25 de fevereiro de 2011

Sou ateu ... que chatice !

Muitas vezes tenho reflectido sobre a dificuldade acrescida que se tem em ser ateu, como é o meu caso.
Nos momentos de grande dificuldade, onde nos deparamos com situações que se revelam de quase impossível resolução, deve ser muito libertador, muito tranquilizante, acreditar-se em Deus, seja ele qual for, assuma ele a forma que assumir.
Poder chegar a um ponto limite, onde se baixam os braços e se diz :

- Chega ! não aguento mais isto, vou entregar este assunto a Deus que ele há de resolver.

E ter a capacidade de acreditar piamente neste Deus, de forma a libertar-se automaticamente da pressão e da angústia em que se vive quando os problemas se revelam de resolução impossível, ou próximo disso, deve ser de facto um alívio.
E o que admiro ainda mais, é que apesar de muitas vezes o problema não se resolver, antes se complicar, os crentes têm a capacidade de aceitar isso como sendo um desígnio de Deus, e como tal não o encaram com o fatalismo com que os ateus o encaram.
Limitam-se, nesse caso, a dizer :

- É assim, foi a vontade de Deus, há que aceitar.

Para os que, como eu, não têm esta capacidade (e hoje acredito que é mesmo uma capacidade), ser ateu é ter de conviver, sempre que os problemas e as dificuldades nos surgem, com níveis de preocupação e de angústia muito superiores.
Assumimos de imediato que nada se resolverá per si, e que temos de ser nós, invariavelmente, a arrepiar caminho, a meter mãos à obra e a resolver o que há para resolver.

Tenho alturas em que me arrependo de não ser crente, é que isto de ser ateu dá cá um trabalhão !

5 comentários:

  1. Eduardo,

    O facto de ser crente ajuda muito a encarar/aceitar determinadas situações, sem dúvida, mas isso também não é assim tão linear!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa, não será muitas vezes tão linear, de facto, mas a verdade é que já assisti a situações bastante complicadas e onde as pessoas foram assim lineares como como descrevi e acabaram por não sofrer tanto, ou pelo menos assim pareceu.

    ResponderEliminar
  3. Ser ateu é crer no Homem...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ora bem, Fernando Samuel, é precisamente essa a minha posição.

    ResponderEliminar
  5. Leiloca8/3/11

    Olá Eduardo!!!Devo dizer que concordo em gênero, número e "degrau" contigo, na forma como encara o fato do "peso extra" por sermos ateus. Mto embora isso possa parecer mais difícil e certamente o é, por outro lado me parece um privilégio poder observar as coisas de maneira racional, ou o mais próximo disso, tenha o nome que tiver!! Eu creio que, embora mtas vzs a "falta" de uma crença (religiosa pq existem várias formas de crenças e nem sempre estão relacionadas com religião), nos leva a acreditar em nós mesmos. Tanto as minhas conquistas como as minhas "derrotas" (detesto esse termo, acho-o irracional =D )me fazem ter uma idéia exata do que posso e não posso fazer, mto embora 90% desse "poder ou não poder" dependa SIM da boa vontade do tal próximo que vive á léguas e léguas da gente. Por que será??? Posso estar incrivelmente enganada quanto me adono do termo "ser racional" o que me leva a ao termo "ser ateu" pq entendo que exista ai uma conexão, mas sei que não acreditar num Deus me torna mais independente de tantas formas que não me imagino vivendo oprimida por todo o lixo e tolices que estão agregadas a todas as religiões como por ex. castigos eternos, pecados e etc. Como possuo, digamos, uma pré-disposição para observar o cotidiano percebi dde mto cedo q todo tipo d discurso religioso nunca condiz com a realidade, com os fatos, com ação. O que me deixa sempre estupefata é a relação, a teia de aranha que se construiu com o passar do tempo nas sociedades de como tudo DEVE estar relacionado ao divino, seja de maneira positiva ou o inverso. Um bom "cristão" possui um poder de convencimento que ultrapassa de longe qualquer político que eu já tenha conhecido. Enfim, existem "conjuminações variadas" sobre esse tema, mas uma coisa eu não posso deixar de imaginar cá com meus botões: como deve ser lotadaço esse tal de céu não?? Deve ser uma muvuca, um inferno =D afinal, todos que conheço acreditam que curtirão por lá por toda a eternidade!! É mto tempo uma eternidade, quero naum rsrs. Uma coisinha que talvez facilitasse a vida do ser humano é aprender dde cedo que felicidade, perfeição, o "ter tudo" não existem, pelo menos não dessa forma como tentam vender em quilos por ai. Entender o processo, digamos, de vida nesse lugar torna as coisas mais fáceis. É nisso que creio, em processos, em transformação e única e exclusivamente na boa vontade do homem para com o homem, sem ela nada, nem ninguém, nem coisa nenhuma teria chegado ao momento atual. Abços,

    ResponderEliminar