10 de janeiro de 2012

Quem "parte" paga !

Assim à primeira vista, quando li esta notícia que dava conta duma situação em que um empregado duma empresa de segurança havia sido obrigado a pagar o valor dum furto ocorrido durante o seu turno, achei que se tratava duma grande e inqualificável injustiça.
Depois, analisando bem a questão sob todas as perspectivas, pus em causa essa minha primeira impressão e cheguei à conclusão que, o que tem faltado a este país é precisamente que esta medida seja disseminada de forma geral, de alto a baixo, dum lado ao outro, de forma totalmente transversal à nossa sociedade.

O que fizeram ao Sr. Segurança, que por falha profissional lesou a loja onde prestava serviço, é o mesmo que teria de ser feito ao Sr.Administrador, ou ao Sr. Presidente, ou ao Sr. Patrão de qualquer empresa em Portugal que, por erro, incúria, incapacidade profissional, ou mesmo pura pulhice, causasse graves prejuízos à empresa, levando a mesma, muitas vezes, à falência.
Ou seja, esse Sr. Administrador, ou Sr. Presidente ou Sr. Patrão, deveria ser obrigado a pagar do seu próprio bolso o valor correspondente ao prejuízo por si causado.

E se quisermos ir mais longe e almejarmos um país verdadeiramente justo e com reais possibilidades de futuro, apliquemos a mesma pena agora aplicada ao Sr. Segurança a todos aqueles que ocupam cargos políticos de governação.
Aí sim, aí a justiça seria completa, e seguramente passaríamos a ter um elenco político menor mas composto, apenas, por aqueles que têm da política a sua visão acertada e não aquilo a que temos assistido ao longo dos últimos 35 anos.

8 comentários:

  1. (este homem é um sonhador...)

    Claro que estou a falar de si.

    ResponderEliminar
  2. Eduardamigo

    Esqueceste-te das gotas. Toma-as, que isso passa-te.

    Daqui a oito dias livras-te da minha odiosa presença. Parabéns.

    Abç

    ResponderEliminar
  3. Rogério, "eles não sabem que o sonho é uma constante da vida ..."

    ResponderEliminar
  4. Henriqueamigo, gotas ?
    Só se fossem já umas gotas de bom Tinto Alentejano pela manhã, com um "fascôto" de pão e umas rodelas de linguiça.

    Ai é ? estás de abalada ?
    Goa ?
    E voltas ? ou ficas-te pelas Índias ?

    ResponderEliminar
  5. Só que , desgraçadamente, a Justiça só se aplica a quem não tem poder económico ou putro para a iludir. É com a carga fiscal, aliás.E os sacrificios. E.... e...

    Bom dia

    ResponderEliminar
  6. Era cá uma razia!...


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Olá São, bem vinda aqui a este "cantinho".

    É a tal justiça dos pobres e a (in)justiça dos ricos.

    Sacrifício maior, para mim, é continuar(mos) a sofrer na pele o erro crasso que os Portugueses têm cometido sempre que chamados a votar.
    Será que não ia já sendo tempo de mudar ?

    ResponderEliminar
  8. Fernando, era a chamada "limpeza de balneário" !

    ResponderEliminar