20 de fevereiro de 2012

2ª Feira Ecológica.

O desperdício de água potável no consumo doméstico assume, cada vez mais, proporções de autêntica calamidade, tendo em conta a crescente escassez que este bem (água potável) regista.
Enquanto as entidades competentes não legislarem sobre esta matéria, obrigando, ao nível da construção, a que se criem soluções onde algumas águas residuais (por exemplo as que saem das máquinas de lavar roupa ou loiça, ou até mesmo as que saem do lava-loiças) sejam armazenadas em tanque próprio que servirá depois para uso nas descargas do autoclismo, teremos de ser nós, cidadãos conscientes, a alterar hábitos que visem a salvaguarda do nosso planeta.

Uma solução simples e que para além de ecológica se revela também muito interessante sob o ponto vista da redução de despesas (necessidade que hoje deve assolar a grande generalidade do Povo Português) é a de aproveitar a água que normalmente se gasta em cada banho até que a temperatura da mesma esteja adequada.
Basta, para o efeito, ter um balde (com capacidade entre 5 a 10 litros), para onde se faz correr a água até que esta esteja à temperatura desejada. Depois, quando for necessário efectuar a descarga do autoclismo, poder-se-á usar, em vez do autoclismo, a água entretanto armazenada no balde.

Com isto poupamos, e muito, no desperdício de um bem precioso e cada vez mais escasso, e acabamos ainda por poupar na conta da água.
Posso assegurar-vos que se nota na factura. No meu caso, um agregrado familiar de 3 pessoas, a poupança passou a ser de 3 a 5 Euros em cada factura.

Poupe água, o planeta agradece !

4 comentários:

  1. A propósito de ecologia, cliquei no pintassilgo que está aqui ao lado, bem bonito diga-se, e fiquei aparvalhado com a poluição linguística que por ali vai. É de bradar aos céus,

    Quanto à água, já fiz algumas experiências, uma delas, foi colocar um tubo que descia da janela da casa de banho (1º andar) para um baldão de 20 litros.
    De seguida utilizava essa água em regas do jardim e quintal. Dá cá um trabalhão que não te digo nada, Eduardo. Mas só assim é que poderemos almejar a conseguir alguma poupança de bens tão escassos como é o caso da água. Não há dúvida que temos um problema sério pela frente para resolver.

    Não sei se esses 3 a 5 € vão cativar muita gente, ó Eduardo. Digo eu, apesar de saber muito bem como vão os orçamentos familiares por esse país fora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo Nunes,
      Quando escolho as fotos, limito-me a escolhê-las pela beleza e nem me preocupo com o conteúdo literário que está por detrás. Ainda bem que me avisas, vou estar mais atento no futuro.

      Quanto à poupança da água, a generalidade das populações nem sonha o que aí vem no futuro !
      A guerra da água vai ser pior que a guerra do petróleo.
      Urge que se mudem velhos hábitos de desperdício.
      Referi-me aos € que se podem poupar na esperança que aqueles que não se comovam com ecologias, o façam ao menos pelo lado financeiro.

      Já há uns tempos tinha deixado aqui outra ideia de poupança, mas esta não em termos domésticos, mas sim em termos camarários :

      http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=3039666085319596032&postID=1470595431056581821

      Eliminar
  2. Olá Eduardo, boa dica!

    Eu também já aprendi que, de um modo geral, a parte mais sensível do corpo à ecologia... é o bolso, infelizmente. Mesmo assim, tento apelar, por norma, a outra parte do "corpo", a consciência, mas resulta muito menos!

    Quanto a dicas, ficam aqui mais algumas, que são as que menos "trabalho" dão. E a maioria, acaba também por resultar em poupança de $$, não só do ambiente.

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar