6 de julho de 2011

Cartão vermelho !

Ontem, o meu querido Sport Lisboa e Benfica, informou a CMVM que havia concluído o negócio de venda do, até então seu jogador, Fábio Coentrão, para o Real Madrid, numa operação que rende aos cofres do clube da Luz qualquer coisa como 30 milhões de Euros.

Há 15 dias atrás, a SAD do Futebol Clube do Porto, anunciou à mesma CMVM, que o treinador André Villas Boas havia assinado contrato com o Chelsea de Inglaterra, o que rendeu aos cofres da SAD Portista um valor “record” para a venda dum treinador de qualquer coisa como 15 milhões de Euros.

Anteontem, o novo Presidente do Sporting Clube de Portugal, veio a terreiro anunciar, com pompa e circunstância, que já havia gasto qualquer coisa como 15 milhões de Euros no reforço do plantel para a época 2011-12, e que o mesmo não se ficaria por aqui, pois há mais reforços a chegar.

Na semana passada, também com a mesma pompa e circunstância, o Dr. Pedro Passos Coelho, 1º Ministro de Portugal, veio anunciar mais uma medida de austeridade na forma de um novo imposto, desta vez sobre o Subsídio de Natal de todos os Portugueses (que ainda têm trabalho), retirando-lhes assim 50% do valor desse mesmo subsídio. Justificou-se depois, alegando tratar-se duma medida de carácter temporário e que visa apenas ajudar o actual Governo a cumprir a meta dos 5,9% de défice a que a UE nos obriga.

Perante tudo isto, e dada a ausência da parte do actual Governo de alguma medida que vise colocar também os clubes de futebol Portugueses a contribuir, de alguma forma, para a ajuda do equilíbrio das finanças nacionais, eu pergunto-me :

- Será que o campeonato nacional de futebol, agora denominado Bwin Liga, se disputa no mesmo país onde eu vivo ?

Tenho dúvidas, até porque, quando olho para o colossal Real Madrid e vejo mais jogadores Portugueses no onze inicial do que nos onzes do Benfica, Porto ou Sporting, essa dúvida adensa-se.

Meus caros, isto é vergonhoso e ultrajante para o Povo Português, e a pena que eu tenho é que será este mesmo Povo a contribuir para que este estado de coisas se mantenha, pagando quotas de sócio milionárias a estes mesmos clubes, pagando fortunas por bilhetes para irem assistir a jogos que são, na esmagadora maioria das vezes, pouco mais que sofríveis, e pior que isso, votando e elegendo gente desta para o Governo que nada faz para pôr cobro a esta vergonha nacional.

8 comentários:

  1. Gosto de futebol mas está a atingir (já atingiu) níveis de pornografia. E da pior...

    ResponderEliminar
  2. Já somos 2 M.
    Por mais que até goste do desporto (que já nem isso é) em si, o futebol atingiu níveis de imoralidade que me levam a já não conseguir olhar com os mesmos olhos para ... aquilo !

    ResponderEliminar
  3. Bem visto.
    Futeboleiros e politiqueiros deviam ser todos entregues à Moody´s...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Fernando, com os sacrifícios a que o Povo tem sido sujeito, ver diariamente a forma como esta gente do futebol fala de milhões como quem fala de ... berlindes ! e sabendo-se como se sabe, a forma como sempre foram protegidos em termos de impostos, fico com um nó no estômago e sem vontade de ver futebol.

    ResponderEliminar
  5. Não entendo de política nem de futebol, mas agora esta do subsídio de Natal deixou-me aparvalhado.
    Penso que é descaramento a mais e pior ainda para o próximo mês ainda virão outros e outros cortes piores que os anteriores....

    ResponderEliminar
  6. Olha Luís, temo muito que o teu prognóstico esteja certíssimo.
    Ou muito me engano, ou os sacríficios pedidos ao Povo vão ser constantes e repetir-se-ão uns atrás dos outros, mês após mês.
    Já ia sendo tempo de pôr de lado os brandos costumes e ...

    ResponderEliminar
  7. Eles comem tudo

    enquanto o povo consentir

    ResponderEliminar
  8. Puma, disse bem ... enquanto o povo consentir.
    E o problema é que se olharmos à nossa história, temos consentido sempre muito mais e durante muito mais tempo que outros povos.

    Quanto tempo mais consentiremos, é essa a questão que, a meu ver, urge responder.

    ResponderEliminar