27 de abril de 2010

Redes Sociais, tecnologia humanizante ?

O advento das novas tecnologias informáticas teve sempre associada uma imagem negativa relativamente à desumanização que a mesma provocou nas relações pessoais em geral.
As pessoas deixaram, por exemplo, de se falar ou encontrar, simplesmente “mailam-se” umas às outras, tornando-se assim cada vez mais distantes e reduzindo praticamente à inexistência o contacto directo e humano entre elas. No entanto, o surgimento das redes sociais, com o Facebook à cabeça, veio inverter essa lógica.
A possibilidade de ir em busca de pessoas que já não vemos há muito tempo generalizou-se entre os aderentes às redes sociais, fomentando muitas vezes encontros que têm tanto de surpreendentes como de fascinantes.
Da minha parte só posso agradecer ao “Facebook” que me proporcionou nos últimos tempos reencontrar amigos e ex-colegas que, nalguns casos, não via há mais de 20 anos.
Estamos, seguramente, a viver uma nova “era” no que diz respeito às influências das novas tecnologias sobre as sociedades, e neste caso, no sentido positivo.
Pode ser que a mesma tecnologia que desumanizou o Homem, lhe permita agora um regresso às origens e ao retomar da sua verdadeira condição humana.

3 comentários:

  1. Anónimo29/4/10

    Eduardo é bem verdade e não só, podemos partilhar as nossas ideias a um espectro mais amplo. Só ainda não percebi, porque não divulgas por lá os teus posts, para sabermos logo quando sai um novo...
    Aliás, não te vejo muito por lá. Mas o tempo não dá para tudo, não é?
    Um abraço da amiga nortenha para o amigo alentejano. :)
    AH e outra coisa, não se fazem amigos no FB como se fazem nos blogues!! :))

    ResponderEliminar
  2. Não há tempo para tudo amiga !
    E apesar de eu ter muito boa imagem do Facebook, ainda assim, prefiro "postar" no formato Blogue.

    ResponderEliminar
  3. A desumanização do colectivo em troca da individualidade social !

    ResponderEliminar