20 de abril de 2010

Recibos anti-ecológicos.

Se é verdade que em termos da protecção ambiental todos nós devemos contribuir com pequenos gestos, que significam grandes mudanças, não é menos verdade que muitas das vezes os nossos Governos (e aqui falo no geral e não especificamente em Portugal) poderiam e deveriam fazer muito mais.
Uma das medidas que podia fazer grande diferença está na emissão de recibos de pagamento. Sempre que compramos qualquer bem, e sem que sequer exijamos recibo, ele é emitido e é-nos entregue. As quantidades verdadeiramente astronómicas de papel gasto com esta situação significam, por um lado uma despesa acrescida, por outro, e mais importante, um verdadeiro e gigantesco crime ambiental.
Bastava para tanto alterar a legislação para que a emissão do recibo só fosse obrigatória quando o cliente assim o exigisse. Seriam milhões de árvores que estaríamos a preservar e com isso a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta.

3 comentários:

  1. Por cá a coisa pia mais fino!
    Embora me pareça uma boa ideia, parece-me que nalguns casos esta legislação seria uma benção para a fuga ao fisco.
    Por isso, vamos ter de magicar uma forma de evitar este incoveniente e seguir em frente com essa ideia brilhante.
    (talvez uma validação qualquer...)

    ResponderEliminar
  2. Paulo, em Portugal e ao que sei, a lei até foi alterada há uns anos atrás para a obrigação da emissão do recibo, precisamente para evitar as evidentes fugas fiscais.
    No entanto, a tecnologia já evoluiu de forma que, pelo menos nos pagamentos electrónicos (que serão hoje seguramente a esmagadora maíoria dos pagamentos), o cliente para além de digitar o PIN, passaria também a poder seleccionar pagamento com/sem recibo. A transacção ficaria sempre registada, mas quando a opção fosse sem recibo, lá estaríamos nós a poupar o planeta.
    Quanto aos pagamentos em "cash", de facto a coisa fia mais fino, mas até aí, não há de ser nenhum bicho de sete cabeças, digo eu ...

    ResponderEliminar
  3. Não tinha pensado nos pagamentos electrónicos, nesse caso seria mais fácil avançar com uma solução destas.

    ResponderEliminar