7 de junho de 2011

Parece que és bruxo !

No passado Domingo, aquando do discurso de demissão de José Sócrates, foi perceptível um indisfarçável esgar de doce vingança e de sabor a vitória futura, tão típico da personalidade de “animal político” que o caracteriza.
A coisa foi para mim tão óbvia que não resisti a fazer o exercício de adivinhação que abaixo descrevo e que, penso eu, poderá explicar o que motivou tal “fácies” por parte do (temporariamente) demissionário José Sócrates.

Os tempos que se seguem serão, sem sombra de dúvidas, de grande perda de qualidade de vida para os Portugueses, a contestação será muita e em crescendo, e a popularidade do PSD e do CDS-PP conhecerão apenas o caminho descendente.
Paralelamente, o PS passará nos próximos tempos por um período de “Incineração de Líderes” idêntico àquele que o próprio PSD passou até há bem pouco tempo, sendo que, o primeiro que se apresta à sua “cremação política” é o pouco “Seguro” António José.
Assim sendo, estão criadas as condições para que José Sócrates possa, com tempo e com a sua reconhecida “argumentária”, preparar a sua candidatura, e quase certa vitória, a próximo Presidente da Republica.
A crise e a contestação social que seguramente iremos ter jogarão, no futuro e em termos de opinião pública, a seu favor relativamente a qualquer candidato que surja por parte do PSD. Se juntarmos a isso a mais que expectável incapacidade de surgir um líder carismático do PS nos próximos tempos, então, Sócrates terá assim preparado cocktail-político que o elevará, aos olhos de muita gente, à condição de figura única capaz de salvar o partido e o país.
Nos tempos mais próximos nem ouviremos falar de Sócrates mas, a seu tempo, e com precisão cirúrgica, ele aparecerá, qual “salvador da pátria” e experimentará aí o doce sabor da vingança sobre a Cavacal figura que por ora se senta nos jardins de Belém.

6 comentários:

  1. Também penso assim. Temos essa mania de recompensar quem nos lixou. Basta ver onde está o CAVACO:)

    ResponderEliminar
  2. ... e haverá ainda nessa altura, alguma coisa mais para saquear?!

    ResponderEliminar
  3. Eduardo... lê este artigo de orlando Castro:

    «Já que os portugueses não têm coragem, capacidade ou tomates para levar o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, a julgamento por gestão danosa do país, ou por negligência grave durante o seu mandato governativo, ao menos poderiam dar-lhe uma condecoração.

    Se no dia 10, o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai condecorar no Dia de Portugal 35 personalidades e instituições, impõe-se saber porque razão não figura José Sócrates como um dos condecorados.

    Em abono dos altos serviços prestados à nação socialista por José Sócrates, cito alguns exemplos que – reconheço – pecam por defeito.

    A taxa de pobreza infantil em Portugal é de 16,6 por cento, um valor superior à média dos países da OCDE (12,7 por cento) e a oitava maior do grupo.

    Uma em cada quatro crianças (23 por cento) estava, em 2009, inserida em famílias com rendimentos abaixo do limiar de pobreza; 27 por cento viviam uma situação de privação. Em 11,2 por cento dos casos (uma em cada dez crianças) a privação era acumulada com a ausência de rendimentos do seu agregado familiar, abaixo do limiar de pobreza.

    Portugal tem mais de 800 mil desempregados, 20% dos cidadãos a viver na miséria e outros tantos que começam a ter saudades de uma... refeição.

    Portugal tem hoje a pior dívida pública dos últimos 160 anos (mesmo não incluindo PPPs e empresas públicas), a pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (duplicou em 6 anos), a maior dívida externa dos últimos 120 anos, a dívida externa bruta em 1995 era de 40% do PIB e o ano passado era de 230% do PIB.

    Mas há mais elementos que abonam, citando Ana Gomes, a idoneidade pessoal e política do até agora sumo pontífice do PS e que, das duas uma, ou justificam que vá para a cadeia ou que seja condecorado pelo presidente da República.

    Vamos a isso. A dívida externa líquida em 1995 de 10% do PIB, em 2010 chegou aos 110% do PIB, a dvida pública em 2005 era de 82.000.000.000€ e cinco anos depois chegava aos 170.000.000.000€.

    Nos últimos dez anos, seis dos quais sob o comando absoluto de José Sócrates, Portugal foi o terceiro país do mundo com o pior crescimento económico (atrás do Haiti e Itália). Actualmente está no quarto lugar do TOP dos países do mundo em risco de bancarrota. Em 2011 só Portugal, Grécia e Costa do Marfim estarão em recessão no mundo. Em 2012 só Portugal estará em recessão no mundo.

    Quantos países com governo socialista restam agora em toda a União Europeia? Depois das recentes eleições na Hungria, no Reino Unido e em Portugal só ficaram dois países: Grécia e Espanha.

    Por outras palavras, como dizia Margaret Thatcher, "o socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros"»

    Agora diz-me o que raio é que vão os do PSD gamar... estou em crer que será o nosso sangue!

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, amiga M. é isso mesmo. Vê lá se a malta não foi lá pôr o Cavaco ... 2 vezes !

    Ai ai !!!

    ResponderEliminar
  5. Fada, enquanto huver um Português a trabalhar e a pagar impostos, há sempre por onde sacar.
    Acredita Fada, o pensamento desta malta é que enquanto houver classe média, há muito por onde mamar.
    Eles vão sugar-nos até ao tutano.

    Quanto ao artigo do Orlando Castro, eu até sou capaz de entender o que ele diz, mas quando ele refere ao Socialismo, estará certamente a referir-se ao Socialismo que, por aqui e por ali, tem formado Governo nalguns países Europeus e que é um Socialismo podre e em tudo igual ao Socialismo do nosso PS.

    Porque o verdadeiro Socialismo, quem dera a nós tê-lo !

    ResponderEliminar
  6. Podes crer que foi nisso que o animal pensou...

    Um abraço.

    ResponderEliminar