21 de fevereiro de 2012

3ª Feira. Resumo da jornada.

Depois de uma série de jogos brilhantes do Benfica, que já valiam comparações com a arrasadora equipa que valeu o último título às Águias, eis que, de forma totalmente inesperada, o Benfica soma como derrotas os seus dois últimos jogos.
Primeiro para a Champs, contra o Zenit, num jogo estranho onde o estado do relvado e o frio intenso ajudam a explicar o resultado, depois, ontem, num jogo em Guimarães, onde o Benfica esteve uma sombra de si próprio e se revelou incapaz de voltar ás boas exibições que vinha registando.
De positivo neste jogo, para mim claro, que sou um indefectível Benfiquista, apenas duas questões.
Primeiro, a ausência dos tão afamados "casos do jogo". Não houve casos, o Guimarães jogou bem, o Benfica nem por isso, e a vitória assenta bem ao Guimarães porque foi mais inteligente a gerir o tempo e o resultado.
Segundo, a novidade (pelo menos para mim foi), de ver um Jorge Jesus mais maduro e humilde e acima de tudo com uma postura perante a derrota sofrida condizente com a grandeza do clube que treina. Aceitou a derrota, não se refugiou nos lugares comuns dos erros de arbitragem e reconheceu mérito ao Guimarães, e em particular ao seu treinador. Ficou-lhe bem.

No Domingo, o porto ganhou sem surpresa o "meu Vitórrria", o que para mim constituiu tristeza dupla. De registar neste jogo, apenas a "particularidade" de, mais uma vez, o caminho para a vitória portista ter surgido através duma claríssima e nada usual falha de marcação do central Ricardo Silva. 
É curioso vermos a frequência com que jogadores que no passado já actuaram de azul-e-branco têm falhas clamorosas sempre que defrontam a sua antiga equipa. Idiossincrasias !

No Sábado, o Sporting ganhou, sem brilho, sem glória e acima de tudo sem táctica. Ainda estou para entender qual foi o sistema táctico em que o onze Sportinguista assentou o seu jogo. Estou para entender eu, deve estar para entender o Sá Pinto e devem estar para entender os jogadores do Sporting. Valeu-lhes a vitória que é, na conjuntura actual, o que mais lhes interessa. As tácticas e as "notas artísticas" podem esperar.

Parabéns ainda para o meu Praia de Milfontes, que continua a fazer um campeonato brilhante na 1ª Distrital de Beja, onde segue isolado no 2º lugar, após vitória caseira por 2-1 sobre o Panóias.

Sorte contrária teve o meu Cova da Piedade que perdeu por 1-0 em Grândola, mantendo-se ainda assim num bom 6º lugar na 1ª Distrital de Setúbal, o que perspectiva um campeonato tranquilo até ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário