22 de setembro de 2011

Desculpem-me a franqueza.

No próximo dia 9 de Outubro a Madeira vai a votos.
Perante o actual cenário que se vive, onde já não há peneira que tape o sol das ilegalidades cometidas pelo Presidente do Governo Regional da Madeira e do seu PSD Madeira, será de esperar uma resposta concreta e efectiva por parte do povo Madeirense, no sentido de pôr fim definitivo a uma situação insustentável e que afunda cada vez mais o país.
A verdade, porém, é que já não é de hoje que se sabe, e o povo Madeirense em particular, que a gestão do Dr.Alberto João Jardim é altamente lesiva para a economia nacional, e no entanto, esse mesmo povo Madeirense continua a elegê-lo com maiorias absolutas.
Bem sei que há aqui dois factores que não devemos descurar, o primeiro prende-se com algumas ilegalidades que, ao que parece, têm sido cometidas nos escurtínios à boca das urnas em anteriores actos eleitorais, o outro, prende-se com a pressão que, segundo consta, é exercida sobre as pessoas no sentido de votarem no PSD Madeira. A verdade é que, nem um nem outro, me parecem justificativas suficientes para, caso o povo Madeirense assim o entenda, se repetir o cenário de nova vitória do PSD Madeira.

O que se pede neste momento ao povo Madeirense é que nos dê a todos nós Portugueses uma clara e inequivoca demonstração de Patriotismo. Não interessa aqui saber em quem vão votar, interessa isso sim, saber que não vão votar no PSD Madeira, de forma a que as já de si debilitadas contas públicas Portuguesas não continuem a ser vandalizadas pelo Dr. Alberto João Jardim.

Ao invés, se o povo Madeirense tornar a votar de forma expressiva no PSD Madeira, a conclusão primeira, e única, a que se pode chegar nesta altura é que o povo Madeirense é patriota quando se trata de receber apoios do Estado Português, mas quando se trata de ajudar, de contribuir, de fazer sacrifícios, o povo Madeirense esquece-se da sua Portugalidade e é, isso sim, apenas e só Madeirense.

E caso este cenário se venha a verificar, então, eu estarei de acordo que se referende a independência da Madeira e que os deixemos entregues ao seu próprio destino.

15 comentários:

  1. Boa tarde! Já à muito que não vinha aqui para este lados do teu blog.

    A Madeira para mim, e a meu ver, já lhe devia era ter sido dado a independência. Talvez ai, o "contenente" (como diz o Jardim), não teria que pagar mais uma factura vinda daquela ilha. Curioso seria após a independência ver para onde os mesmos iriam se virar a pedir dinheiro.

    Acho é uma graça, é que a culpa da divida da Madeira é basicamente do PS - Sócrates, como disse o Jardim.

    Lembro tambem, que o Jardim disse o seguinte :

    "Eu estou é preocupado que haja gente tão pouco inteligente e tão pouco patriota no país como essa gente que faz essas críticas", disse Alberto João Jardim à margem da inauguração de uma estrada em São Vicente." Expresso.pt

    E ontem li e vi a capa do correio da manha de dia 21 no qual num belo quadrado azul dizia : " Silêncio de Estado nas contas da Madeira"

    A conclusão que tiro daqui, é que mais uma vez quem paga a factura é o "contenente", e o senhor Jardim sai impune. Eu muito sinceramente espero que isto não aconteça, mas visto que é tudo farinha do mesmo saco (PSD)...

    ResponderEliminar
  2. Não te iludas!!! Nunca ouviste falar do Salazar? E de quem o elegeu a figura de Portugal?

    :(

    ResponderEliminar
  3. Puto ! long time no see.
    Qualquer dia, nem ilhas nem "contenente" ... vai tudo ao fundo.

    ResponderEliminar
  4. Salazar ? não alcancei o teu comentário.
    Decifra-me lá s.f.f.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Eduardo
    Vim aqui através do blogue da Teresa
    As questões que se colocam para o ganho do AJJ nas eleições é muito mais complicada do que descreveu, amigo!
    E eu disse, o ganho do AJJ propositadamente...não apenas do PSD, pois o povo madeirense tem votado na pessoa e não num partido!!!!
    A coação de massas é algo a que não somos alheios em Portugal... como diz M., Salazar foi ditador durante décadas... será que o povo não via o mal que se fazia no país? mas, continuaram a votar nele!!!!
    E mesmo por cá, bem recentemente...
    Isto para não falar da Itália actual com Berlusconi que faz o que quer...
    Hitler, etc....
    Temo o fundamentalismo e não me refiro apenas aos que governam, mas às criticas que se fazem...generalizar comportamentos de um povo, sustentados nas atitudes de quem governa não será, talvez, assertivo!
    Sim, eu sou madeirense...mas falo como portuguesa! Acredite!
    Abraço e desculpe o meu atrevimento...mas foi superior a mim!

    ResponderEliminar
  6. Eduardito,

    Alternativas? Venham daí as alternativas.
    Sejamos pragmáticos.
    (Atenção, não estou a fazer a apologia do indivíduo).
    Tens um homem que, quer se queira quer não, tem feito umas coisas em prol da Madeira, que segundo parece nunca(?) gastou dinheiros públicos em proveito próprio, logo...

    Os madeirenses são cidadãos como quaisquer outros, muitos dos quais na altura do voto não sabem muito bem para que lado "pender".

    Sempre foi e será assim. É triste? Talvez, mas...
    Sim, eu sei, depois vêm as revoluções e as coisas mudam pela força.
    O Homem, as suas limitações, as suas dúvidas.
    Pelo menos até um dia, quando atingido o limite!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. CF, antes de mais, agradeço a sua visita e o seu comentário.

    Eu aceitaria a sua linha de raciocinio, quando estabelece um paralelismo entre AJJ e Salazar relativamente à capacidade de colocarem o Povo a votar neles, não fosse o "pequeno" detalhe de que Salazar governou durante 40 anos através da criação dum Partido Único.
    Ou seja, mesmo que os Portugueses quisessem, na altura de Salazar, votar noutra força política ou noutra pessoa, simplesmente não o poderiam fazer.
    Já a realidade da Madeira de hoje é totalmente diferente, há vários partidos por onde os Madeirenses podem optar sem ser o PSD (ou AJJ, como queira), mas se não o fazem é porque não o querem fazer.
    Estão no seu direito, mas tendo em conta que atravessamos uma crise terrível, e que AJJ tem sido dos grandes contribuintes para essa mesma crise, parece-me que esse sentido de voto dos Madeirenses é muito pouco patriótico.

    Tentar estabelecer paralelismos entre a ditadura de Salazar, que foi imposta pelo força, e a governação de AJJ, que tem sido eleito democraticamente (?) pelo Povo Madeirense é no mínimo impreciso, e não serve de desculpa para aquilo que, volto a frisar, me parece uma atitude pouco patriótica de quem tem votado, e venha a votar em AJJ nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  8. Teresa, tu não me leves a mal, mas esse tipo de justificação, de que um político eleito pelo Povo roubou ou deu uso indevido a dinheiros públicos, mas não para proveito próprio e como tal até se pode dizer que tem feito um bom trabalho é, sob o ponto de vista da maturidade democrática, uma verdadeira aberração.

    Achas que criar um buraco nas contas públicas no valor de 5 mil milhões de Euros (segundo o próprio AJJ) não é crime, só porque, pelos vistos, empatou essa verba em equipamentos que dotaram a Madeira de melhores condições ?
    Então mas isso é assim ?

    Roubou, mas como fez umas estradas, uns estádios de futebol, uns túneis, uns hoteis, pronto ! limpa-se a "folha de serviço" do senhor.

    É por se andar a desculpar criminosos (sim, porque roubar ou dar uso indevido a dinheiro público é crime) com argumentárias dessas que chegámos onde chegámos, e se explica estes 35 anos de cada vez maior empobrecimento nacional.

    AJJ, Isaltino, Fátima Felgueiras, Avelino Ferreira Torres, Valentim Loureiro, segundo essa linha de pensamento, até fizeram bons trabalhos, certo ?

    p.s.
    quanto ao facto de AJJ não ter tirado proveito próprio ... bem ... já estamos quase em Outubro, o Natal está à porta não tarda !

    ResponderEliminar
  9. Eduardo
    a) já que fala em patriotismo...por cá as governações tb não têm sido as melhores...patriotismo por quem?
    b) Quanto às alterantivas...elas devem existir teoricamente, num regime democrático...estão lá, mas é-lhes dificultado o direito de expressão...
    c) AJJ tem usurpado do direito de antena para se apresentar como única alternativa credível...tomando como exemplo limite: as gentes do norte sem água nem luz que, a certa altura, lhes foi concedida por quem governa a ilha...vota!
    d) você sabe que um só homem é capaz de mobilizar um povo se assim o pretender..principalmente um povo que era tão pobre que qd lhe é dada uma migalha vê aí um salvador ...
    e) tenho pena que assim seja, que o povo madeirense não tenha aprendido a separar o trigo do joio, mas compreendo que isso aconteça, perante um processo que eu conheci de perto e que volto a conhecer por cá tb...
    Já escrevi no meu blogue sobre isto...não sou politica e, sinceramente, cansa-me falar disto!
    coloquei estes comentários porque gostaria que entendesse um outro ponto de vista que não o de desprezar um povo que mal nenhum fez, senão continuar a acreditar em alguém que sabe manipular...e disso o mundo está cheio e não é abandonando que se resolve...assim, não precisariam existir organizações para ajudar os povos a libertarem-se dos seus ditadores (ex. Libia...)
    Enfim, despeço-me com um abraço e desculpe mais uma vez

    ResponderEliminar
  10. Cara CF, de facto, é da discussão que nasce a luz e é bem verdade.

    OS seus argumentos b), c), d) e e) fazem todo o sentido e reconheço-os como extremamente válidos.
    Tem toda a razão no que aí diz, infelizmente, essa é uma triste e comprovada realidade do que se tem passado na Madeira (se calhar mais até que nalgumas partes do continente), implicando que, de fato, não se possam assacar responsabilidades a essa franja da população que, por falta de informação e por terem sido colocados em situação de pobreza acabam por ser mais facilmente manipulados pelo despotismo de AJJ e seus acólitos.

    Vistas as coisas por esse prisma, isto é, por quem mais de perto e in-loco sabe melhor o que aí se passa, entendo a sua (digamos assim) indignação ao conteúdo do meu post.

    Penso que entende que aquilo que eu disse, e que sinto, fará sentido, ou melhor, faria sentido, se estivéssemos perante uma situação em que todo o povo Madeirense partiria da mesma base de informação, educação, formação e condição social, o que não é verdade, como bem explica, e que faz com que, efectivamente, eu tenha de reconhecer que, por ventura, as minhas palavras possam ser geradoras de desconforto e de discórdia.

    Tratou-se mais de um grito de revolta meu, que dum ataque cego e generalizado ao povo Madeirense.
    Espero que entenda, e se de alguma forma a ofendi ou magoei, agora sou eu que lhe peço desculpa.

    Desejos de bom fds.

    ResponderEliminar
  11. Eduardito,

    Levar-te a mal? Era só o que faltava! Tens todo o direito em manifestar a tua opinião e postura perante estas questões.
    Mas Eduardo - e nem imaginas o quanto isto me doi - por que será que as pessoas votam sempre nos mesmos, Continente incluído, alguns países europeus incluídos?
    Será por teres uma população devidamente esclarecida, diria até naquela coisa básica, mais básica, que é a educação? O analfabetismo já não existe? Sais dos grande centros (e agora reporto-me apenas ao Continente) e encontras muitas pessoas politizadas, ou melhor, com capacidade/discernimento de escolha?
    Não, não é com esta argumentação "...que
    e se explica estes 35 anos de cada vez maior empobrecimento nacional." Mas então diz-me, por favor, o que justifica, qual a causa destes 35 anos de afundamento nacional, e a todos os níveis?
    Eduardo, a população, na sua grande maioria, não sabe "para quer lado se voltar".
    Honestamente, mas muito honestamente, qual é a alternativa?
    Acreditas que o PC, na actual conjuntura, conseguia resolver a actual situação? Conseguia inverter a muito provável queda no abismo?
    Não estou a colocar-te estas questões de forma cínica, nada disso, estou a perguntar por IGNORÂNCIA, pura IGNORÂNCIA.
    Penso já te ter dito que o que me interessa é ter um partido, A, B, ou C que resolva os gravíssimos problemas do País, particularmente no que toca ao social: eliminação da pobreza (utupia? talvez!), criação de emprego, oferecer a todos, mas todos, condições de vida dignas, oferecer serviços de saúde que respondam às necessidades, oferecer Educação digna desse nome, etc.
    É o partido X ou Y, é-me completamente indiferente!

    Desculpa o "testamento", mas eu também queria saber que alternativas temos, só isso.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Eduardo
    venho aqui apenas para afiançar-lhe que não me magoou e não me deve nenhum pedido de desculpa...compreendi muito bem a sua revolta! No entanto acrescento que, isto sim, me assusta...assusta que a incompetência e desonestidade de uma pessoa (e não digo mau politico, porque o problema do AJJ é falta de formação)) faça com que os portugueses sintam revolta por outros portugueses! assim como a sua pelos madeirenses e vice-versa! isto deixa-me angustiada...Começar a sentir que as pessoas de um mesmo povo se olham com desconfiança...
    Foi um prazer "discutir" com quem sabe ouvir! :))
    BFDS e abraço

    ResponderEliminar
  13. Teresinha, na situação em que nos encontramos não há soluções milagrosas que nos livrem de passar um mau bocado nos anos que se seguem.
    Agora se me perguntas se eu acho que uma governação do PCP podia ser a solução para nos reerguermos enquanto Povo, enquanto Nação ?
    Ah ! disso não tenho dúvidas que sim.
    Mas duma coisa as pessoas têm de estar conscientes, não basta votar num partido (no caso o PCP) e esperar que apenas a governação desse partido resolva "per si" todos os problemas.
    Não ! há que votar bem sim, mas há que não perder de vista duas realidades sem as quais será impossível viver-se condignamente, e essas realidades são :

    1) Produtividade
    2) Cidadania activa

    Só produzindo muito e bem, e tendo uma atitude de participação activa na vida política, social e empresarial é que se criam paises e sociedades de qualidade.

    Votar bem sim ! mas que ninguém se "encoste à sombra da bananeira" à espera que o Governo (leia-se Estado) lhe ponha a comidinha na boca, a gasolina nos carros e as chaves das casa nas mãos.

    ResponderEliminar
  14. CF, Compreendo perfeitamente essa angústia.
    Volte sempre, que é bem vinda.

    ResponderEliminar
  15. A maioria dos madeirenses vota no Jardim/PSD da mesma forma e pelas mesmas razões que a maioria dos eleitores do continente vota na política de direita PS/PSD/CDS...
    E a meu ver, isto só mudará quando as eleições forem de facto livres, ou seja, quando os cidadãos votarem em consciência...

    Um abraço.

    ResponderEliminar