27 de julho de 2011

Idade de Reforma ? É fazer as contas !

Contagiado, quem sabe, pelas longas e nada enfáticas explicações quase diárias do novo Ministro das Finanças, relativamente às formas de cálculo dos novos impostos que vão inventando como forma de extorquirem cada vez mais dinheiro ao Povo Português, também eu me botei, um destes dias, a fazer umas contas, uns cálculos, umas previsões e … não é que dei por mim a descobrir que me vou reformar daqui a 2 anos !
Eu vou tentar explicar, de forma mais sucinta e agradável que o nosso Ministro das Finanças costuma fazer, espero eu.

De cada vez que se fala do nosso trajecto de trabalho, fazemo-lo recorrendo normalmente ao termo “vida profissional”.
Pois bem, no meu caso, o termo é perfeitamente acertado e adequa-se na perfeição àquilo que foi o meu trajecto profissional.
Vivi, até ao momento, de forma plena, intensa, séria, honesta e competente todos os dias da minha vida profissional, assim como, diga-se em abono da verdade, tenho vivido da mesma forma a minha vida pessoal, e entenda-se por vida pessoal toda a restante vida que nada tenha que ver com as questões profissionais.
Assim sendo, e pondo-me a pensar sobre isto, conclui, e bem, que no meu caso nem se pode dizer que a vida profissional tenha sido um complemento (ou prestação extraordinária, usando termos tão do agrado do Sr. Ministro das Finanças) da vida pessoal.
Nada disso !
Foram duas vidas vividas plenamente, e que seguiram paralelas, sem se entrecruzarem naquilo que aqui importa, que é o somatório dos tempos de vida.

Passo a explicar :

Tenho 41 anos de vida, e levo 21 anos de vida profissional (sim, comecei cedo, aos 20 aninhos. As faculdades e afins vieram depois, aos 21 anos, e em regime nocturno, que aqui o rapaz nunca teve vida fácil e tinha de trabalhar durante o dia para o sustento), tendo em conta o que atrás expliquei, o meu tempo real de vida resulta da soma destas duas vidas, o que perfaz, no momento actual, o valor de :

41+21=62

Está a acompanhar o raciocínio, Sr. Ministro ?

Pois bem, por esta ordem de ideias, e se V.Exa. não se lembrar de alterar a idade de reforma até 2013, então, nessa altura, a minha idade real de vida, será :

43+23=66

Ou seja, acima dos 65 anos, que é a idade limite para a reforma, o que me garantirá, e isso posso eu desde já assegurar-lhe, que EU me reformo em 2013.
Se V.Exa., ou o meu patrão, notarem alguma diferença na minha performance quando chegarmos a essa altura, não se admirem, EU reformei-me !
E sabe como é Sr.Ministro, uma pessoa que levou a vida de trabalho intenso que eu levei, quando chegar à reforma, não está para mexer nem mais uma palhinha.

p.s.
Sr. Ministro das Finanças, caso tenha alguma dificuldade com as contas que aqui lhe apresentei, fale com o seu colega Nuno Crato, que na Matemática é o homem um barra.

11 comentários:

  1. Mesmo com essas contas tão bem feitas, estás tramado: na União Europeia já está em discussão a ideia nascida nos EUA de passar a idade da reforma para os70...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bem. Eu cá esforçar esforcei-me para tentar acompanhar estas contas.

    No entanto ficou a pairar aquela chamada de atenção do Fernando Samuel!

    As contas não me parece que algum dia venham a ser feitas como deve ser. Afinal, segundo as regras actuais já a coisa pia bem fininho.
    O que será daqui a 20 anos + ou -?

    Talvez seja de a vossa geração começar a deitar contas à vida, com a maior antecedência possível...
    Eu, que já vou mais 20 e tal, já estou a levar com a tábua da carroça e ainda a procissão vai no adro!...

    De qualquer modo bom exercício!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fernando e António, estas contas valiam-me um valente chumbo fosse qual fosse a escola onde o exame fosse feito, ainda para mais, se fosse na "escola liberal" onde estes srs. agora no governo aprenderam a sua cartilha.

    Foi uma brincadeira da minha parte, mas que dá vontade de a tornar real, lá isso dá !

    ResponderEliminar
  4. Ó rapazzzz!... a IIIª Guerra Mundial a estourar e tu andas a fazer continhas pelos dedos?! Boa te vai Zé!!!

    ResponderEliminar
  5. http://www.infowars.com/white-alqaeda-targeted-as-western-governments-turn-terror-apparatus-inward/

    http://www.eutimes.net/2011/07/norway-premier-begged-putin-to-stop-massacre-planned-by-elites/

    http://islamic-intelligence.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Ó Fada tu és lixada. Mandas-me estes links e isto depois é como o TPC dos tempos da escola.

    Vou ler com atenção, e depois te direi alguma coisa.

    ResponderEliminar
  7. Camaradão,

    A ser assim já devo anos á terra...

    60+43 fora os trocados é igual a 103 e mesmo assim ainda não me posso reformar porque a avaliar com o que vou lendo só daqui a 10 é que posso meter os papeis.

    Sabes que mais, começo a ter vergonha de ser pobre, não pelo facto de ser pobre, mas devido á minha subserviencia animalesca, reajo ás ordens do dono.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Compadre Bolota, é obvio que um puto de 41 anos pouco tem a ensinar a um homem de 60, mas ainda assim te digo que reagir ao dono todos reagimos, o truque não está em eliminar essa reacção, o truque está em irmos deixando, gradualmente, de ter dono, mas agindo e reagindo de forma a que o sacana pense que ainda é nosso dono, entendes ?

    A melhor carta de alforria é aquela que somos nós que a assinamos com o nosso próprio punho, mas que nem chegamos a mostrar ao dono, fica guardada para nós. Ele que viva na ilusão do seu poder.

    ResponderEliminar
  9. Eduardo,

    Ou muito me engano ou estás metido em despesas. Agora quem é que paga as Aspirinas para a dor de cabeça que causaste ao Sr. Ministro? É que isto é alta Matemática!

    O problema é que não vale a pena fazer contas. O que hoje é "assim" amanhã será?... Sabe-se lá o quê!

    Se me permites, só uma palavrinha à Fada.

    Oh, Fada, tu és um susto! III Guerra Mundial? Nem vou ver os links.
    Foge!!!

    Beijinho a ambos.

    ResponderEliminar
  10. Teresinha, não vais sem resposta, se em 2013 as premissas tiverem alterado, eu faço um "orçamento retificativo" !

    Ele (o Ministro) ainda agora lá chegou e já vai apresentar um, porque é que eu não poderei fazer o mesmo daqui a 2 anos ?

    Para malandro, malandro e meio ! ehehehe

    ResponderEliminar
  11. Eduardo,

    Nem mais!
    Resta saber quem é mais malandro.
    Atenção ao treino.
    Intensivo? É pouco!

    ResponderEliminar