12 de novembro de 2010

Cale-se de uma vez por todas, Sr. Dr. !

É hora dos Portugueses apelarem à sua memória, rebobinarem o filme da vida Portuguesa desde o 25 de Abril para cá e não permitirem mais que dislates como este, que na pessoa do Dr. Mário Soares, mais do que comuns, são isso sim, uma idiossincrasia, voltem a afectar a vida de todos nós da forma violenta que já nos afectaram no passado.
O problema, Dr. Mário Soares, é que nem todos os Portugueses levam a faustosa vida que o Sr. Dr. sempre levou, mesmo quando se auto-exilou nos luxuosos corredores do poder em Paris.
Quando o FMI cá entrou, em 1983, trazido pela sua própria mão, ele foi bem mais que o "bicho papão" que o Sr. Dr. diz não ser.
Portugueses, caros Portugueses, apelem por favor à vossa memória, informem-se por favor.
Em 1983, a situação económica do país era de facto catastrófica, e o brilhantismo político do Dr. Soares (já anteriormente revelado no brilhante processo de descolonização enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros) levou-o a "solicitar" um empréstimo ao FMI.
Num só dia, o Escudo desvalorizou 12%, a inflação disparou e era actualizada diariamente, tendo chegado a uns estrondosos 30%, os impostos sofreram aumentos históricos, tivemos de imediato as maiores taxas de desemprego de que há memória, salários em atraso, e uma descida vertiginosa dos salários reais.
A situação só não foi mais catastrófica para o nosso país, porque nos anos vindouros, os apoios comunitários da então CEE começaram a chegar, e dessa forma o escabroso acto político do Dr. Mário Soares, ao solicitar a ajuda do FMI, acabou por ficar camuflado e branqueado com todo esse dinheiro fresco da CEE que nos tirou da miséria a que estávamos destinados.
Alguém que sujeitou os Portugueses a este sofrimento, tem ainda o desplante de vir agora sugerir que a repetição desta medida não é necessariamente um mal ?
Eu espero que esta nova crise tenha pelo menos o condão de colocar os Portugueses a pensar, a relembrar, a informarem-se e a não permitirem mais que este Sr., e outros como ele, possam vir a ter o poder de decidir sobre as nossas vidas.

5 comentários:

  1. Vai-se tentando amigo PreDatado, vai-se tentando.

    ResponderEliminar
  2. E não só!
    Dizes verdades, o que ainda é mais raro.
    Vaidoso!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Teresa, quanto à verdade, disso não duvides que faço ponto de honra.
    Quanto ao vaidoso ?
    "Olhe que não, sra. dra., olhe que não" :-))))

    p.s.
    hoje lá tive uma alegriazita com o meu SLB !

    ResponderEliminar
  4. Pois foi!
    E eu a torcer por eles, a pensar só na alegria que isso te ia dar!
    Diz lá que não sou amiga! E logo eu, que nem "jogo" desse lado!...
    Beijinho.

    ResponderEliminar