26 de abril de 2011

A longa ressaca de Abril.

Na ressaca de mais um dia de comemorações do 25 de Abril, parece-me inevitável a analogia entre um dia de festa seguido dum horroroso dia de ressaca, com aquilo que tem sido a vida em Portugal ao longo dos últimos 37 anos.
Portugal teve fortes motivos de festa quando, no dia 25 de Abril de 1974, os Capitães de Abril levaram a cabo uma operação militar que culminou com a queda do regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano.
O Povo saiu à rua, louco, efusivo e incrédulo. A festa foi grande, assim como grande foi a "bebedeira" da Liberdade.
Como sempre, depois dum dia de festa segue-se o dia de ressaca, e o pior, nesta nossa história, é que o nosso dia 26 de Abril de 1974, o da ressaca, perdura até hoje.
É o mais longo dia de ressaca da história Portuguesa, e até, quem sabe, da história Mundial.
O Povo Português viveu numa abstinência forçada de liberdade, de democracia e de progresso durante 41 anos.
Quando, no dia 25 de Abril de 1974, lhes foram servidas doses industriais de liberdade e de democracia e com elas, doses ainda maiores de promessas de progresso e de melhoria das condições de vida, o Povo, obviamente, aceitou-as de braços abertos e bebeu-as e bebeu-as e bebeu-as ...
Bebeu de tal forma, que se tem mantido ébrio ao longo destes 37 anos.
Os Srs. que têm mandado na "taberna", sempre que se aproximam alturas de chamar o Povo a votar, têm continuado a servir "copos 3" de borla, prometendo os possíveis e os impossíveis, de forma a manter devidamente etilizado este pobre Povo.
Passados que estão 37 anos, ou seja, praticamente 4 décadas, tantas quantas aquelas em que Portugal viveu subjugado ao poder da ditadura, penso que é chegada a hora de acabarmos com a ressaca.
Os Portugueses têm, obrigatoriamente, de se manter sóbrios e muito atentos até ao próximo dia 5 de Junho, altura em que serão chamados a eleger novo Governo.
Até lá, muitas vão ser as borlas de "copos 3" que nos vão oferecer, mas o Povo tem de as rejeitar, tem de manter a sobriedade e tem acabar de vez com esta maldita ressaca que dura desde o dia 26 de Abril de 1974.

25 de Abril foi, é, e há de continuar a ser, um dia lindo e onde podemos e devemos comemorar.
O dia 26 de Abril foi de ressaca, sim senhor, mas já dura há demasiado tempo.
Façamos dos dias que se seguem, os dias que todos merecemos, os dias de verdadeira e efectiva liberdade, democracia e progresso, sendo para tal essencial que no próximo dia 5 de Junho, todos juntos, saibamos escolher correctamente o futuro que merecemos.

Votar PCP,  é votar Portugal !

45 comentários:

  1. hummm bem, como há liberdade de expressão cada um expressa o seu voto consoante a sua ideologia.
    kis .=)

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, obrigado pela visita, Avogi.
    É verdade, temos de facto liberdade de expressão e podemos expressar o nosso voto consoante o nosso pensamento e/ou ideologia.
    Foi uma das conquistas de Abril.

    E no presente momento, até lhe digo que não é mandatório que se escolha o voto de acordo com a ideologia, mas sim de acordo com a razão e o bom senso.
    E, digo eu, o bom senso manda que sobretudo não se vote naqueles que durante 35 anos nos têm desgovernado.

    ResponderEliminar
  3. Tem toda a razão

    é preciso resistir
    a canalha anda à solta

    ResponderEliminar
  4. Mar Arável,

    o "outro" durou 41 anos e estes já cá andam à solta (usando a sua expressão) há 37 anos.
    Não podemos permitir que estes durem tanto quanto o "outro", até porque, ao ritmo a que estes nos têm devorado, acredito que se os deixarmos cá andar mais 4 anos (e aí estaríamos novamente com um ciclo de 41 anos de má governação), Portugal e os Portugueses já não terão forma de se reerguer enquanto Nação.

    E não podemos permitir que quase 900 anos de Nação sejam assim jogados para o lixo por esta cambada de corruptos e incompetentes.

    ResponderEliminar
  5. Meu querido Eduardo, com que energia pugna pelas suas crenças e que bem que o faz!
    A Liberdade é tão necessária, um bem precioso que é preciso reaprender a viver!
    Saibamos, ppois, valer devidamente, o 25 de Abril. Agora, mais do que nunca, num equilíbrio necessário, num governo sóbrio e justo que sabiamente seja capaz de velar por um Portugal afogado "em copos de três" (gostei desta sua linguagem metafórica!).
    Obrigada pelo seu comentário no meu blog. Fiquei muito sensibilizada, como sempre. Jinhos grandes.

    ResponderEliminar
  6. Respeito quem luta por aquilo em quem acredita. Independentemente das suas convicções:)

    ResponderEliminar
  7. Querida "Banalidades", ainda bem que gostou do texto.
    Como eu costumo dizer, Abril está feito, vamos lá agora fazer Maio, Junho, Julho ...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. M. ai de ti que não respeitasses ! dava cabo de ti ! ehehehe

    ResponderEliminar
  9. Eduardo,

    Já afirmei várias vezes - e reitero essa postura -, nunca fui filiada em nenhum partido, nunca gostei da política e dos politicos de carreira, ainda menos.
    Mas chegados que estamos a este desnorte, a este "Deus nos acuda", caro Eduardo, venha o partidinho que vier, se tiver a arte e engenho de nos tirar desta "ressaca" será bem vindo.
    PCP, achas?
    Repara, não estou a pôr em dúvida e estou absolutamente à vontade, mas...?
    Mas onde estão as alternativas?
    Não sei, e acredita que estou a ser o mais honesta possível!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Ora vamos lá a ver Eduardo, querido amigo!
    O melhor de tudo isto é realmente a tua transparência, coisa rara hoje em dia! Parabéns!
    Agora vamos lá ao PCP. Eu vou votar esquerda, provávelmente, mas sinceramente... mesmo gostando da postura de Jerónimo, penso que a esquerda não quer governar... eles querem é ir na popa, relaxados, enquanto os mesmos de sempre vão à proa. Isso é evidente porque não se dão sequer ao trabalho de fazer uma coligação à esquerda do bloco Central, para o derrubar. Depois eles sabem que se pusessem as políticas que apregoam em prática... o investimento dava todo `"soleta" que era uma desgraça. Eu não digo só o estrangeiro, que esse já foi há muito, mas falo do português mesmo. Será que estou errada?
    Podem vir dizer que se não encontraram com a tróica, porque não estão de acordo e não foram quem a chamou, mas no mínimo deviam fazer um esforço neste momento crucial e zelar pelo bem dos mais desprotegidos, sem dúvida. Foram lá os Sindicatos, que em Portugal são do mais impostor que há. Como não havia quem defendesse a generalidade dos consumidores a tróica, chama a DECO! Ou é de mim, ou anda tudo a tocar cavaquinho pelas bandas da Esquerda!
    Como encontrei esta denuncia no blogue de Garcia Pereira que passo a transcrever:

    " Respondendo à pergunta do título, diria que é Estado patrão e Estado criminoso!
    O Estado é o maior Empregador e simultaneamente, incumpridor da Lei fundamental do país que é Constituição da Republica Portuguesa. Neste contexto, estou a referir-me nomeadamente, à redução remuneratória dos Trabalhadores da função pública, mas não só. Existem Trabalhadores a quem a tutela não lhes reconhece direitos, mas apenas obrigações. São os sobejamente conhecidos “falsos recibos verdes”, a quem o Estado português pretende aplicar no período compreendido entre 01 de Janeiro e 04 de Abril de 2011, a redução “remuneratória” nos termos previstos na Lei nº 55-A/2010 de 31 de Dezembro, equiparando-os a funcionários públicos. Por outro lado, a partir daquela data pretende aplicar a redução de 10% ao total dos contratos. Esta última versão (redução de 10%), foi sustentada por uma informação datada do passado dia 04 de Abril, do CD do IEFP. Isto é a mais pura fraude, deliberada e desesperadamente cometida pelo Estado, contra os Trabalhadores, que prestam um serviço continuado com funções diversas, desde há mais de 10 anos.
    Este procedimento, veiculado pelo Estado português, configura a prática dos crimes, de abuso de confiança e de abuso de poder, ao impor sem qualquer legitimidade, o pagamento de um imposto, que não está tipificado na Lei, violando assim os mais elementares princípios consignados no artigo nº 103º da Constituição, bem como os princípios da legalidade, justiça, e da boa fé. Acresce, que relativamente a toda esta temática, desconhece-se qual a finalidade destes montantes, que descaradamente nos querem extorquir.

    ResponderEliminar
  11. Continuação: Como diz o Professor Garcia Pereira, tem de se saber exactamente o quê, a quem e porquê se deve. Eis a questão!
    Na minha modesta opinião, não será, nem Sócrates, nem Passos Coelho, nem outro qualquer partido representado no Parlamento, que irá mudar o actual estado para o qual o país foi conduzido. O que na verdade falta e muito, à classe política, é Honestidade, Seriedade, Credibilidade e o Sentido de Justiça.
    Há poucos dias, os partidos votaram, por unanimidade, um novo estatuto para os funcionários da Assembleia da República, que consagra regalias únicas para aqueles trabalhadores, que não são extensíveis aos restantes funcionários públicos. Progressão nas carreiras, remuneração-base a que acresce uma remuneração suplementar que pode ser constituída por abonos e subsídios. Estes subsídios são atribuídos por mero despacho do presidente da AR e conta para efeitos de aposentação.
    É precisamente neste último ponto, que reside o efeito desejado: A “corrida” para uma pensão/reforma choruda, bem como a vencimentos escandalosos, acrescidos de outras subvenções igualmente apetecíveis, face a meia dúzia de anos de incompetência comprovada na função.
    Note-se que este novo estatuto foi aprovado por UNANIMIDADE. Onde está a diferença, entre aqueles que se dizem de ideologias políticas diferentes ??? Não existem diferenças. A ganância, como pecado mortal, devia de facto matar (em sentido figurado), pois esta classe política, não defende os interesses colectivos, apenas os individuais. As suas prioridades são estabelecidas em prol dos seus próprios interesses, ainda que sob o compromisso da defesa dos interesses nacionais, que os correspondentes cargos implicam.
    Quero acreditar que a Humanidade vai conseguir continuar a encontrar soluções para estes e outros problemas, com os quais se confrontam. Contudo, as soluções passam pela revogação de todos os “direitos” destas personagens, pela criminalização de gestão danosa, pelo fim do compadrio, corrupção e facilitismos. Acredito que ainda existem pessoas com mérito, capazes de desempenhar exemplarmente, os cargos necessários para formação de um governo sério e justo. Contudo, não são esses que têm tido assento na AR, no governo nem na figura de PR."

    Junta agora a Lei do Financiameno dos Partidos, as cartas que o Dr. Garcia P. enviou aos 5 representantes dos Partidos com assento parlamentar, porque os restantes Partidos Políticos, (por falar nisso, sabes quantos são e quais são?), são desconhecidos do público e não têm DIREITO a tempo de antena e diz-me que anda a Esquerda a fazer...

    ResponderEliminar
  12. Teresa, não gostar de política é quase uma idiossincrasia nacional, e isso deve-se à baixa qualidade de políticos que temos tido, que passam uma má imagem do que é fazer política.
    Entendo-te perfeitamente, e reconheço que durante muito tempo também me deixei levar por esse tipo de sensação.
    Hoje, já penso de outra foram, a política não é necessariamente uma coisa má. Maus têm sido a generalidade dos políticos que temos tido.
    Penso que urge que todos possamos ter esta diferença bem presente nas nossas mentes para dessa forma não fugirmos como temos fugido de exercer o direito, e o dever, de votar.

    Falas em políticos de carreira, e de facto olhando para as mais altas figuras dos partidos na actualidade constatamos que Passos Coelho e Sócrates são o estereótipo disso mesmo. Nasceram nas "J's" por lá se foram agarrando à politiquice, e pouco à política e chegaram onde chegaram. Portas, enfim, ainda andou por aí a fazerf de jornalista, mas ninguém me tira da ideia que esteve sempre de olho na "tachice política".
    Restam Louçã e Jerónimo. O primeiro foi sempre um brilhante Académico na área da Economia, o segundo não creio que tenha sido político de carreira a malhar no ferro nas Metalurgicas por onde passou.

    Mas, mais uma vez, nem me chocaria muito que fossemos governados por um político de carreira, desde que ele fizesse de facto boa política e não aquilo que a que temos estado submetidos.

    Antes que comecem a pensar que eu me ando a candidatar a algum cargo político, o melhor é esclarecer que sou, há já 20 anos, Analista Programador e que é dessa forma que ganho a vidinha. O que eu acho é que não podemos generalizar e dizer "são todos iguais", porque não são Teresa, acredita que não são.

    Perguntas-me por alternativas ?
    Eu já apontei a minha. Respeito que tenha outras, mas não posso deixar de achar que estão errados.

    Olha ! estou a escrever-te isto e a ver as notícias onde acabaram de informar que o PCP é quem menos vai gastar na campanha eleitoral.
    Como diria o outro "à mulher de César não lhe basta ser séria"

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Fada, minha boa amiga, deixa-me cá ver se te consigo responder de forma telegráfica mas ainda assim esclarecedora.

    "...eles querem é ir na popa, relaxados..."
    Quem ? o PCP ?
    Não brinques, Fada. Há lá quem "arranhe mais que os miltantes e os próprios dirigentes Comunistas ? quando chega a hora das campanhas, quando se trata de montar uma festa como a do Avante, quem é que pensar que anda lá a "arranhar" ?
    Olha que aquilo é gente de muito trabalho e que não vira a cara à luta.

    "...não se dão sequer ao trabalho de fazer uma coligação à esquerda do bloco Central, para o derrubar..."
    Se calhar isso já esteve mais longe de acontecer, mas ainda assim já reparaste que os 2 partidos juntos dificilmente chegam aos 20%, e que caso façam uma coligação esse valor é capaz ainda de baixar porque essa coligação poderá não cair bem junto duma fatia considerável de quem vota nos 2 partidos.
    Mais vale não se coligarem antes, mas acertarem as agulhas depois.

    "...Depois eles sabem que se pusessem as políticas que apregoam em prática... o investimento dava todo `"soleta" que era uma desgraça..."
    Mas afinal querias o quê ? que o PCP defendesse o sistema Capitalista ou mesmo Neo-Liberal, era ?
    Isso é a mesma coisa que pedir a um Muçulmano que reze um Pai Nosso.

    "...Podem vir dizer que se não encontraram com a tróica, porque não estão de acordo e não foram quem a chamou, mas no mínimo deviam fazer um esforço neste momento crucial e zelar pelo bem dos mais desprotegidos, sem dúvida..."
    Ontem o Jerónimo explicou bem essa questão. Reunir com a Troika era legitimar uma ilegalidade de todo o tamanho. Não posso estar mais de acordo com a postura do PCP neste aspecto.

    "...Foram lá os Sindicatos, que em Portugal são do mais impostor que há..."
    Se estiveres a falar da UGT, subscrevo a tua opinião. Já quanto à CGTP estás redondamente enganada. E sei o que digo nesta matéria.

    Quanto ao resto, trata-se de uma opinião do Dr. Garcia Pereira, que respeito, e com quem concordo aqui e ali, mas que não me motiva a fazer qualquer comentário.
    Sabes Fada, a esquerda que o Dr.Garcia Pereira defende, extremista e conflituosa e que concheceu a sua maior expressão em partidos como o PCTP-MRRP e a UDP, não é a esquerda que defendo.
    Foram arruaceiros desses (desculpa-me a crueza do termo mas sabe que não sou politicamente correcto) que ajudaram a criar mitos como aquele de que os Comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço.
    Prestaram um mau serviço à esquerda nacional e descredibilizaram em demasia, tendo com isso prejudicado todos os Portugueses, que por causa disso criaram preconceitos com a esquerda.

    ResponderEliminar
  14. Pois Eduardo... o resto do comentário, o que transcrevi, não é do Dr. Garcia Pereira, mas de um comentador no seu blogue. Quanto ás minhas perguntas espero mesmo que tenhas razão, é que mesmo que votasse no Dr. Garcia, pois se o fizesse seria pela pessoa e não pelo Partido em si, o MRPP,(olha foi lá que o Durão apareceu a seguir ao 25 de Abril) só contava para estatísticas... não sou de Lisboa, logo... não conta. É o maldito Sistema. Cá vota-se em listas e siglas e não em pessoas.
    Ficaram muitas "perguntas" por responder... o comentário transcrito não é opinião, são factos.
    Gostaria de saber onde é que foi arruaceiro o Dr. Garcia Pereira... aliás só o vi uma vez na TV, Gato Fedorento e foi dos que melhor prestação deu! Se fosse para a Assembleia não era mau de todo...
    Daria para discutirmos muiiiito tempo, bastava que me explicasses o Financiamento dos Partidos, mas... tá ruím...
    De qualquer forma e já to tinha dito em particular que gosto do Jerónimo... do mal o menos e terá o meu voto. Só espero que tenha votos para desancar ainda mais os cara-pálidas, como sempre fez. Quanto aos preconceitos com a Esquerda, penso que vem dos Gulags no tempo do Muro de Berlim e não por causa de um pequeno partido nacional. Olha onde foi dar o arruaceiro do Durãozinho!
    Tu a escrever... não brincas em serviço! Fónix! :)

    ResponderEliminar
  15. «Reunir com a Troika era legitimar uma ilegalidade de todo o tamanho»

    Não consigo perceber onde é que está a ilegalidade, Eduardo.
    Além de ser membro fundador do FMI, e continuar associado, Portugal é parte integrante da UE e o BdP tem uma quotazita no BCE.
    Mas o que verdadeiramente importa é saber como resolver o problema. Não pagar aos credores?
    Não pagar o que importamos (petróleo, Cereais, ...) e fazer com que ninguém nos forneça mais nada e parar a economia?
    Mostrem-me alternativas credíveis.
    A posição do PCP e do BE é meramente política, este é exactamente o momento em que é importante defender o mais desfavorecidos das medidas de austeridade, é o momento para junto da troika fazer sentir que há larga fatia da população que não comporta mais sacrifícios, é este o momento para dosear os sacríficios e o PCP e BE perderam essa oportunidade.

    ResponderEliminar
  16. Ora toma lá... o nosso "Lula"! :)
    Olha aqui um blogue parceiro! :)
    Só para descomprimir! :))
    É que eu na mesma bosta que a maioria tem votado sempre... não voto! :)
    Um beijito

    ResponderEliminar
  17. Fada, era eu um miúdo na Escola quando andava um maluco num Mini vermelho com bandeiras do PCTP-MRPP e um megafone no tejadilho a fazer barulho pelas ruas de Almada. Riamo-nos com a "pinta" do artista, tinha ar de maluco, chamava-se Durão Barroso !
    Quanto a esse estamos conversados.

    Toma cuidado quando votas em pessoas e não em projectos e em partidos.
    Ainda nas últimas eleições Presidenciais muitos Portugueses foram atrás dessa linha de pensamento e votaram no Sr.Dr.Nobre, aquele Sr. muito sério e que não queria nada com os partidos.
    Toma cuidado Fada, toma muito cuidado !!!

    Olha, vou-te confessar que não comentei a questão do financiamento dos partidos porque não tenho informação suficiente sobre essa matéria. Não ponho em causa que seja verdade o que dizes, ou o que disse e fez o Dr.Garcia Pereira, mas não dou como verdade absoluta tudo o que anda pela Net sem antes confirmar junto de fontes fidedignas o que por aí se lê.
    Vou informar-me e depois logo voltaremos a falar disso.

    Ah ! olha que o Dr. Garcia Pereira de hoje, é um "rapaz" bem mais calminho que o ultra-revolucionário Garcia Pereira dos anos 70.
    Deve ser por se acalmar nos longos passeios que dá no seu veleiro pela bela costa Portuguesa !

    ResponderEliminar
  18. Paulo, Portugal ainda é um país de pleno direito.
    Tem um governo, um presidente e tem todos os organismos de soberania em pleno funcionamento, como tal, a entrada dum organismo externo como o FMI que nem tem nada a ver sequer com a UE, dentro do nosso país para decidir o nosso futuro é, a meu ver, mais que uma ingerência, uma ilegalidade.

    A forma e o propósito como foi criado o FMI são só por si uma ilegalidade que foi tornada legal por força dos interesses de quem detém o poder do grande capital e que sempre pretendeu manter sob a sua alçada os países com menores recursos financeiros.
    O FMI é, sem tirar nem pôr, a legalização da agiotagem !

    Falas-me em estragulamento da economia, o que de facto é a maior preocupação que teremos de ter no imediato.
    Mas eu pergunto :
    - As medidas que o FMI se propõe tomar em relação a Portugal são geradoras de estimulo para a nossa economia, ou pelo contrário, são a forma mais rápida de a estagnarmos ?

    Paulo, sinceramente, achas que é com esta austeridade que o FMI propõe que vamos revitalizar a nossa economia ?
    Não acredito !

    Veja-se o caso da Grécia por exmplo.

    ResponderEliminar
  19. Fada, já que pretendes descomprimir, pedia-te que me fizesses aí na tua oficina, com umas madeiras do mais rasco que por aí tenhas, 3 caixõezitos e que mos mandasses cá para baixo.
    Se o fizeres, garanto-te que ainda me vais ver aparecer no telejornal, à porta do ministério das finanças a oferecer os "sobretudos de madeira" aos meninos da Troika ! ehehehe

    Macacos me mordam se não o fazia.

    Opá ! ao pé de mim o "arruaceiro" do Garcia Pereira é um menino !!! eheheheh

    ResponderEliminar
  20. Mas qual é alternativa? Ainda não consegui entender qual é caminho alternativo que nos afasta do FMI, depois podemos comparar.

    ResponderEliminar
  21. Paulo, a alternativa passaria por abraçarmos um conjunto de medidas em tudo semelhante àquelas que a Islândia tomou e que tão abafado tem sido dos "media", pois não convém aos Srs. especuladores que isso se saiba.
    Este post (http://nuvenseondas.blogspot.com/2011/04/porque-silenciam-islandia.html) explica duma forma simples mas muito correcta o que se passou.

    E, no limite, se sofrermos pressões e ameaças da UE, então assumamos a postura de coragem de sairmos da UE, voltemos ao Escudo para aí podermos ter, de novo, controlo sobre a nossa moeda e a capacidade de desvalorizá-la ou valorizá-la de acordo com as necessidades.
    Apostemos na revitalização dos nossos sectores primários e secundários como forma de reconstruirmos o País de forma sustentada.
    A nossa crise começou precisamente no dia em que aceitámos empréstimos da UE (e aí com FMI's e afins por trás) para matar pela base a nossa agricultura, as nossas pescas e uma grande parte do nosso tecido industrial, que eram o suporte da nossa economia.
    A partir daí ficámos nas mãos desta agiotagem (UE e FMI e BCE) e foi inevitável chegarmos onde chegános.
    E isto não aconteceu por acaso, isto foi perpetrado, pois é desta forma que o sistema agiota em vigor continua a engordar as suas contas.
    Vê, Paulo, quanto é que o FMI já está a lucrar com os empréstimos feitos à Grécia.
    Está à vista de todos, Paulo.

    E a seguir vão cair em cima da Espanha, e o meu maior sonho era que Portugal e Espanha saissem da UE e formassem uma União Ibérica.
    Este 2 países juntos, em uníssono, com as capacidades extraordinárias que cada um tem, devidamente exploradas e com as relações internacionais únicas que em conjunto têm com África e América do Sul e com as economias emergentes que aí se encontram, passaria a ser uma União com tanto ou mais poder que a UE e passaríamos a ser, novamente, donos e senhores dos nossos destinos.

    ResponderEliminar
  22. Eduardo, uma das primeiras medidas da Islândia foi precisamente recorrer à ajuda do FMI, penso que cerca de 1,5 mil milhões de euros.
    Perante o desmoronamento do país e face à austeridade existente, procuram re-inventar o país; mas não sem muita dor.
    Do nosso lado, sair da UE e abandonar o euro não evita a austeridade, pelo contrário agrava-a e é preciso estar disposto a isso.
    Além disso, o objectivo da moeda própria seria desvarolizá-la, para comprar menos lá fora e exportar mais, e isso equivale a perder poder de compra, portanto ... e isto sempre apoiado pelo FMI, senão ....
    Hoje, perante um cenário terrível, ainda há gente que continua com maus hábitos e depois o problema é apenas dos FMIs. Não me parece.
    Os Islandeses até podem querer mudar, mas nós parece que não.

    ResponderEliminar
  23. Bem visto, Paulo... bem visto. Já que cá é só "meter para a blusa"! que venham os de fora por côbro nisto... parece que me contradigo, mas o FMI apesar de cá estar como credor, tenho a esperança que pelo menos dê uma lição aqui aos Partidos do arco do poder e os obriguem a encarreirar... é só uma leve esperança, pois o FMI já cá esteve 2 vezes... e não foi o fim do Mundo, embora o Sistema tivesse regressado de imediato á porcaria inicial. como diz, Paulo, a questão é que cá, ao contrário da Islândia, ninguém quer mudar. Pode ser que o FMI comece pela Justiça, que é por onde realmente deve começar!

    ResponderEliminar
  24. Fada, desimagina-te !
    O FMI a tratar da justiça ?
    Nem sonhes !
    Eles vêm cá só tratar de números, mais nada. Números e só números, tudo o que toque a factores humanos e sociais nem lhes diz rigorosamente nada.
    Analisa lá bem como foram as anteriores vindas do FMI a Portugal, ou, mais recentemente, como foram as intervenções deles na Irlanda e na Grécia, e se descobrires uma intervenção deles para além dos números (e nestes, apenas aqueles que dizem respeito à forma como os países lhes têm de pagar os altos juros), e se descobrires eu agradeço que me informes.

    Fada, o FMI a tomar medidas para ajudar um país e não mais depender deles, é o mesmo que pedir a um "dealer" que pague a desintoxicação dum cliente dele !

    p.s.
    ainda não consegui fechar a boca, com o espanto que me causou ver-te defender a vinda do FMI.

    ResponderEliminar
  25. Paulo, a Islânida recorreu de facto ao FMI, mas de acordo com o que aquilo que os seus governantes entenderam e não de acordo com o que o FMI entendeu.
    Pelo que vamos ouvindo diariamente, não me parece que seja isso que se está a passar por cá.
    Mas, vamos aguardar, pode ser que no fim tenhamos uma agradável surpresa.
    Eu, como já há muitos anos deixei de acreditar no Pai Natal, não tenho essa esperança.

    Quanto aos maus hábitos, não tenho dúvidas que eles existem, começando nos políticos e nos banqueiros e patrões deste País.
    Que gastam e o que não têm, que têm actos de gestão ruinosa que tentam encobrir com crésditos sobre créditos, e com incumprimentos constantes nas suas obrigações.
    Obviamente que o nosso Povo tem, também, de mudar e rever formas de vida despesista que tem adoptado.
    Mas a nossa maior causa de dívida não se prende, como bem sabes, com o endividamento das famílias. Se fosse só por aí, nem em crise estaríamos, Paulo.

    ResponderEliminar
  26. Fecha a boca porque eu não estou a defender, Eduardo... Estou a constatar um facto! Bem sei que se o rating não tivesse feito bluff acerca de Portugal, (mais uma vítima no papo)isto não tinha acontecido. Temos de agradecer ao nosso Sócrates e resto da comandita viciada por esse facto também!
    Onde estará realmente o défice?! nos 11 por cento?! Alguém saberá a verdade das contas deste País?! Até onde iríamos caso se continuasse a esconder?... e como dizem as sondagens, o porcalhão do Sócrates, esse mentiroso compulsivo vai à frente... Sem FMI o gajo ganha, continua a mentir e onde iríamos parar? Tás a ver porque o Teixeirinha já foi à vida? Estarei em erro, ou foi ele que deu o mote para que o FMI viesse? Enfim... não se chora sob leite derramado e é que nem gota dele sobrou! Espero que a Verdade venha ao de cima, assim como esperei que Sócrates fosse substituido no PS e népia! Mas afinal foi eleito por apenas 20 por cento dos socialistas, os da quadrilha, do tacho, e continua com a mesma cara de pau de sempre. Nunca teve um pingo de vergonha! Levou o País Á bancarrota, que queres que faça?... FMI em cima! É o dito capitalismo.
    Quanto ao Jerónimo e Garcia Pereira, deixo aqui este post do último:

    «OS 5 PARTIDOS PARLAMENTARES E A DEMOCRACIA - PARTE II
    Parte 1:
    http://bloggarciapereira.blogspot.com/2011/04/os-5-partidos-parlamentares-e.html


    “A única resposta dos 5 Partidos parlamentares à questão dos debates televisivos”

    Manda a verdade que refira publicamente que o único dos 5 Partidos do Parlamento que deu resposta, e logo no dia 21, à minha carta indagando da respectiva opinião sobre os discriminatórios debates televisivos foi o PCP, resposta essa da Comissão Politica do respectivo Comité Central, e que transcrevo:


    “A responsabilidade da organização dos debates no âmbito das presentes eleições legislativas, da opção sobre a sua estrutura e intervenientes resulta de uma decisão final dos órgãos de comunicação social que os organizam.

    Como é do conhecimento púbico o PCP tem desde sempre expressado uma posição favorável à realização de debates plurais com envolvimento do conjunto das forças políticas no debate eleitoral no quadro de um modelo adequado ao número de intervenientes e ao que dai resulta em termos de densidade de compromissos.

    Pelo que não será da parte do PCP que se encontrarão dificuldades à organização de debates extensivos ao conjunto das forças políticas concorrentes.”

    Ainda que entendesse que se imporia uma posição mais firme e energética contra a discriminação, não deixo porém e sobretudo de sublinhar que os outros 4 Partidos (PS, PSD, CDS, e BE) permanecem até hoje no mais ensurdecedor dos silêncios!…»

    Já te disse que vou votar no único que não mente! O Jerónimo.

    ResponderEliminar
  27. Pois Fada, só que o FMI não vai pedir contas ao Sócrates, seja ele desmascarado ou não, o FMI vem cá para emprestar dinheiro a juros mais elevadíssimos, e quem vai pagar somos nós, não o Sócrates.
    Somos nós que vamos ver reduzidos ordenados, que ficamos sem subsídio de férias de de Natal, com impostos aumentados, com ...
    Quais as medidas do FMI que obrigam os patrões a contribuir para pagarem a crise ?
    Qual a medida tomada pelo FMI para que os Bancos paguem impostos como deve ser (e não a vergonha que hoje temos) de forma a contribuirem para minimizar a crise ?

    Nada, Fada ! não encontras nada !
    Portanto, como é que julgas que a vinda deles pode ajudar ?
    Em quê ?

    ResponderEliminar
  28. Eduardo,

    Tenho uma ideia formada, até poderia "saber" minimamente em quem devia votar, mas o problema é que homens não me inspiram confiança, nenhum!
    Talvez não acredites, mas isto, de certa forma, acaba por ser dramático.
    Olhas, procuras uma alternativa viável, QUERES uma alternativa viável, mas quem?
    Sei qual é a tua opção, respeito-a a 100%, mas estará aí a resposta? Os direitos sociais ficam salvaguardados?!
    Quantas questões...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Eduardo, o endividamento das famílias portugesas é dos mais elevados do mundo. É mesmo mais elevado que o endividamente público, a fazer fé nos números.
    Bem sei que é sobretudo devido ao crédito à habitação, mas não é por isso que deixa de ser problemático. Tanto mais que o agravamento das taxas de juro não pode deixar de acontecer, por via do aumento da inflação, irá ter efeitos brutais nos rendimentos disponíveis das famílias.
    Quanto ao mais, vou dar-te um exemplo comportamental que é demonstrativo de como funcionam as elites do nosso país, que revela que o problema está para além dos políticos. Uma amiga minha infelizmente sofreu um AVC, socorrida,teve de ir ao hospital onde constatou que nenhum dos dois cardiologistas do hospital estava de serviço; ambos de férias.
    Multiplica por muitos este tipo de atitude, de pessoas que têm de ser o exemplo, e aí tens...

    ResponderEliminar
  30. Eduardo, tu já sabes as medidas que o FMI vai impôr?! É que se assim é, conta que eu ando a tentar saber e não consigo.
    Apenas ouvi falar na TSF, que querem que se pague subsídio de férias e 13º mês com Títulos do Tesouro, que sejam reduzidos os nºs de freguesias e que os magistrados ganhem consoante os casos que resolvem... de resto, não ouvi mais nada.
    Conta lá então as medidas...

    ResponderEliminar
  31. Teresa, assim como tu respeitas a minha opinião, também eu respeito as tuas dúvidas.
    Mas não posso deixar de manifestar tristeza, por continujar a verificar que um dos preconceito que ainda subsiste em relação ao PCP é precisamente esse dos direitos sociais, quando na realidade quem mais tem lutado desde sempre por esses mesmo direitos tem sido o PCP e a CGTP.

    A culpa, de certa forma, e na minha modesta opinião, acaba até por ser do próprio PCP que ainda não conseguiu fazer passar a mensagem de forma correcta.
    Isto de atacar o Neo-Liberalismo Americano com a defesa de regimes como o Norte Coreano ou o antigo regime Chinês, tem essa enorme factura que se paga com o tal preconceito.

    ResponderEliminar
  32. Paulo, se há quem também critique os comportamentos despesistas de parte significativa da nossa população (nomeadamente a população das grandes cidades, dado que no interior a realidade é bem distinta) sou eu, mas tu tocaste na ferida, grande parte desse endividamento é precisamente com o crédito à habitação, e esse endividamento reveste-se de características muito especiais e distintas.

    Quanto a essa situação que relatas dos dois médicos, é bem um exemplo do que eu digo relativamente aos fracos gestores que temos, fruto da hierarquia de "cunha" que vem de cima e que se enraizou terrivelmente na nossa sociedade.
    Então esses 2 médicos não tinham um corrdenador, um responsável que evitasse essa situação ?
    Temos de facto muito que melhorar, começando de cima e vindo por aí abaixo.

    ResponderEliminar
  33. Fada, não sei eu, não sabes tu, nem sabe ninguém a não ser os que lá andam a cozinhar a coisa ! e mesmo esses ...

    Vamos aguardar e depois, quando os bem feitores do FMI de quem tanto gostas nos devolverem toda a nossa glória e prosperidade, eu fico à espera que tu me ofereças um magnífico jantar aí no mais caro restaurante de Famalicão !
    Sim, porque dinheiro e boa vida não nos vão faltar depois do dinheirão todo que o FMI nos vai dar a todos.

    Helloooo !!!!

    ResponderEliminar
  34. Pois é Eduardo... na resposta que deste há Teresa o preconceito já não vem do MRPP... ora essa!

    ResponderEliminar
  35. Não desconverses Eduardo! HELLOOO!!!

    ResponderEliminar
  36. O preconceito nunca veio do MRPP, o que te disse, e está aí escrito é que a forma como o MRPP se posicionou politicamente, e as suas acções, ajudaram a criar o preconceito.
    Foi isso que disse e que está aí para qualquer um ler.
    Em momento algum disse que o precoceito vinha do MRPP, não sei donde é que te tiraste essa ?

    Já te estás é a esquivar ao jantarinho :-)))

    ResponderEliminar
  37. Paulo ! as saudades que eu tinha da Fada entrar na "luta".
    E tu, com o teu papel de mediador fazes também cá muita falta.

    ResponderEliminar
  38. Não tenho muito a perder porque sou "tesa" por natureza e pior... diacho! até a net é "se me dão"... pobre mano! :)
    Já viste que não há jantarinho... :)
    De resto tu baralhas uma pessoa! Vai-te lá catar a uma ressa! Já te disse que voto no Jerónimo! Diz-lhe a ele para correr com o FMI, já! :))

    ResponderEliminar
  39. Ai chego, chego, Paulo! :)

    ResponderEliminar
  40. Fada, farto de saber que defendes o mesmo que eu estou eu. Tens é abordagens diferentes e isso é algo a que todos temos direito ... por enquanto ... porque se o FMI fica cá muito tempo, até isso eles nos tiram.

    Quanto ao jantar, deixa lá, eu levo daqui um valente pão alentejano, uns chouriços e um tinto carrascão, tu juntas uma iguarias daí do norte e a malta trata de repastar em condições.

    ResponderEliminar
  41. ahahahah Eduardo!! Estás traumatizado com o FMI!
    Como és mais novito do que eu, dou-te a palavra de Honra que da última vez que cá vieram, não paparam ninguém... OK? :)
    Quanto ao jantar... Combinado!

    ResponderEliminar
  42. Fada, da última vez que cá vieram foi em 1983, logo de seguida entrámos para a CEE, as "ajudas" vieram em barda e de facto ficámos com a sensação que não "paparam" ninguém.

    Oxalá tenhas razão e eu esteja de facto traumatizado.

    ResponderEliminar
  43. Quem papou foram os Partidos do bloco central PS/PSD/CDS que alteraram a nossa Constituição em 2004, tirando-nos a Soberania perante a Europa! Foram esses que nos paparam! Tás a ver como são as coisas? Ou porque pensas tu que foi o Tratado de Lisboa Ratificado cá??? Vendilhões!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo24/4/14

    longe de progresso?? e o salazar e marcelo caetano conseguiram convergir 28% e relação à media dos países mais desenvolvidos da europa. Hj 40anos dp e mts milhões de Bruxelas, Portugal conseguiu convergir apenas 18%....que miseria!
    o mundo da filosofia política, história política e ciência política é unânime: Portugal protagonizou aquela que é conhecida como a pior transição democrática do mundo!!!!! ACORDEM!!!

    ResponderEliminar