6 de setembro de 2010

Pouca "Visão".

O director executivo da revista Visão, Filipe Luís, foi ontem convidado na SIC Notícias a pronunciar-se sobre o discurso proferido por Jerónimo de Sousa, no comício de encerramento da festa do Avante.
Segundo Filipe Luís, o discurso de Jerónimo pecou por ser demasiado extenso e disperso sobre demasiados temas.
Mas logo de seguida, talvez baralhado pelas luzes do estúdio, Filipe Luís afirmou que faltou, por exemplo, que Jerónimo de Sousa se pronunciasse sobre a condenação à morte por lapidação da mulher Iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani, deixando implícito nas palavras e no tom a ideia de que o PCP estaria de acordo com esta barbaridade.
O que Filipe Luís fez, ou tentou fazer, e nisso não está sozinho como bem sabemos, é tentar passar uma mensagem eivada de mentira, de maldade e de propaganda política anti-esquerdista. Para um director  executivo duma revista com a tiragem da Visão, essa postura só lhe fica mal, muito mal. Mas por outro lado entende-se, basta não nos esquecermos que a revista Visão faz parte do Grupo Impresa, cujo Presidente todos sabemos quem é.
O Sr. Filipe Luís ouviu, por acaso, algum membro do PCP apoiar a pena de morte por lapidação, seja no Irão ou noutro qualquer ponto do planeta ?
O Sr. Filipe Luís achará, por acaso, que o actual Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad é Comunista, ou mesmo filiado no PCP ?
Saberá o Sr. Filipe Luís, por acaso, que as duas facções políticas que lutam pelo poder no actual Irão são, por um lado os Conservadores, por outro os Reformistas, e que as diferenças substanciais entre eles se fazem, não tanto pelas ideologias de Esquerda ou de Direita, mas sim por questões eminentemente religiosas ?
Eu acredito, sinceramente, que o Sr. Filipe Luís é capaz de saber tudo isto, ou pelo menos devia, mas o que ele tentou e tenta fazer é passar uma imagem demoníaca da Esquerda Portuguesa, nomeadamente do PCP, na vã esperança de ainda tentar convencer alguns espíritos mais incautos, de que os Comunistas comem criancinhas ao pequeno almoço.
Mas para ele só tenho uma resposta :

- Olhe que não Sr. Doutor, olhe que não !

2 comentários:

  1. Mas olhe que eu já ouvi o Bernardino Soares congralutar-se com certos regimes ditatoriais...

    ResponderEliminar
  2. Não digo que não Dylan.
    Neste caso em particular, do Filipe Luís, fiquei danado com a forma maliciosa como ele foi buscar o assunto da Sra. Iraniana e tentou colar isso ao PCP.

    Aliás, deixe-me até esclarecer aqui que, também eu não gosto nada de ouvir alguns discursos de "cegueira esquerdista" que tentam "limpar" a imagem de alguns líderes políticos com práticas ditaturiais apenas porque eles são de esquerda.
    Um ditador é, para mim, um indíviduo que chega e/ou se mantém no poder sem se sujeitar ao sufrágio, e que castiga, também pelo poder quem se lhe opõe. E assim sendo tão ditador é para mim um Hitler ou um Mussolini, como o é um Kim Jong-il.
    Esquerdista sim, mas acima de tudo coerente ... pelo menos tento !

    ResponderEliminar