30 de junho de 2010

Nova Barca do Inferno.

Queiroz prometeu-nos, ainda antes da partida para o Campeonato do Mundo na África do Sul, uma nova epopeia repleta de conquistas com os nossos novos Navegadores do pontapé na bola.
O problema começou ainda no cais de embarque, onde não soube ser criterioso e, ao invés de embarcar na Nau que nos permitiria voltar a dobrar o Cabo das Tormentas, colocou-se a ele e a todos os demais numa nova e autêntica Barca do Inferno.
Logo à partida, já todos sabíamos que teríamos de carregar com o Onzeneiro do Gilberto Madaíl, com aquele seu apego ao poder e tácticas de usura como só ele domina.
Como também já vem sendo hábito nestas ocasiões, o nosso Joanantão, que dá pelo nome de António Simões, disse presente. Leva o ano a tecer críticas a tudo e a todos, mas depois, quando toca ao protagonismo, lá veste o seu aventalzinho de sapateiro e vai pregando umas meias-solas aqui e ali.
Queiroz, que também tem o seu narizinho num plano bem elevado, não despe a pele de D.Anrique, nosso Fidalgo destas coisas da bola, e jamais abre mão do seu Pajem de sempre, Agostinho Oliveira.
Já de há muito que era sabido que tínhamos entre nós uma Brísida Vaz, de sotaque Brasileiro e que dá pelo nome de Deco. Alcoviteira sem limites, como atestam os seus venenosos comentários, e uma verdadeira meretriz do pontapé na bola.
Não contente com isso, D.Anrique "Queiroz" ainda chamou a bordo um "levezinho" Frei Babriel, que só consumou o seu amor à Igreja Portuguesa, depois de perceber que a sua dama (selecção) Brasileira jamais assumiria consigo relação legal e duradoura.
E para cúmulo, D.Anrique "Queiroz" ainda nos trouxe, na forma de presente envenenado, um Judeu para bordo, de seu nome, Ricardo Costa. Sim, porque a jogar mal daquela maneira, só pode ter sido judiaria !
Como se tudo isto não bastasse, e com medo de nos faltar elenco para que o Auto seguisse o seu rumo, ainda nos calharam em sorte dois árbitros, um contra o Brasil, outro contra a Espanha, que desempenharam na perfeição os papeis de Corregedor e Procurador.
O que é aqui falta ?
Está bom de ver, falta o Joane (parvo) Cristiano, que coitado, tem tanto de habilidoso com os pés como de inábil com os neurónios, e ainda, os desgraçados dos quatro Cavaleiros que foram, a meu ver, o Eduardo, o Ricardo Carvalho, o Coentrão e o Hugo Almeida. Eles bem se esforçaram, mas não chegaram para a armada de Castela.
Dirão os mais atentos, falta o Enforcado.
Não falta meus bons amigos, não falta. O Enforcado somos todos nós, que ainda acalentámos esperanças de ir esquecendo a crise à conta da selecção, mas nem isso meus amigos, nem isso eles nos deram.
Sabem o que vos digo ?
Se dependesse de mim, no regresso, dava-lhes era uma boa dose de ... samicas de caganeira !

4 comentários:

  1. Anónimo30/6/10

    Muito bom

    ResponderEliminar
  2. Mas que orgulhosa me sinto! Que bem que o menino aprendeu Gil Vicente. Olhe que nada lhe falhou!
    Adorei o seu texto, claro! Uma paródia muito bem forjada e deveras pertinente!
    O que eu ri! Obrigada por este momento tão hilário, mas, ao mesmo tempo,de alerta perante os "almários de mentiras, os cinco cofres de enleos, guarda-roupa de encobrir e três arcas de feitiços que não podem mais levar!" (texto adaptado, Cena da Brizida Vaz, "Auto da Barca do Inferno").
    Bravo, Eduardo Miguel!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso adorei ler e estudar Gil Vicente. E estava sempre mortinho para que você me pusesse a ler as partes do Joane, para dar largas à minha constante irreverência daquela altura. Joanices !
    Mas hoje, quando me surgiu a ideia de escrever o post, vi-me obrigado a ir rever umas partes, porque já não me lembrava de forma clara de todos os personagens. Acabou por ser um bom exercício de "alembradura".

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma boa dose de criatividade.

    ResponderEliminar