2 de janeiro de 2012

Nem tudo foi mau em 2011.

Foi assim em 2009, repetiu-se em 2010, e eis que em 2011 a tradição se manteve.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) continua, de forma única a nível nacional, a mostrar aos Almadenses em particular, e aos Portugueses em geral, que a gestão pública eficiente e com lucro é, mais que um desígnio, uma realidade.
Num ano de 2011 em que as dificuldades económicas e as restrições do Governo Central se fizeram sentir como nunca, a CMA dá, uma vez mais, um exemplo de como se devem gerir os dinheiros públicos de forma correcta e não descurando nunca o progresso e a melhoria da qualidade de vida da sua população.

Exemplos desses progressos e da melhoria da qualidade de vida em Almada são muitos, e já algumas vezes aqui os tenho referido.
O sucesso do Metro Sul do Tejo (apesar da vergonhosa campanha orquestrada para fazer crer o contrário);  a modernização dos SMAS, com ETAR's onde já se faz o aproveitamento do Biogás ali produzido, e com o aproveitamento das águas tratadas a serem usadas na limpeza das próprias ETAR's bem como da frota de veículos da CMA, promovendo com isso a poupança de consumo de água potável e consequente melhoria do ambiente no Concelho, são apenas alguns dos exemplos.

Mas também neste final de ano surgiu mais uma notícia que demonstra bem o bom trabalho que a CMA, em parceria com a UNL/FCT (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias), tem efectuado ao nível da melhoria do Ensino, da Investigação e da criação de Emprego no Concelho.
O Madan Parque foi considerado, num concurso internacional, o 3º melhor Parque Tecnológico do Mundo no ano de 2011, como aqui se comprova.

"Contra factos não há argumentos", costuma o Povo dizer do alto da sua sabedoria, e isso é bem verdade aqui em Almada.
Tenham os Portugueses consciência disso mesmo no dia em que são chamados a eleger os seus governantes, e outro Portugal teremos nós no futuro.

No entanto, e também como o diz o Povo, "não há bela sem senão".
Desafio os meus queridos seguidores/comentadores a mostrarem-me uma notícia, ou uma reportagem sobre estes temas que aqui apresento, que tenha passado num dos muitos Telejornais diários nas diversas televisões nacionais, ou mesmo, numa qualquer rádio deste país.
Não convém ao poder instalado, que comanda os "media", mostrar ao Povo Português que uma Câmara Comunista tem esta capacidade única de bem gerir. Isso é notório e é vergonhoso.
Peço-vos a todos que divulguem este meu Post o mais possível para que assim possamos, via Blogosfera, fazer um pouco do Serviço Publico que outros teimam em não fazer.

18 comentários:

  1. Para os média do grande capital estas são notícias para esconder bem escondidas...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Essas boas ilhas estão condenadas pelas águas turvas da omissão... como pode o poder democrático sobreviver à sanha que se avizinha?

    ResponderEliminar
  3. Fernando, por iso mesmo peço, mas peço mesmo de forma muito sincera, que divulguem o que aqui deixei, para que a informação possa ir chegando a cada vez mais pessoas, e que com isso possamos alertar e abrir mais mentalidades para esta realidade que muitos desconhecem.

    Há que informar, há que espalhar a sete ventos, que esta realidade existe. Que aqui não há demagogias nem propagandas, isto são factos, indesmentiveis, e que o Povo em geral precisa conhecer.

    Hoje em Almada, amanhã noutras cidades, um dia em Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Rogério, não será fácil, mas com coragem, determinação e espalhando, como fiz tanto no post como no comentário anterior, a verdade dos factos talvez consigamos alertar cada vez mais gente.

    Ora bolas, se uma mentira dita várias vezes passa a ser verdade, porque raio não poderá uma verdade dita várias vezes passar a ser "a" verdade ?

    ResponderEliminar
  5. Eduardamigo

    Fico muito satisfeito com o que (nos) dizes - e como tu sabes, não sou comunista. Mas, isso são outros quinhentos mal réis.

    Já há muito se sabe que a CMA é modelo a ser seguido - mas, infelizmente não é. Outro exemplo de boa gestão autárquica por comunista é o do meu Amigo Abílio Fernandes. E outros haverá, há, por certo.

    A gestão autárquica é de proximidade. Numa autarquia, a ligação entre os eleitores é mais próxima ou, pelo menos, devia ser. Nos dois casos em causa, os autarcas são bem o exemplo disso.

    Não puxando a brasa à minha sardinha, cito, por exemplo, Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco. Por isso, termino: não são os partidos os determinantes da boa gestão municipal; são os... gestores dos municípios. É o que acho.

    Abç

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de partilhar este artigo no Facebook mas não encontro forma de o fazer... mas, se calhar, ele já por lá anda...
    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  7. Henriqueamigo,

    mais aí também estou de acordo contigo, o que conta são as pessoas e as suas boas prátricas.
    E quando analisamos as coisas por esse prisma chega-se à conclusão que elas, as boas pessoas que executam boas práticas, estão mais concentradas num determinado partido que noutros !

    ResponderEliminar
  8. Maria João, eu de Facebook não "pesco" nada.
    Uso o FB como uma mera agenda e pouco mais.

    Se houver alguém que passe por aqui e que queira ajudar a Maria João, nós agradecemos, certo ?

    ResponderEliminar
  9. Olá Eduardo, por acaso ouvi a notícia no noticiário da Antena1... duas vezes no mesmo dia. Ainda me continuo a perguntar para que é que as pessoas têm televisão...

    Parabéns à Câmara de Almada, que não foi a única a fazer progressos, mas foi a melhor. A câmara de Resende baixa impostos pelo quarto ano consecutivo e a câmara de Montalegre fecha 2011 sem dívidas. Notícias pouco divulgadas... enfim.

    ResponderEliminar
  10. Mar Arável, a poesia ajuda, e muito, e podia ser solução, não fosse começarem a faltar as Ninfas !

    ResponderEliminar
  11. Fada,

    Iuupppiii ! passou na Antena 1 ?
    Também só mesmo aí, que ainda é, quanto a mim, a estação de rádio que melhor serviço público presta.

    De facto a CMA não foi a única a fazer progressos, aliás, não fosse a excelência do trabalho do Poder Local nalgumas zonas deste País e muito pior estaríamos nós.
    No que foi única, e na sequência de anos em que apresenta contas ao dia, sem dívidas e com uma execução orçamental acima dos 90%.
    Aí, é única !

    ResponderEliminar
  12. Amigo Eduardo,

    Deixo-te aqui votos de um Bom Ano e de que estas boas práticas se multipliquem.

    Um grande abraço,

    ResponderEliminar
  13. ... já nem me lembrava desta bolinha azul!

    ResponderEliminar
  14. Amigo Paulo, que saudades !

    Bom ano também para ti, e que de facto possamos ver as boas práticas serem multiplicadas.

    Então e já não blogas nada ?

    ResponderEliminar
  15. Eduardito,

    Sei que inveja é um sentimento muito feio, mas nem imaginas o quanto te/vos invejo.
    Aqui para os meus lados lembraram-se de esventrar as ruas todas alegando haver necessidade de substituir as tubagens de distribuição da água.
    Este argumento não convence ninguém uma vez que não houve mais construção, logo, a alegada falta de pressão não se justifica.

    Pois!...
    Não quero ser mal intencionada, mas...?

    É bom saber que ainda há Câmaras (poucas) que funcionam bem.
    Como diz o outro: "aleluia"!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia amigo e votos de um bom ano 2012.

    Gosto de ler os teus escritos. Simples directos e nada de floreados de perder tempo.
    Já tinha algumas informações do muito que por aí se tem feito. Parabéns a toda a equipa.

    Lamento que esse bom exemplo não seja seguido de norte a sul do país. Infelizmente perdem-se em guerras de políticas vazias entre afirmações partidárias sem apresentarem soluções para os graves problemas do município e pior ainda será a vontade de nada querer fazer.

    Parabéns e que esse espírito de partilha, de trabalho de vontade de fazer mais e melhor se mantenha e dê sempre os melhores resultados.

    Sabes que às vezes a melhor publicidade é o trabalho feito e não a informação que a TV compra e com ela massacra os ouvintes.

    ResponderEliminar
  17. Teresinha, como já aqui foi dito em diversos comentários, há algumas Câmaras que têm efectuado excelentes trabalhos.
    São poucas ?
    Sim, a meu ver são.
    Mas ainda assim continuo a achar que, não fora o trabalho em prol das populações que o poder local tem efectuado ao longo dos últimos trinta e tal anos, e muito diferente, para bem pior, seria este nosso Portugal.

    Como é óbvio, não por bairrsimo, nem por cegueira partidária, mas sim pela constância de excelência no trabalho feito, parece-me da mais elementar justiça enaltecer e parabenizar o trabalho feito pela Câmara de Almada, que sendo um trabalho colectivo, não pode deixar de ser realçado o papel da Sra. Presidente, Maria Emílai Sousa, que está no último mandato e que muitas saudades deixará a todos nós.

    ResponderEliminar
  18. Amigo Luís, vou-me esforçando por escrever menos mal e tentando sempre ser, de facto, conciso, o que me é muito difícil.
    Apetece-me sempre dizer tanto ...

    Tens toda a razão, este é um exemplo que devia fazer escola, de norte a sul do país.

    Quanto à publicidade, eu gostava que, de facto, a melhor publicidade fosse a obra feita, e até o é, mas apenas para as mentes mais informadas e menos infulenciaveis, porque com as demais, que acabam por ser a maioria, o poder da Televisão é esmagador e formatador único de opinião.

    ResponderEliminar