2 de outubro de 2010

Eça, sempre actual ... ou nós, Europeus, sempre na mesma ?

"Hoje que tanto se fala em crise, quem não vê que, por toda a Europa, uma crise financeira está minando as nacionalidades? É disso que há-de vir a dissolução. Quando os meios faltarem e um dia se perderem as fortunas nacionais, o regime estabelecido cairá para deixar o campo livre ao novo mundo económico."

Eça de Queiroz,  in "O distrito de Évora" (1867)

8 comentários:

  1. Penso que somos nós os Europeus sempre na mesma, mas eu trocava Europeus por Portugueses, pois nem toda a Europa está numa crise tão profunda como a nossa e com um Governo tão pouco inteligente como nós que esbanja dinheiro até mais não, enfim, cada um vê a vida como quer.

    ResponderEliminar
  2. Acho que os dois têm razão: a frase do Eça está actualíssima, está mal a Europa, Portugal está bem pior, mas o mundo está todo doente.
    Eu não gosto de ser pessimista, mas o caminho que levamos, não nos leva a bom porto.

    Sobre Portugal, convido a verem a entrevista que coloquei lá no blogue. Não resisti a publicar.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Estamos de facto muito mal Miguel. Estamos mal em termos Europeus, e em particular em termos nacionais.
    Resta-nos lutar por mudar isto, e esta luta faz-se em primeira instância através do voto.
    Em 36 anos de Governos PS e PSD, o resultado é o que está à vista, por isso, acho que é hora do Povo inverter os seus "hábitos" de voto.

    ResponderEliminar
  4. Eça, na sua clarividência de sempre.
    Estamos perante uma situação dramática, e mais dramática porque sem fim à vista.
    Como diz Fernando Ventura (já ouvi a entrevista aconselhada pela Manuela Araújo. Imperdível!) e para além de muitos outros aspectos, faltam-nos líderes e sem líderes não se vai a lado nenhum.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Manuela, a entrevista é um verdadeiro achado.
    Que clarividência !

    ResponderEliminar
  6. Teresa, e já agora Manuela e também Miguel, quanto à questão do líder, não podia estar mais de acordo com o Fernando Ventura, vejam o que já em tempos aqui escrevi sobre este tema :

    http://chegateaqui.blogspot.com/2010/02/lider-precisa-se.html#comments

    ResponderEliminar
  7. Eduardo
    Pois é, um bom líder pode mudar muita coisa. Pelo menos, pode começar a mudança. Mas para se ser líder, há que ter o carisma, e para se ser bom líder, há que dar o exemplo.
    Por isso é que, pela primeira vez em muitos anos, se calhar desde o Sá Carneiro, é que vou votar com convicção: no Dr. Fernando Nobre para Presidente da República: pode ser o princípio da mudança. É pena a comunicação social estar tão vendida aos mesmos de sempre...

    ResponderEliminar
  8. Manuela
    Também me congratulo com a candidatura do Dr.Fernando Nobre, pessoa que muito considero e estimo.
    É uma lufada de ar fresco e um sinal, quem sabe, de mudança.
    Quanto ao meu voto, confesso que ainda estou em fase de análise. Por um lado acho que um candidato fora dos aparelhos partidários é positivo, por outro, estou fortemente empenhado em contribuir cada vez mais para o engradecimento da verdadeira e original força política de esquerda que este país conheceu, e que tão "esquecida" tem estado por parte do eleitorado, que devia de abrir os olhos duma vez por todas.

    ResponderEliminar