20 de novembro de 2010

SATO, um exercício de imaginação.

Imaginemos que um conjunto de países do Atlântico Sul, como por exemplo o Brasil, a Venezuela, Angola e África do Sul (para só mencionar alguns dos que patenteiam maior poder económico e militar), decidem criar uma organização politico-militar de nome SATO (South Atlantic Treaty Organization) que seja em tudo idêntica à nossa conhecida NATO.
Imaginemos que a SATO, numa das suas primeiras reuniões, delibera a necessidade de uma forte intervenção militar nos países 1ºMundistas do Atlântico Norte (EUA e Europa) com vista à regularização da economia mundial, ao esbatimento das assimetrias gritantes entre os dois hemisférios e à recuperação da qualidade ambiental no planeta.
Como bem sabemos, os EUA e a velha Europa são as zonas do mundo onde o consumismo atingiu níveis mais elevados, e também sabemos que esse mesmo consumismo desenfreado é o culpado dos maiores atentados ambientais a que temos assistido, bem como da brutal crise económica que sentimos actualmente.
Para quem considere legal e justa a existência duma "coisa" chamada NATO, que entra pelos países dentro para repor a ordem que os seus responsáveis julgam necessária, penso que seria da mais elementar justiça considerarem como aceitável que algo como a "minha" imaginária SATO pudesse vir a existir.
E só para finalizar todo este exercício de imaginação, peço-vos que tentem imaginar que cenário teríamos no nosso mundo, quando a SATO interviesse militarmente nos EUA e na Europa ?
Pois é !
Não é nada agradável o resultado desta imaginação, pois não ?
E se nós, no Atlântico Norte temos a NATO, porque é que os países do Atlântico Sul não podem ter uma SATO ?
Ou porque é que os países do Índico e Médio Oriente não podem ter uma IMETO (Indic and Meadle East Treaty Organization) ?

Só espero que não hajam alguns Srs. com poder, noutras partes do mundo, a ter a mesma imaginação que eu estou a ter !

2 comentários:

  1. Atão compadre....até que essa coisa não está nada mal pensada, nã senhora!.........
    Ai se eles.... começarem com ideias estamos feitos, fritos e ainda mais fu..d..os

    ResponderEliminar
  2. Pois é amigo Luís, isto de Americanos e Europeus se arvorarem no direito de porem e disporem nas questões internas de outros países, pode ter o efeito de ricochete um dia destes.
    É que aqui há uns anos, Amercianos e Europeus "arrotavam" dinheiro e mandavam no mundo, mas agora, com os Chineses a serem donos e senhores da dívida Americana e com os Europeus como fidalgos falidos, a coisa pia mais fino !
    Um dia destes os Chineses sentam-se à mesa com os Indianos, juntam-lhes mais uns Árabes e uns Indochinos e ... PUM !
    Já era !

    ResponderEliminar