18 de fevereiro de 2012

Sábado, tempo de lazer.

Enquanto a chuva não chega, e os dias continuam solarengos e convidativos ao passeio, nada como aproveitar para desfrutar das maravilhas naturais do nosso querido Portugal e ao mesmo tempo tratar da saúde.

Um passeio pedestre pela magnífica Arriba Fóssil da Costa de Caparica é um desses pequenos tesouros escondidos, que está “já aqui”, ao alcance de todos, mas em especial daqueles que moram na Zona de Lisboa e Margem Sul do Tejo.

Pode-se ir de carro, mesmo até à Fonte da Telha, ou, para os mais conhecedores da zona, evitar a descida até lá abaixo e deixar a viatura na estrada que dá acesso ao quartel da Nato.
A caminhada pode iniciar-se na zona da Arriba que fica mesmo sobre a povoação da Fonte da Telha, em direcção a Sul (seguindo sempre a linha costeira). A vista é deslumbrante, os trilhos são acessíveis e diversos (não saiam deles, porque ao fazê-lo estão a prejudicar o delicado ecossistema dunar) e a fauna e a flora convidam a um passeio calmo e contemplativo, sem correrias.

A evitar, os trilhos que estejam muito próximos da zona limite da Arriba, pois é preciso não esquecer que estamos a pisar terreno arenoso e fustigado pela erosão, onde o perigo de derrocada é permanente.

Munidos de roupa e calçado adequado, bem como de água e alguma alimentação (recomendam-se barras energéticas e fruta), o ideal é ir percorrendo a Arriba, sempre para Sul, até se atingir a Lagoa de Albufeira. Cenário idílico e de grande valor ambiental e ecológico.


O regresso, ou se faz pelo mesmo caminho, ou então pode escolher outro tipo de paisagem e de terreno, optando aí pela estrada de terra batida que cruza a zona de mata e pinhal adjacente à Herdade da Apostiça até se atingir de novo o quartel da Nato.

Reserve uma manhã inteira, ou tarde inteira para este magnífico passeio. A dificuldade do percurso é baixa e acessível a praticamente todos.
Nesta última foto fica-se com uma perspectiva geral da zona da caminhada. A Fonte da Telha fica ao fundo (na parte superior da foto), junto à linha de costa, e caminha-se até se atingir a Lagoa de Albufeira. A zona de mata e pinhal, é toda a mancha verde que se encontra acima da Lagoa.

2 comentários:

  1. Temos tantas maravilhas no nosso Portugal que merecem ser visitadas, como é este belo exemplo que nos trazes.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tantos e tantos recantos de sonho, João.
      A partir de agora, aos Sábados, vou começar a deixar aqui dicas sobre recantos destes que tenho conhecido e que entendo que merecem ser divulgados.

      Bom fds.

      Eliminar