21 de dezembro de 2011

Regresso ... triste regresso.

Eu bem que queria regressar com outro ânimo, com outra disposição, mas a verdade é que a cada dia que passa a busca por esses estados de espírito torna-se, irremediavelmente, numa guerra perdida.
Confesso, que nem nos piores cenários que por ventura tenha traçado no passado, quando ficou claro que o PSD de Passos Coelho e o CDS de Paulo Portas iriam ganhar as eleições, eu alguma vez supus que pudéssemos ser confrontados com aquilo a que hoje estamos sujeitos.
Há uma sensação tão grande de desgosto, de desesperança, de desespero, que nos leva a temer que, ao acordar, no dia seguinte, novas medidas surjam no nosso quotidiano e que nos reduzam ainda mais a ténue esperança de que as maldades, as atrocidades, o ataque cego e maléfico deste Governo tenham, finalmente, cessado.

É impressionante e, infelizmente histórico, aquilo que se passa actualmente em Portugal e que, chamo a particular atenção de todos vós, não está a acontecer em  mais nenhum país da UE, nem sequer na Grécia (informem-se bem e verão que somos os únicos a sofrerem tão violentos ataques por parte do Governo). Falo, obviamente, das políticas de austeridade que surgem diariamente e em catadupa e que nos empurram a passos largos para uma existência em tudo semelhante àquela que alguns povos experimentaram aquando da Revolução Industrial, onde as pessoas trabalhavam entre 12 a 18 horas por dia e recebiam por isso uma fatia de broa e uma malga de vinho. É para aí que caminhamos, não tenham disso dúvida alguma, e quanto mais tarde acordarem para essa realidade, mais complicado é tentar inverter este rumo.
E o que mais me impressiona, é precisamente o estado letárgico em que os Portugueses parecem ter mergulhado, permitindo que tudo isto aconteça sem esboçarem qualquer tipo de reacção verdadeiramente activa, verdadeiramente audaz, arrojada e capaz de meter em sentido quem nos dizima enquanto povo, enquanto seres humanos, a cada dia que passa.

Hoje, chegámos ao cúmulo de ver um membro do PSD, o Dr. Paulo Rangel, sugerir a criação duma Agência nacional para quem queira emigrar.
Sabem qual foi a primeira imagem que me veio à cabeça quando li a entrevista a este energúmeno ?
Os comboios carregados de Judeus, empilhados uns em cima dos outros, que os levavam para Auschwitz.
Assim querem estes Srs. fazer connosco. Criar aí uma Agência (que dará tacho a mais uns quantos amigos) que frete uns comboios que sairão de Santa Apolónia ou da Campanhã carregados de miseráveis Portugueses, que levarão consigo apenas a roupa que têm no corpo e dispostos a aceitar qualquer malga de vinho e um naco de broa que lhes engane a fome.

Meus caros, estamos perante uma situação limite, estamos na iminência de fazer história pela negativa, tornando-nos na primeira nação que desaparecerá do mapa enquanto tal.

Em Democracia, podemos e devemos lutar pelos nossos direitos sempre dentro dos limites que essa mesma Democracia estabelece.
Uma vez fora dela, como é o caso actual, toda e qualquer forma de luta é aceitável e bem vinda.

E mais não digo ...

31 comentários:

  1. Realmente... onde vai já a democracia!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom Dia,

    Temo o pior e também me provoca apreensão esse estado letárgico em que os Portugueses estão mergulhados, mas reza a historia que somos mesmo assim...
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Samuel, já vai longe, muito longe.
    E não sinto que devamos continuar a "jogar" o jogo dentro das regras da "democracia".

    A Dra. Ferreira Leite apregoava em tempos que deviamos estar 6 meses sem democracia.
    Se calhar tinha razão. É que precisamos de facto desse tempo para nos livrarmos de gente como ela e os do seu partido.

    ResponderEliminar
  4. Tulipas, antes de mais obrigado pela visita.

    Tempos houve em que para mim a expressão "temo o pior" significava temer o conflito.

    Hoje, o que verdadeiramente temo é precisamente a continuidade desta letargia.

    Se preciso for, e penso que será mesmo preciso, venham de lá os tempos de grande conturbação social, com todos os problemas que daí advenham, mas que pelo menos nos permitam reerguermo-nos enquanto Povo, enquanto sere humanos dignos, e que nos livremos de vez desta quadrilha de malfeitores que todos os dias nos assaltam e nos empurram para a pobreza e para uma existência indigna.

    Antes meis dúzia de erros e de excessos, que uma vida inteira de sofrimentos e tristeza.

    Já diz o Hino "ás armas, ás armas".

    ResponderEliminar
  5. Eduardito,

    Acreditas que não tenho palavras que exprimam o que sinto? Não tenho, Eduardo, não tenho!

    Apenas sei que batemos no mais fundo dos fundos; apenas sei que até a alma nos roubaram.

    Bom Natal? Que seja o melhor possível!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eduardamigo

    Resumindo e concluindo: os gajos, filhos das putas; nós, os tugas, gostamos do quanto mais fundo melhor. Esclareço: enrabados: Resumindo e concluindo tristemente: puta que pariu!

    Estou farto e não vejo chegado o dia 19 do mês que vem (já faltou mais) para seguir para Goa e outras Índias e arredores. Nem vou abrir a RTPI (se é que ela ainda subsistirá...); uma excepção para as transmissões do futebol. Quanto ao FêCêPê - ainda vou pensar.

    Por tudo o que por cá se passa, peço desculpa pela linguagem usada, mas é a que me resta perante estes atentados criminosos quotidianos.

    O Sôr Rangel, o Sôr Passos da crise, o Sôr Gaspar, o Sôr PP, Paulo paineleiro, o Sôr Pereira, o Sôr das relvas onde devia pastar, o Sôr Crato, a Sôra Paula justiceira, o Sôr Mestre, O Sôr Moedas - todos enfiados numa linha com muito lastro chumbado, suavemente atirados no Niagara, do lado do FMI, seria motivo de comemoração.

    Entretanto, recomendo-te a leitura de um escarro
    ontem publicado no Jornal de Negócios, assinada por um jornalisteiro alegadamente director-adjunto, um tal João Cândido da Selva, aliás da Silva intitulado «Porquê um escândalo» ou algo assim. Não vomites, sff. Depois, não digas que não te avisei.

    Os supracitados e esperançosos lembram-me a anedota calina: qual a diferença entre um desastre um acidente? Este último era eles todos irem num avião e este despenhar-se; o desastre era safarem-se alguns...

    De qualquer forma, voltaste, um verdadeiro filho pródigo ainda que ácido q.b. Porra!, recordei-me de outro chiste. O filho que estuda em Coimbra chumba total e absolutamente. Os pais vivem na Maia. Manda telegrama para a Mãe: «Chumbei a todas as cadeiras STOP; favor prepare Pai STOP».

    A Dona Etelvina, progenitora abalizada, compreensiva, gentil e tranquila, responde: «Pai preparado STOP Prepara-te tu STOP»

    Prontos (sem s)

    Abç - antes que pague IVA a 23%

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que, todos os dias, ao acordarmos temos notícia de novos roubos, de novos crimes, porque a quadrilha não dorme.
    Mas, vamos lá ver, a letargia não é geral nem nada que se pareça: ainda há dias tivemos uma greve geral e, depois disso, uma semana de luta...
    E é esse o caminho a seguir. Por agora...

    Um abraço - e ainda bem que voltaste...

    ResponderEliminar
  8. gata borralheira21/12/11

    A arrogância deste monte de esterco, a quem chamam governo é realmente sem exemplo!
    Emigrar? Nao, isso é só m***da que lhes sai da cloaca para fora... e depois, quem lhes paga os ordenados? Ou o Rangel tem um primo que precisa de ser colocado num servico público?
    Esses cab**** nao sabem o que significa ser emigrante, eu sei!!!!

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, não tens tu palavras, nem tem a maioria dos Portugueses que pare um bocadinho para pensar em tudo o que nos está a acontecer.

    É ultrajante !

    Olha amiga, um bom Natal também para ti, e todos os teus. Com saúde, com alegria (a possível) e com coragem, que bem precisamos, todos.

    ResponderEliminar
  10. Henriqueamigo,

    nada do que disseste é ofensivo, porque a verdade jamais poderá ser ofensiva.

    Quanto ao Cândido ... escarro é elogio !

    Com que então Goa. E é para ficar, ou voltas para a luta ?

    ResponderEliminar
  11. Camarada Fernando, felizmente que de facto a letargia não é geral.
    Sim, fez-se a Greve Geral, e outras "lutas" que ai virão.
    E o caminho é, também, por aí. Mas mais, muito mais é preciso fazer. Ir mais além, ser mais audaz.
    Digo eu ...

    ResponderEliminar
  12. Gata Borralheira,

    Ser emigrante por opção, pode até ser, e será com certeza uma expriência atractiva e enriquecedora.

    Ser emigrante por necessidade extrema, é que é algo que jamais deveríamos exprimentar ... outra vez.

    A nossa história está a repetir-se, e o que é preciso é repetir Abril, o quanto antes.

    ResponderEliminar
  13. Não perca a esperança, o coiso terá este destino

    ResponderEliminar
  14. Olá Eduardo, estou contigo... não sei que te diga... Sinceramente estou como tu.
    Mas para pior ainda é ver quem gosta destas medidas e destes energúmenos! Se não lesse não acreditava! http://irrealidadeprodigiosa.blogspot.com/2011/12/400-insustentavel-leveza-portuguesa.html

    ResponderEliminar
  15. Rogério, eu preferia que os "coisos" deste país tivessem outro destino. O destino que todos aqueles que não respeitam, sequer, a constituição mereciam ter.

    E se calhar vão ter ...

    ResponderEliminar
  16. Fada, tu leste isso, e eu convivo diariamente com gente que diz isso que esse escreveu e muito pior ainda.

    É gente dessa que me tira, por momentos, a vontade de lutar por quem quer que seja.

    Os sucessivos desinvestimentos na Educação que os nossos governantes têm promovido, criam gerações de gente que é depois facilmente manipulavel.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite
    Estou contigo neste grito de revolta.Até aonde e ate quando estes pseudo-iluminados quererão levar o país e os portugueses.
    Nas declarações de emigração cheiro-me exactamente ao assassínio dos Judeus...
    Não consigo entender tanta insensibilidade e irresponsabilidade e no final todos( de cima para baixo) dizem AMEN

    ResponderEliminar
  18. Tudo pelo melhor

    neste Inverno descontente

    ResponderEliminar
  19. Luís,

    as ditaduras podem assumir muitas caras, muitos aspectos. Nós já passámos por uma que nem se encarregava de disfarçar. Esta, contudo, veio disfarçada e de forma gradual até se instalar em definitivo e retirarem, agora, a máscara.

    Estes também já nem se escondem por detrás de máscara alguma, e massacram todo um Povo à descarada.

    A hora, agora, é de acção. É hora do Povo tomar em mãos o seu próprio destino.
    Qualquer forma de luta que nos retire das garras destes ditadorzecos rascas é bem vinda.

    ResponderEliminar
  20. Mar Arável,

    esperemos que sim, que possamos ter tudo pelo melhor ... o quanto antes.

    ResponderEliminar
  21. Hoje, que aqui aqui cheguei, tenho andado nem sei por onde, baralhado de todo, vida danada, nem estou com muita vontade de escrever, apetecia-me era começar a martelar no teclado, e logo se via o que é que saía.
    P.
    O Henrique, saiu lá da Travessa, todo atravessado e barrou-me o caminho das minhas palavras.
    De modo que só me apetecia dizer que faço minhas todas as palavras dele, as que usou explicitamente e aquelas em que ele pensou, de certezinha absoluta, e, por falta de espaço, não verteu no seu ensejo.
    Mas é como vos digo/vos gostaria de ser capaz de dizer, Eduardo e companheiros desta jornada, ando todo baralhado/preocupadíssimo, já nem é tanto por mim mas pelos meus filhos e netos e todos os demais, aqueles fdp vão para a tv e para a rádio e para os jornais, hoje dizem uma coisa, amanhã dizem outra, a tentar dar lições de como é que se deve interpretar o espírito dos discursos destes tipos que "governam" agora, como se nós fossemos uma cambada de nabos, que eles cheios de floreados espinhados é que sabem aquilo que nós precisamos, amanhã ainda vai ser mais duro, só em 2015 é que as coisas vão melhorar, afinal ouviram mal, em 2013 as coisas já vão começar a melhorar, trabalhem lá mais umas horas, esqueçam que têm direito a viver, não há mais vida para além do trabalho, isso é só para quem muito bem entendermos, então não nos deram os vossos votos para nós os usarmos como muito bem entendermos?

    (:
    Se calhar teremos mas é que ir para a rua com uma outra sigla: FUV

    FUV - Famílias Unidas Vencerão
    É que se não fosse a força das famílias unidas, neste momento já não sei o que nos estaria a acontecer. Durante quanto tempo mais?

    ResponderEliminar
  22. Meu caro, aquele abraço! Vamos lutar por nós e pelos nossos com o máximo das nossas forças.

    ResponderEliminar
  23. Agora é que disseste tudo, meu querido Amigo! A ditadura chegou de fininho e instalou-se. Embora Portugal seja o campo de experiências no terreno, do Tavistock Institute, por isso somos os 1ºs da UE, graças ao réptil do Balsemão, como vês no meu blogue ela vai chegar para todos. E que feia ela é!!! Que revolta!
    Um abraço meu Amigo

    ResponderEliminar
  24. Que tal mandar o nosso querido para a Corei do Norte...Parece que lá há vaga:)

    ResponderEliminar
  25. Nunes : "durante quanto tempo mais ?"

    Para mim a resposta é simples :

    - Nem mais um segundo. Ontem já era tarde.

    Tudo na rua, sim. A força motriz dum País é o seu Povo trabalhador.
    Eu gostaria de saber que Governo aguentaria um País inetiro parado e na rua, em protesto ?
    Nenhum !
    O chavão "o Povo é quem mais ordena" não serve só, ou não deveria servir só, para gritar nas Manifs ou usar em cantigas.
    Não.
    O Povo é quem mais ordena é para levar à letra e à prática.

    Paremos todos. Façamos parar a produtividade dum País inteiro, e este Governo, ou qualquer outro que nos maltrate a este nível, cai em menos de 24 horas.

    ResponderEliminar
  26. Fada, a nova ditadura instalou-se de fininho, sim, mas também pode desinstalar-se de fininho, basta que alguns dos "Balsemões" sofram, aqui e ali, um "acidentezinho de percurso" que lhes "trave" os movimentos.

    ResponderEliminar
  27. M, parece que a sucessão dinástica por lá não deixa espaço para o nosso querido.

    E já viste o que se gastava em mandá-lo para lá ?
    É uma viagem muito longa e dispendiosa.

    Era bem mais barato e acertado mandá-lo para um "condomínio fechado" que há ali para os lados de Pinheiro da Cruz.

    ResponderEliminar
  28. Joshua, já não sei se devemos lutar por nós, se contra os "outros" ...

    Sendo os "outros", claro, aqueles que nos roubam diariamente.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo27/12/11

    Há uma caixa, onde ninguém do Governo, se atreveu a tocar, que é caixa das prostitutas, aqui vai uma modinha, à laia dos homens das pampas. Em tempos estive no Brasil, com o meu parente Domingos Faustino Correia, o comendador com a maior fortuna que algum português já teve no Brasil; com o meu parente João da Silva Machado, ia para as pampas da Argentina laçar todas as vacas, enquanto o Domingos laçava mais as vacas morenas, daí saiu esta cantiga:
    CHICOTE GAÚCHO
    O meu chicote gaúcho
    é um chicote de bolas
    e é um chicote de luxo
    com que fustigo tolas;
    -
    eu uso lá nas pampas
    pampas de Argentina
    e até serve de tampas
    a orifícios de menina!
    -
    é limpo e sem ter caca
    e a sua bola vermelha
    tanto bate a nova vaca
    como bate vaca velha!
    -
    e eu o levo pró rodeio
    para uma vitela laçar
    e o coloco num meio
    para a ver a consolar!
    -
    e se eu guardo o gado
    e me estoira a boiada
    eu o levo a todo lado
    e louco dá a trancada!
    -
    tenho uma vaca preta
    ai e uma vaca amarela
    o meu chicote decreta
    qual delas é mais bela!
    -
    tenho a vaca malhada
    qu'é uma vaca ratinha
    e p'lo chicote coitada
    ai ela fica danadinha!
    -
    e tenho um boi veado
    que gosta do chicote
    ai muito bem enfiado
    até estoirar o seu pote!
    -
    e à chicote maravilha
    como contigo eu corro
    e se apanho a novilha
    faço o sinal do Zorro!
    -
    Eugénio dos Santos

    ResponderEliminar
  30. Caro Eugénio, isto é que se pode considerar, fechar o post com comentário deo ouro !

    "Ganda" malha !

    Obrigado

    ResponderEliminar
  31. Partilho do seu desânimo.
    olhe, ao menos que o nosso clube nos dê alegrias.:)
    bom ano!

    ResponderEliminar