2 de abril de 2010

Tradição (perdida) da Páscoa.

Se há tradição que vi perder-se no tempo e que hoje em dia recordo com imensa saudade, é precisamente uma tradição regional da Páscoa que era bastante comum, pelo menos na “minha” zona da Costa Vicentina Alentejana.
Tratava-se dos “contratos” que mais não eram que uma aposta ou acordo celebrado entre duas pessoas (normalmente a miudagem) onde era apostado, por norma, um pacote de amêndoas.
O “contrato” era normalmente celebrado durante esta semana que antecede a Páscoa, entre familiares e amigos, e obedecia a um ritual deveras engraçado. As pessoas que estabeleciam o contrato entre si tinham de enganchar os seus dedos mindinhos da mão direita e proferirem em uníssono a seguinte frase :

- Contrato, contrato, contrato farei Sábado Aleluia desmancharei.

No Sábado Aleluia, quando essas duas pessoas se vissem pela primeira vez, a que mais rapidamente gritasse para a outra “Ofereça”, era a que ganhava o “contrato”, sendo a perdedora obrigada a oferecer-lhe o pacote de amêndoas acordado.
Em famílias grandes, com imensos filhos, primos, tios, em que praticamente todos tinham celebrado contratos entre si, a manhã de Sábado Aleluia era uma verdadeira festa. Havia miúdos e graúdos escondidos nos mais recônditos cantos das casas e sótãos, nos quintais, nas quintarolas, em cima de árvores, atrás de muros, atrás dos poços (comuns naquelas pequenas quintinhas), enfim, por todo lado, e o grito “Ofereça” ia sendo ouvido aqui e ali em praticamente todas as casas, todas as ruas, em todos os lados.

E no Domingo de Páscoa, era ver os campeões, carregados de sacos de amêndoas que comiam com redobrado prazer e com um olhar de vitória sobre os perdedores.

Outros tempos !

4 comentários:

  1. Anónimo2/4/10

    Olha que eu dessa não sabia, Eduardo!...
    Aqui pelo Minho, não existia tal tradição, que eu saiba...
    Mas está-se sempre a aprender!
    Uma boa Páscoa para ti e para toda a tua família. Com tudo de bom, especialmente saude e alegria
    Um beijo para todos, amigão alentejano. :)
    Era tão bom se se mantivessem as tradições.

    ResponderEliminar
  2. Essa tradição não existia por aqui, mas parece-me bem divertida.
    Uma boa Páscoa para ti e para a tua Família.

    ResponderEliminar
  3. Fada amiga, muito obrigado e que a vossa Páscoa também seja repleta de saúde e alegria.

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo, era de facto uma tradição bem animada esta dos contratos.
    Desejos de uma Páscoa muito feliz também para ti e toda a famíla.

    ResponderEliminar