15 de janeiro de 2012

Patuá de Macau.

Várias vezes me tenho pronunciado sobre a relação única que Portugal tem, enquanto Estado Membro da UE, com a mais emergente e possante economia mundial, a China.
E Portugal poderá, e deverá, disso tirar proveito de duas formas distintas. Primeiro, e mais importante, mantendo e se possível cimentando ainda mais o bom relacionamento, que dura há séculos, entre os dois países, depois, tornando-se no interlocutor Europeu de excelência nas relações politicas e comerciais que, inevitavelmente, serão cada vez maiores entre a UE e a China, reforçando e engrandecendo dessa forma o nosso papel dentro da própria UE.

A história não se apaga, e a nossa presença em Macau, que tão esquecida e negligenciada tem sido pelos nossos governantes, e que durou até há bem pouco tempo atrás (20 de Dezembro de 1999), deixou marcas únicas na vida e na forma de estar daquele povo.
De uma forma descontraída, mas ainda assim bem reveladora daquilo que acabo de dizer, aqui vos deixo este vídeo bem engraçado, onde fica provado que até ao nível da língua a nossa presença deixou marcas bem profundas e unificadoras com o povo Chinês.

O Patuá de Macau :



4 comentários:

  1. DE facto, andam por ali grandes pedaços de Portugal...

    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Eduardamigo

    Das vezes, bastantes, em que estive em Macau, apenas por uns dias, nunca aprendi uma palavra que fosse do patuá. E eu que gosto tanto de línguas (leia-se idiomas, grandecíssimos safados!...)

    Deu borem korum - Deus te dê o obrigado. Ou seja, muito obrigado em concanim... Deixámos muito por muitos lados. A colonização portuguesa (existiu, não haja dúvidas) teve um cariz muito particular: passou pela cama. Eu que o diga pois fui colonizado por uma... goesa.

    Alembra-te de mim quando eu estiver por lá, a áuga do mar está a 27º centímetros, ops, centígrados. E a mini-lembrança seguirá, apanhando o pombo correio (que leva na anilha) das 18:47

    Abç

    ResponderEliminar
  3. Pois andam, Fernando, andam por ali grandes pedaços do passado, e o que era bom era que pudessem andar ainda muitos mais, mas do presente e do futuro.
    Era bom que incentivássemos e facilitássemos ao máximo as possibilidades de exportação para o mercado Chinês e que fossemos assim deixando lá mais pedaços de Portugal.

    ResponderEliminar
  4. Henriqueamigo,

    não me fales nessa água quentinha !!! ai ai ai

    Goza bem tudo isso.

    Abraço

    ResponderEliminar