9 de outubro de 2011

Pensamentos.

"Crítica construtiva".

Ora aí está uma expressão com a qual discordo em absoluto.
Não há critica construtiva, nem crítica desconstrutiva, há crítica, ponto final !
Se a crítica for efectuada de forma correcta, com educação e como forma de alertar o criticado para uma situação menos correcta em que este tenha incorrido, então, se o criticado fizer uso da sua inteligência e do seu bom senso ela pode, efectivamente, tornar-se valiosa para o criticado. Estaremos, neste caso, perante uma situação em que a crítica se pode ter tornado, efectivamente, em algo construtivo para o criticado. Mas apenas e só se o criticado assim o entender, e nunca por vontade expressa do criticador.

Pelo contrário, quando uma crítica é feita de forma incorrecta, sem a devida educação, eivada de mentira e/ou maldade, pretendendo no fundo inferiorizar o criticado, nessas circunstâncias, ela jamais poderá ser considerada como construtiva.

Surge este meu pensamento na sequência de uma cada vez maior utilização da referida expressão por parte daqueles que, sendo adeptos incondicionais do segundo tipo de crítica que aqui descrevo, não se cansam de utilizar a referida expressão como justificativa para o seu mau comportamento enquanto criticadores.

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto contigo. Há muita gente que confundo crítica negativa com maldizer:)

    ResponderEliminar
  2. É talvez a diferença entre criticar e «dizer mal, ou «dizer bem»...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. M e Fernando, será por vezes, como referem, a maledicência o que move os "criticadores profissionais", se bem que, pelo que me é dado observar, a expressão é muitas vezes usada para dar um ar "políticamente correcto" à ignóbil arte de espezinhar e inferiorizar os criticados.

    A tal expressão é, para estes criticadores, assim como uma espécie de "Avé Maria" e "Pai Nosso" antecipado para poderem de seguida espetar a "farpa" no criticado.

    ResponderEliminar