29 de outubro de 2010

Bruxedos importados.

Não querendo parecer um ultra-conservador, até porque na realidade estou longe de o ser, confesso que me faz uma certa, para não dizer muita, urticaria, verificar a forma como as nossas novas gerações são vítimas de perniciosos processos de aculturação sem que, por parte da esmagadora maioria das famílias, das Escolas e da sociedade em geral, se faça o que quer que seja para se proteger a nossa verdadeira cultura, os nossos usos e os nossos costumes.
Nos últimos anos, por esta altura, tem sido cada vez maior o número de crianças que vejo vestidinhas de Bruxas, ou com outros fatos alusivos ao Halloween. E atenção, é que os miúdos já nem dizem Dia das Bruxas, usam mesmo o termo em Inglês.
Ora vamos lá ver se nos entendemos, eu nada tenho contra os feriados, contra as festas, contra os usos e costumes doutros povos, doutros países, antes pelo contrário, sempre gostei de conhecer e de contactar com outras pessoas, com outras culturas. Mas quando se trata de tradições, eles têm as deles, nós temos as nossas.
O Dia das Bruxas, vulgo Halloween, é uma tradição cultural dos países Anglo-Saxónicos que nos tem entrado porta dentro pela inevitável televisão. Como a esmagadora maioria dos desenhos animados que passam na televisão são "Made in USA", as crianças, que são como esponjas quando se trata de absorver novas informações, acabam por aderir a esta festa como se a mesma fizesse parte da nossa cultura.
Cabe-nos a nós, Pais, Educadores, Professores, explicar que esta é uma tradição de outros países, de outros povos e que a mesma não faz parte das "nossas festas".
Mas ao invés, é cada vez mais frequente ver as crianças, em especial nos infantários, desenvolverem trabalhos e actividades com vista à celebração do tal Halloween.
Dir-me-ão que não faz mal nenhum as crianças brincarem ao Dia das Bruxas.
E eu direi que de facto não faz, não as magoa, não vem daí perigo imediato para elas, o perigo, esse vem a longo prazo, porque um Povo que se deixe aculturar desta forma é um Povo descaracterizado que tende a esquecer o seu passado. E um Povo que não se lembre do seu passado, é um Povo sem futuro.
Nesta data, o que nós sempre tivémos e deveríamos continuar a ter cá em Portugal, è a celebração do Dia de Todos os Santos, ou de Finados.
Nesse dia, as crianças saiam à rua logo pela manhã, e iam de porta em porta pedir "santinhos ou bolinhos" pela alma dos que já partiram.
Expliquem isto às vossas crianças, incentivem-nas a aderir a esta festa, a esta tradição, independentemente das questões religiosas que estão na origem da mesma (O Natal também é uma festa religiosa e mesmo os não crentes, onde eu me incluo, o festejam, certo ?), e ensinem-nas a ter prazer na sua própria cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário