores relações com estas economias emergentes, a nossa postura na UE deve ser de "peito aberto" e nunca de "parente pobre" aceitando que nos diminuam e nos ridicularizem nas negociações. No futuro, a necessidade da UE em negociar com estas economias será cada vez maior, e Portugal deverá assumir o papel principal nas relações da UE com estes países.

5) A posição geo-estratégica de excelência que Portugal detém em termos Europeus (somos a porta de entrada de mais de 80% dos produtos que chegam ou saem da Europa por tráfego marítimo), deverá ser aproveitada ao máximo, através da construção de grandes plataformas nos Portos de Sines e de Aveiro, o que nos daria, assim, um verdadeiro monopólio neste negócio de muitos e muitos milhões.

6) A criação destas infra-estrutras, e a sua mais que certa rentabilização, poderiam ser usadas precisamente como "moeda de troca" no abatimento da nossa dívida, através da assinatura de protocolos (que favoreçam Portugal, e não que o prejudiquem como até aqui) que possbilitassem "descontos" aos países da UE que delas usufruíssem e com esses "descontos" a resultarem em abatimento da nossa dívida.

7) A revitalização do nosso sector das pescas é uma necessidade premente e inadiável. Somos o País da UE com maior frente marítima e consequentemente teremos de assumir, de vez, o papel de maiores fornecedores de peixe à UE.

8) A nossa Agricultura deverá ser repensada e revitalizada. Não temos território que nos permita produzir em quantidade, mas temos um clima e terrenos que nos permitem produzir com grande qualidade. Os mercados hoje em dia absorvem dois tipos de produtos.
O produto normalizado produzido em grande quantidade e a preços baixos, e o produto de grande qualidade (dito Gourmet) produzido em pouca quantidade e a preços elevados. É precisamente neste segundo tipo de produtos que Portugal pode e deve investir.
Exemplos ?
Cereja do Fundão; Maçãs e Pêras do Oeste; Laranjas Algarvias; Vinho de Norte a Sul do Pais; Espargos, Cogumelos e Trufas dos nossos Montados de Sobro; Mel; etc. etc. etc.

Bom, querido Pai Natal, tinha muito mais coisas para te pedir, mas por esta altura acredito que, das duas uma, ou já te deixaste dormir a ler este minha carta, ou estás aflito a pensar que não vais ser capaz de cumprir a preceito as tarefas que aqui te encomendo.
Se for esse o caso, deixo-te aqui uma dica :

- Destitui o Governo, e entrega-o a uma "rapaziada" que tem sede partidária ali na Soeiro Pereira Gomes. Vais ver que nunca mais te escrevo !

4 comentários:

  1. Eduardamigo

    Uma porradaria de pedidos, quase todos bons e dignos de aceitação pelo destinatário. Ainda que ele ande na mó de baixo, coisa que acontece a muito boa gente, exceptuando, claro, os nossos magníficos dirigentes e actuais. Acho que fica melhor actuais e magníficos, pois a ordem dos factores é cada vez mais subvertida e menos arbitrária.

    Mas, não posso concordar com essa de teres cortado com o Santa Claus depois do Mário Soares ter chegado ao pode. Olha se ele não tivesse chegado... Chegavam os camaradas da Soeiro Pereira Gomes e era um... saralho do carilho.

    Sei ferpeitamente que torcerás o nariz a estas duas simples objecções. Mas, estamos em Democracia e em Liberdade (cada vez mais as possíveis) e posso exprimir as minhas opiniões.

    Sou do tempo em que fui por três ou quatro vezes à tua sede, para tentar trocar opiniões e, naturalmente, discuti-las e... saí dela sempre com a convicção de que ali existia uma grande organização - no bom sentido de organizar - mas, no resto, o dogmatismo era o... dogmatismo e o estalinismo era, ainda, o... estalinismo, puro e duro. è a minha opinião, repito e sublinho, respeito a tua, respeito todas as que não queiram obrigar-me a ser defensor das delas.

    Perdoa-me, mas eu sou assim, não há volta a dar; isto porque já na minha juventude andei metido na política, como creio que sabes, e percebi o peso e a força do PCP na oposição, a que eu também pertencia. Mas com a sua solução, sem dar margem a que as outras se mostrassem. É assim a vida; foi assim a minha vida; será assim a dita cuja.

    Alonguei-me em demasia. Ainda por cima é Natal em Portugal, ainda que ninguém leve a mal. Sujeitos à autoridade, ops, austeridade. Ops, uma merda: a "ambas as duas".Olá, ambas as duas???

    Resumindo e concluindo: enquanto não for felicitar pessoalmente o Dr. Passos da crise y sus muchachos, enquanto não me decidir a emigrar, seguindo os seus sábios conselhos, enquanto tudo isto e mais uns pozinhos, aqui te deixo com Amizade o desejo de Bom (??????) Natal . Ou, como diz o Sôr Presidente, o melhor possível; há que seguir os bons exemplos.

    Abç

    ResponderEliminar
  2. Henriqueamigo,

    é da pluridade de opniões, de pensamento e até de ideologias, que surgem as melhores e mais produtivas ideias.
    Mais que Democracia, isso é, inteligência e saber estar.

    Quanto a0s tempos que referes em que andaste pela Soeiro Pereira Gomes, não me pronuncio, pelo simples facto que não os vivenciei. Nessa altura a minha maior preocupação era dar uns chutos na bola, jogar ao berlinde, e aprender as letras e os números que a Professora Maria Luísa Guerra me ensinava na Escola Primária.

    Quanto à Soeiro Pereira Gomes actual, se lá fosses, acredito piamente que se calhar encontrarias o que procuras. Muito mais que no Largo do Rato :-))) (tinha que dar uma facadinha, porra !!!)

    Acredito que aqueles que sonham e profilham dos ideais do verdadeiro Socialismo, e penso que será esse o teu caso, e o meu, estarão (ia dizer dividos, mas vou optar por ...) espalhados pelos dois partidos. PCP e PS.

    O grande problema, caro Henrique, é que o PS, em meu entender, e pela análise histórica que faço, só praticou o Socialismo no papel, e nas campanhas eleitorais. Uma vez Governo, esse Socialismo ficou algures numa gaveta, funda, muito funda !

    E uma coisa te garanto, pela Soeiro Pereira Gomes, nunca dei de caras com alguém que comesse criancinhas ao pequeno-almoço. A malta não é assim como a pintam. Muto pelo contrário.

    Entendo perfeitamente o que disseste, aceito, e até partilho boa parte das tuas opiniões. Une-nos o Socialismo, está visto.

    Um Bom Natal (não digo Santo Natal porque o meu ateísmo militante não mo permite) e que em 2012, contra todas as expectativas, possamos ter algumas boas surpresas que nos vão retirando desta triste existência actual.

    ResponderEliminar
  3. A meu ver fizeste bem em cortar com o pai natal nesse ano sombrio e sinistro em que começou o nosso drama actual: o ano em que o soares chegou ao poder. Na verdade, foi aí que tudo isto começou, o que faz do soares o principal responsável disto tudo.
    Agora, aguarda a resposta do pai natal aos teus pedidos... pode ser que ele tenha aprendido alguma coisa durante estes 35 anos... mas duvido...

    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  4. Fernando,

    a minha opinião em relação à "personagem" do Dr. Mário Soares é precisamente essa.
    O amigo Henrique que me desculpe, mas o pai de toda esta situação foi precisamente esse Sr. (como á Natal estou muito educadinho e trato-o por Sr. e por Dr.)

    Também me cheira que isto não vai lá com Pais Natais ... mas não custa tentar :-)))

    Bom Natal, camarada amigo. Com saúde e na companhia de todos os teus.

    2012 vai-nos dar água pelas barbas !!!

    ResponderEliminar