11 de outubro de 2010

Será o Homem assim tão inteligente ?

Muitas vezes me tenho questionado sobre a verdadeira inteligência humana. É um facto que a evolução tecnológica a que temos assistido é algo verdadeiramente demonstrativo de quão capaz o Homem é, em termos de inteligência, mas depois há situações que me levam a pensar o contrário.
Repare-se, por exemplo, na questão das energias. O Homem com certeza que ligou o "complicómetro" nesta matéria.
Para produzir energia o Homem deu-se ao trabalho de descobrir uma matéria prima, o petróleo, que se encontra a metros e metros de profundidade, que precisa de uma tecnologia elaboradíssima para de lá ser retirado,  que depois precisa de ser transportado por complicados meios de transporte para umas não menos complexas refinarias, onde, por meio de elaborados processos químicos e de fabricação consegue então produzir gasolina, gasóleo e outros afins.
Só agora, depois de começar a verificar que essa mesma energia á a causadora da destruição do meio ambiente é que o Homem começou a canalizar a sua inteligência para energias alternativas, sendo que, algumas delas, como são o caso da energia solar e da energia eólica, são bastante menos complexas e as suas matérias primas sempre estiveram ao dispor do Homem.

E agora, com a situação dos 33 mineiros Chilenos que se encontram soterrados há mais de 2 meses, as minhas dúvidas sobre a inteligência Humana foram novamente acicatadas.
Que raio de inteligência é a nossa, que nos meados do Sec XIX foi capaz de fazer perfurações no solo para de lá extrair petróleo, e agora, em pleno Séc. XXI  levamos 3 meses para retirar duma mina, a uma ridícula profundidade de 625 metros, 33 pessoas que lá ficaram encurraladas ?

Dá que pensar, não dá ?

6 comentários:

  1. Por outro lado, consegue alimentar, comunicar,..., nas condições que todos conhecemos.
    Notável.

    ResponderEliminar
  2. Com certeza que somos inteligentes, mas não o suficiente para evitarmos este tipo de situação, a pergunta é "Porquê ?"

    Com certeza é muito mais difícil extrair petróleo que se encontra a uma profundidade enorme do que virar as nossas atenções para o Sol e para o vento que todos os dias batem na nossa cara, mas existem interesses demasiado grandes para que nós possamos evitar estes acontecimentos.
    Seria muito mais fácil se todos os carros fossem eléctricos, mas não rende muito mais aos "manda-chuvas" vender petróleo?

    ResponderEliminar
  3. Parece que me quiseste baralhar as ideias.
    Sem querer andei atrás do teu raciocínio, mas depois .... Nós complicamos as coisas fáceis.
    É verdade mas nem todos temos ideias luminosas.
    A questão das energias é um tema e a questão do petróleo é outro tema.

    Os homens no fundo da mina é um dilema.
    Graças a Deus que já vêm a caminho.

    ResponderEliminar
  4. Bem observado Paulo, esse exmplo que dás é de facto notável, por um lado já temos "gadgets" altamente evoluidos que permitem comunicar e alimentar os mineiros, por outro, andamos há séculos a vasculhar as entranhas da terra e ainda ninguém se lembrou que deviam ter investido "inteligência" em sistemas de resgate para situações destas.
    Perdemo-nos no acessório, e esquecemo-nos do essêncial !

    ResponderEliminar
  5. Ora aí está Miguel, tocaste na ferida !
    O que move esta gente é o dinheiro, e não o bem estar, o progresso sustentado e a preservação do meio ambiente.

    ResponderEliminar
  6. Luís, são de facto questões diferentes, mas usei a questão das energias como perlúdio para enfatizr o facto de, como bem dizes, sermos um bocado complicados.

    ResponderEliminar