1 de agosto de 2011

Crise terminal do Capitalismo.

Não tenho por hábito postar aqui textos que não sejam da minha autoria, só muito esporadicamente abri excepções a essa regra, mas hoje vou fazê-lo de novo.
Faço-o, porque me revejo na análise que o autor faz neste texto em concreto, e faço-o também, porque me parece que a divulgação deste tipo de mensagens é, em especial na fase que atravessamos, uma boa medida para alertar e despertar consciências.

Chamo desde já a atenção para o facto de o texto estar escrito em Português (do Brasil), uma vez que o seu autor é o conhecido Teólogo e Professor Universitário, Leonardo Boff.

"Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adapatar-se a qualquer circunstância. Estou consciente de que são poucos que representam esta tese. No entanto, duas razões me levam a esta interpretação.


A primeira é a seguinte: a crise é terminal porque todos nós, mas particularmente, o capitalismo, encostamos nos limites da Terra. Ocupamos, depredando, todo o planeta, desfazendo seu sutil equilíbrio e exaurindo excessivamente seus bens e serviços a ponto de ele não conseguir, sozinho, repor o que lhes foi sequestrado. Já nos meados do século XIX Karl Marx escreveu profeticamente que a tendência do capital ia na direção de destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho. É o que está ocorrendo.
A natureza, efetivamente, se encontra sob grave estresse, como nunca esteve antes, pelo menos no último século, abstraindo das 15 grandes dizimações que conheceu em sua história de mais de quatro bilhões de anos. Os eventos extremos verificáveis em todas as regiões e as mudanças climáticas tendendo a um crescente aquecimento global falam em favor da tese de Marx. Como o capitalismo vai se reproduzir sem a natureza? Deu com a cara num limite intransponível.
O trabalho está sendo por ele precarizado ou prescindido. Há grande desenvolvimento sem trabalho. O aparelho produtivo informatizado e robotizado produz mais e melhor, com quase nenhum trabalho. A consequência direta é o desemprego estrutural.
Milhões nunca mais vão ingressar no mundo do trabalho, sequer no exército de reserva. O trabalho, da dependência do capital, passou à prescindência. Na Espanha, o desemprego atinge 20% no geral e 40% e entre os jovens. Em Portugual 12% no pais e 30% entre os jovens. Isso significa grave crise social, assolando neste momento a Grécia. Sacrifica-se toda uma sociedade em nome de uma economia, feita não para atender as demandas humanas mas para pagar a dívida com bancos e com o sistema financeiro. Marx tem razão: o trabalho explorado já não é mais fonte de riqueza. É a máquina.

A segunda razão está ligada à crise humanitária que o capitalismo está gerando. Antes se restringia aos paises periféricos. Hoje é global e atingiu os paises centrais. Não se pode resolver a questão econômica desmontando a sociedade. As vítimas, entrelaças por novas avenidas de comunicação, resistem, se rebelam e ameaçam a ordem vigente. Mais e mais pessoas, especialmente jovens, não estão aceitando a lógica perversa da economia política capitalista: a ditadura das finanças que via mercado submete os Estados aos seus interesses e o rentitentismo dos capitais especulativos que circulam de bolsas em bolsas, auferindo ganhos sem produzir absolutamene nada a não ser mais dinheiro para seus rentistas.
Mas foi o próprio sistema do capital que criou o veneno que o pode matar: ao exigir dos trabalhadores uma formação técnica cada vez mais aprimorada para estar à altura do crescimento acelerado e de maior competitividade, involuntariamente, criou pessoas que pensam. Estas, lentamente, vão descobrindo a perversidade do sistema que esfola as pessoas em nome da acumulação meramente material, que se mostra sem coração ao exigir mais e mais eficiência a ponto de levar os trabalhadores ao estresse profundo, ao desespero e, não raro, ao suicídio, como ocorre em vários países e também no Brasil.
As ruas de vários paises europeus e árabes, os “indignados” que enchem as praças de Espanha e da Grécia são manifestação de revolta contra o sistema político vigente a reboque do mercado e da lógica do capital. Os jovens espanhois gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumo-sacerdotes do capital globalizado e explorador.

Ao agravar-se a crise, crescerão as multidões, pelo mundo afora, que não aguentam mais as consequências da super-exploracão de suas vidas e da vida da Terra e se rebelam contra este sistema econômico que faz o que bem entende e que agora agoniza, não por envelhecimento, mas por força do veneno e das contradições que criou, castigando a Mãe Terra e penalizando a vida de seus filhos e filhas."

10 comentários:

  1. «As ruas de vários paises europeus e árabes, os “indignados” que enchem as praças de Espanha e da Grécia são manifestação de revolta contra o sistema político vigente a reboque do mercado e da lógica do capital. Os jovens espanhois gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumo-sacerdotes do capital globalizado e explorador.»

    Estas chamadas de atenção são vitais.

    As próprias "Nações Unidas" deviam debater, com a máxima urgência, a necessidade urgente de os dirigentes de todos os países do globo se reunirem e reorganizarem a forma como o Homem terá de se mentalizar com vista à sua sobrevivência.

    Será possível, terá o Homem capacidade natural para discernir, atempadamente, sobre este tema?

    O nosso problema é que não conseguimos sair desta couraça em que nos envolvemos, convencidos que estamos que com o mal dos outros aguentamos nós bem.

    É evidente que não. É cada vez mais notório que o Homem se está a autodestruir.

    Conscientemente.
    Egoistamente.

    ResponderEliminar
  2. Caro António, de facto o problema já não é dos outros, é de todos, e este planeta já não aguenta mais o ataque desenfreado de que é vitima por parte do Homem.

    Muito, mas mesmo muito, haveria aqui para falar sobre este tema, mas a titulo de exemplo deixo aqui "apenas" este número :

    - Em 2004, a área de selva Amazónica que estava a ser desmatada por minuto, era equivalente a 4,51 campos de futebol !

    As pessoas que parem, olhem bem para um campo de futebol, e multipliquem-no por 4,5 e atentem bem no crime que está a ser cometido a cada minuto que passa
    Depois, pensem que um dia tem 1440 minutos, o que dá a bonita soma de 6480 campos de futebol/dia a serem desmatados, só na Amazónia.

    ResponderEliminar
  3. As multidões já estão a crescer, o problema é que os da ONU, já estão a tratar do assunto e o apregoado fim do capitalismo não é senão uma forma, de induzir os povos a uma guerra para a redução da população e uma forma de destruir para voltar a construir. As pessoas que não pensem que a estratégia não está em curso, porque está já muito adiantada. 1- Privatização da água em todo o Mundo. 2- monopólio da alimentação pelas corporações (Monsanto, Dupont) destaco esta notícia: - "Várias organizações indianas potestam contra o que consideram o grande roubo de sementes de milho, algodão, pimenta, tomate, couve, pepino, couve flor e melancia organizado por gigantes dos transgénicos com o apoio do governo de Rajasthan. A Monsanto, a Advanta, a DCM-Sriram, as Kanchan Jyoti Agro Industries, a PHI Seeds Pvt. Ltd, a Krishidhan Seeds e a J.K. Agri Genetics conseguiram direitos absolutos sobre as sementes utilizadas por muitas gerações de agricultores indianos e o estado ofereceu-se para as ajudar em tudo o que for necessário para elas concretizarem os seus objetivos. As organizações lembram que milhares de agricultores já se suicidaram em consequência dos prejuízos causados pela introdução de transgénicos na região. ZSpace."
    3- Fome generalizada:- "6 maneiras de usar a comida como uma arma. Foi o próptio Henry Kissinger que, em 1974, sugeriu o uso da comida como arma a usar para provocar a redução da população: National Security Study Memorandum 200: Implications of Worldwide Population Growth for U.S. Security and Overseas Interests. (1) A subida do preço dos alimentos em 39% desde o ano passado está a provocar fome generalizada e conflitos regionais. Registe-se este pormenor: os preços dos alimentos têm sido manipulados e especulados a partir das bolsas internacionais por causa da constante desvalorização do dólar; (2) a escassez de alimentos tem sido provocada como arma para crear conflitos regionais, estimular missões de paz e como uma política externa da cenoura; é fácil manipular a escassez de alimentos quando a ajuad alimentar está controlada por uma única agência internacional; (3) pesticidas e conservantes são maus para a saúde humana, especialmente o glifosato usado com transgénicos; (4) leis que limitam a liberdade dos alimentos colocando na mão de agências reguladoras o poder de regulamentar tudo; (5) os transgénicos são um passo para os monopólios controlarem a vida humana através da tecnologia patenteada e da destruição do ambiente por práticas de monoculturas dependentes de muitos químicos; (6) desastres climáticos têm sido explorados por expeculadores e governos, como aliás por um documento apresentado à Força Aérea dos EUA intitulado Owning the Weather 2025 - Applying Weather-modification to Military Operations. Activist Post." e ainda: -Mundo não tem resposta para crise na Somália, diz ONU
    Organização classificou a situação no país de "absolutamente dramática" e lamenta a falta de resposta da comunidade internacional, aqui:

    http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/munda-nao-tem-resposta-para-crise-na-somalia-diz-onu
    6- Várias contestações pelo mundo fora reprimidas a destacar em Israel, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Itália, etc. e polícias para controlar estas manifs. O renascer na Alemanha dos grupos neonazis:- http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2011/08/democracia-e-totalitarismos.html e os atentados de falsa bandeira como o caso na Noruega. O filme é sempre o mesmo, a História repete-se, só que a seguir à próxima G.Guerra não haverá mais democracia... isso acabou e muito mais haveria a dizer, mas fico por aqui.
    Não é o fim do capitalismo... é o fim do paradigma e talvez o nosso fim.

    ResponderEliminar
  4. E ainda: NATO is under Israeli control like France, Germany, Great Britain and the US.
    After Oslo: Time to Crack Down On Mossad Terrorism
    by Wayne Madsen

    State-sponsored terrorism is defined by Encyclopedia Britannica as the “systematic use of violence to create a general climate of fear in a population and thereby to bring about a particular political objective [and] is employed by governments — or more often by factions within governments — against that government’s citizens, against factions within the government, or against foreign governments or groups.”
    Reports of open massacres in Benghazi : Qatari, french, british, US troops killing unarmed civilians, dozens persons (identified as 'pro-Al Qaeddafi') killed this week end. Libyans are suffering from food restrictions imposed by NATO in the blessed month of Ramadhan and NATO invasion is near. Thousands of refugees in Tunisia are going back home in Libya despite NATO threats to kill them
    So-called Libyan "Rebels" kill their own commander after arresting him"

    http://islamic-intelligence.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Um blog português com informação real:

    http://amafiaportuguesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Fada ! tudo isto poder parecer, aos olhos de muita gente, um conjunto de teorias mirabolantes e que não fazem sentido.
    Eu, muito sinceramente, não acho que sejam disparatadas.
    Acredito, ou quero acreditar, que possa haver algum empolamento nalgumas destas questões, mas neste momento não tenho dúvidas de que o controle sobre a produção de alimentos, e a criação de focos de pobreza, fome e de conturbação social são premeditados e que visam a subjugação dos povos a quem tem o poder do dinheiro nas suas mãos.
    Não creio que visem uma 3ª guerra mundial, porque os arsenais que existem hoje, uma vez utilizados signficam, pura e simplesmente, a extinção da espécie humana, e "eles" não serão loucos a esse ponto.

    Mas sim, parece-me que há um forte fundamento de verdade no que aqui apresentas.
    Obviamente que a reacção natural do ser humano ao ler isto, é achar que se trata dum exagero e de uma "teoria da conspiração" em que apenas alguns loucos acreditam, mas isso faz parte do processo mental natural de fugir a uma realidade que ninguém quer enfrentar, e como tal, as pessoas refugiam-se não querendo enfrentar esta realidade.

    ResponderEliminar
  7. Eduardo, eu ando a dizer isto desde 2001 quando vi o Pentágono ser atingido.
    Claro que não usarão Bombas de neutrões ou atómicas ao ponto de erradicar a vida, mas que já foram usadas, ai isso já!
    Entretanto lê estes comentários e vê quem está por dentro, eliminei alguns meus, por questão de segurança:http://www.blogger.com/comment.g?blogID=5652609&postID=3182713999873938141 e já agora o blogue de um médico não alienado:

    http://octopedia.blogspot.com/search/label/Armas%20Clim%C3%A1ticas.
    Isto está pior do que as pessoas conseguem imaginar...

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao não acreditar, tenho a certeza que a grande maioria em 1914, nem lhe passava pela cabeça, que com o assassinato do imperador austro/hungaro, começasse a I G.G... nem em 1939 o povo sentiu que iria acontecer a II G.Guerra. Quem está de fora, não se apercebe e muito menos acredita.

    ResponderEliminar
  9. Tudo isto dá força à ideia da necessidade da luta contra o capitalismo, único caminho para a concretização da única alternativa que existe: o socialismo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eduardo

    Sem dúvida que este texto merece ser divulgado. Também o divulguei e felizmente tornou-se no 6º "post" mais visto (e espero que, lido) dos 2 anos e tal de blogue.
    Era bom que as pessoas acordassem mesmo e acabassem de vez com este cancro da sociedade que é este capitalismo selvagem e desumano.

    Abraço e boas férias

    ResponderEliminar