11 de fevereiro de 2011

Nostalgias.

Quando criei o “chegateaqui” fi-lo com o firme propósito de estar a criar um espaço de debate, de troca de ideias, de intervenção e de luta, de chamada de atenção para o que me parece importante.
Mas tão ou mais importante que isso, também o fiz com o objectivo de, sempre que possível, me divertir e divertir os que por aqui passam.
Hoje, vá-se lá saber porquê, acordei nostálgico com os primeiros tempos do “chegateaqui”, onde a palhaçada era por vezes intensa e durava o dia todo.
Sem menosprezar aqueles que por aqui passam todos os dias, e que me seguem com fidelidade e amizade, hoje quero manifestar aqui as saudades que tenho das picardias e das longas prosas mantidas com o meu bom amigo Ferreira Pinto, que se prolongavam depois para o seu/nosso “Abirritante”.
As saudades que eu tenho das participações sempre activas, reivindicativas e carregadas de humanismo da minha grande amiga “Fada do Bosque”, ela sim, a verdadeira Maria da Fonte dos novos tempos.
As saudades que eu tenho das participações sempre acutilantes e carregadas de cultura e sabedoria do meu amigo de longa data, Rui Herbon, e da sua “Escada”.
E então o que dizer dos comentários sempre serenos, astutos e certeiros do meu amigo Paulo Lobato do “Foguetório”.
Por onde andam as intervenções sempre justas e carregadas de “verde” da amiga Manuela do “Sustentabilidade”, ou a sensibilidade e alma poética da Benjamina e do seu “Armazém” ?
E por falar em almas poéticas, sinto saudades das visitas da amiga Maria Josefa Paias, ela que se mantém em grande nível, seja “Restolhando”, seja andando por aí a “Direito e Avesso”.
A todos vós, um grande abraço e desejos de um bom fds.

Hoje deu-me para isto !

12 comentários:

  1. Amigalhaço dos quatro costados, tirando lá o diabo da costela benfiquista que, benza-te nosso Senhor JESUS Cristo, é coisa que te há-de condenar a penar no Purgatório, és tipo às direitas com quem cedo me identifiquei.
    Apreciei sempre a postura vertical coisa mui rara pelos dias de hoje e a forma desassombrada como dizias as verdades que te iam na alma.
    Tivemos as nossas trocas de impressões que, por vezes, rebolavam para uma enorme barrigada de gozo.
    Confesso, também aqui, as minhas saudades pontuais desses tempos.
    Deixa estar que eu, tipo eternamente insatisfeito, ainda qualquer dia regresso deste nevoeiro em que me submergi e irei lesto bater à tua porta que bem me lembro do trato que tenho com o meu ilustre amigo. Quer dizer, por acaso são dois ... um envolve uma ave de capoeira, panela e arroz; o outro, um projecto de escrita a dois!
    Amigo, venham pois virtualmente daí esses ossos que é sempre bom saber que há sempre alguém que nos recorda!

    ResponderEliminar
  2. Amigo Eduardo, já não comento tanto mas continuo atento ao que por aqui acontece.
    Mas, é justo dizê-lo, face aos desafios que aí estão e às desigualdades que pululam à nossa volta, sendo este um tempo importante de partilha de ideias/ideais, aplaudo essa tua resistência, permanente insatisfação e vontade de mudar o mundo (sag).
    (É engraçado que na minha rotina, menos intensa, é certo, visito sempre as mesmas "casas" e mantenho a esperança de poder encontrar tempo para ser mais participativo e isso talvez se deva à nostalgia de que falas.)

    um abraço e um bom fim-de-semana,

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo!
    Há, de facto pessoas, mesmo na blogosfera, com as quais nos identificamos, com as quais criamos como que uma certa empatia, ainda que no abstrato.
    Das pessoas que referes - algumas não conheço - há uma de quem tenho uma enorme saudade: da Fada do Bosque, que como dizes, e muito bem, uma verdadeira Maria da Fonte.
    Fazem falta pessoas como ela.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ah meu bom amigo Ferreira Pinto (Quint), quando tu saires dessa tua fase "Sebastianíca", e emergires desse tal nevoeiro, o nosso projecto de escrita a dois há de ser para levar á séria.
    No entretanto, o tal projecto da ave de capoeira é coisa mais que certa, e a magana ou morre no Norte, ou morre no Alentejo, ou se calhar, o melhor é despacharmos uma a Norte e outra a Sul, só para equilibrar as coisas :-)))

    Tenho umas saudades do caraças das nossas divagações, pá !

    Aquele abraço, do grande amigo
    Eduardo

    ResponderEliminar
  5. Amigo Paulo, bem sei que andas em fase de "hibernação", mas que de quando em vez dás um ar da tua graça.
    Estás assim a de modos que a ganhar fôlego para nova aparição, é ?

    Um forte abraço, cá do amigo Eduardo, e que os bons ares do Tramagal te tragam de volta às lides bloguistas (não confundir com Bloquistas, senão ainda te movem alguma moção de censura).

    ResponderEliminar
  6. Teresinha, minha boa e fiel amiga destas andanças, a Fada era um ícone desta nossa "bloga", no seu estilo único, agressiva, incisiva, de peito aberto às balas e sempre disposta a lutar pelas nobres causas.
    Deixou saudades, muitas saudades.
    Quem sabe um dia ...

    Para ela, mas em especial para ti, uma grande beijoca e um resto de bom fds.

    ResponderEliminar
  7. .
    Amigo Eduardo, juro que não pensei que a minha falta fosse especialmente notada, já que a minha independência partidária e de pensamento, bem como os gostos musicais, poéticos e filosóficos não proporcionam grandes e acaloradas trocas de ideias, como se pode constatar nos escassos comentários que são deixados nos meus blogues.

    Concordo consigo quanto ao entusiasmo nos primeiros tempos dos nossos blogues, mais concretamente antes de entrar no Facebook, e antes de me aperceber, por essa via, de que os interesses de alguns mostraram outras facetas. Eu também tenho saudades desse tempo em que era mais ingénua nestas coisas, porque há realidades que deixam feridas e preferia não passar por elas. Mas, por outro lado, como procuro avidamente o conhecimento e a verdade, também não me posso queixar, e as desilusões fazem parte desse processo. E deve ter sido tudo isso somado que me afastou um pouco da blogosfera, tanto na publicação nos meus blogues como na leitura dos habituais e dos novos que ia descobrindo. Aliás, cheguei a uma certa altura em que me parecia que falavam todos do mesmo assunto, quase com as mesmas palavras, e isso acaba por desmotivar também.

    Amigo Eduardo, não vou prometer aquilo que não sei se vou conseguir cumprir, uma vez que até demoro, por vezes, demasiado tempo a responder aos comentários que me deixam, por falta de disponibilidade, e tenho-me contentado com o "gosto" que alguns deixam no Facebook, mas agradeço-lhe muito este seu texto porque vem ao encontro do que já me tinha apercebido.

    Um beijo e bom Domingo:)

    ResponderEliminar
  8. Eduardo
    Passa pelo "cravodeabril" e vai ver o excelente comentário que a chispa! faz sobre a Moção que o BE quer apresentar.
    Se não concordares com ela o que será difícil, tens que ter cuidado na argumentação para rebatê-la.
    Sobre o comentário do teu amigo Quint, ele diz que és um tipo ás "direitas" será que me tens andado este tempo todo a enganar.

    Um abraço
    Maia

    ResponderEliminar
  9. Maria Josefa, sei bem do que fala quando menciona as desilusões blogoesféricas, que no fundo se assemelham a tantas outras desilusões.
    Mas fazem parte do processo.
    E também é verdade que o FB veio "roubar" espaço à blogosfera.
    Eu continuo a preferir o formato blog, precisamente porque o considero mais próximo da minha forma de abordar os assuntos, e menos dado à "coscuvelhice" do FB.
    Eu lá vou passando, sempre, pelo Restolhando e pelo Direito e Avesso, nem sempre comentando, mas sempre lendo, ouvindo e deliciando-me com os conteúdos.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. .
    Eduardo, acabei de aceder ao correio e de ler o seu comentário, que muito agradeço, e a que respondo já, não vá intrometer-se alguma coisa.

    Em primeiro lugar, obrigada pela compreensão quanto às minhas desilusões e pelas visitas aos meus blogues que, mesmo sem comentários, prefiro àqueles "gosto" do Facebook que algumas pessoas deixam mas sem lerem ou ouvirem nada, portanto, sem qualquer significado para mim, a não ser para elas, que querem que os seus nomes apareçam junto de outros nomes. E se o que publico tem qualquer coisa a ver com eventos culturais, quer de escritores, pintores ou filósofos, então assinalam o "gosto" porque parece "bem". Mas, nisto, o que interessa é eu ter a noção da realidade e não dar mais importância ao Fb do que ele merece, e, tendo isso em mente, há sempre pessoas genuinamente interessadas em lerem ou ouvirem algumas das minhas escolhas e eu as delas, e como as minhas passagens por lá também são curtas por causa da tal falta de disponibilidade, o balanço acaba por ser positivo, uma vez que não me sinto dependente (no sentido de adicção) de qualquer destes meios da Internet, caso contrário, sentiria frustração. E como tenho um interesse muito especial no estudo do comportamento humano, então o Fb fornece muito material para isso :))

    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Eduardo! Olá meu bom e querido Amigo.
    Acabei agora de perder um comentário que me levou 15 minutos a escrever... que azrelia! Agora vou ser mais breve.
    Entendo perfeitamente a tua nostalgia e as tuas saudades. Obrigada pela palavras que me diriges, embora não mereça tanto... e isto sem falsas modéstias. A Teresinha corroborou... são muito queridos. Obrigada.
    Também tenho saudades desse tempo... tenho saudades de entrar "a matar" no Escada do Rui, para o provocar... foi nessa Escada que conheci um tal Eduardo, engraçado, directo, sensato e insensato por vezes... :)) que tinha um jeito inato para improvisar uma quadra. Amigo do Amigo e sempre do lado do mais fraco ou do que é justo. Haja quem o bata em argumentação...ahahahha um must! Sim, tenho saudades tuas da Teresinha, da sua sensatez e meiguice. Do Paulo Lobato onde muito gostava de passar no Foguetório e deixar duas à pressa, para deixar aquele gentleman de olhos arregalados! eheheheh boa Educação está ali sempre patente!
    E DO QUINN! para vós Ferreira Pinto. Que saudades de andar à chapada com o QUINN! :)) muito gostava de me pegar com ele e das suas respostas! maravilha! 1º éramos uma boa parelha e depois somos uma boa parelha! ahahahaha!! o QUINN... que saudades Amigo do amigo também!

    Bem, de regresso á WEB, sem tanto tempo para me dedicar ao mundo virtual, virei aqui sempre que puder... parto-me a rir contigo, meu amigo alentejano de gema! estou a pôr a leitura em dia.
    Facebook é que nunca mais... uma miséria... aquilo por muito que digam o contrário, vicia.
    Bem... e como não consigo deixar o meu lado contestatário, por favor partilha isto aqui no teu cantinho... já que eu não tenho blogue para isso... e como somos parecidos! :)))

    http://www.youtube.com/watch?v=bzJYlHAtgjE&feature=player_embedded

    Beijinho grande para ti e para todos os outros amigos que mencionaste... e um especial para a Teresinha, que me trouxe a este post.Estes Amigos que por mim, nunca deixarão de o ser!

    Amizade virtual, mas amizade a sério!

    ResponderEliminar
  12. Eduardo, deixei o vídeo... mas sei que isto aqui não é o Egipto, nem a Líbia... mas é sempre bom divulgar...
    toma lá esta que está bem apanhada!:)

    ResponderEliminar