7 de março de 2010

Maus hábitos

Preocupa-me o facto de muito se falar na crise, muito se falar no atraso estrutural e competitivo de Portugal em relação aos demais companheiros Europeus, mas nada, ou quase nada, ser feito para eliminar alguns "tiques", ou melhor dizendo, maus hábitos, que nos conduziram a este estado actual.
Há comportamentos enraizados na nossa sociedade, em particular nas empresas, que contribuem de maneira significativa para esta situação. Hoje, gostaria de enfatizar aqui um deles que, penso eu, é bem demonstrativo da forma errada e enviesada como nós nos gerimos e/ou somos geridos.
Seja em que profissão for, em particular em áreas onde se costume fazer reuniões de acompanhamento dos trabalhos, há um hábito, há muito instalado, de se fazer uma reunião de ponto de situação à sexta-feira. Serve normalmente essa reunião para se aferir do que é que foi feito durante essa semana e, na maior parte das vezes, encontrar culpados para o que eventualmente tenha corrido menos bem nesse período de tempo.
Há décadas que isto é assim e os resultados estão à vista, a esmagadora maioria das nossas empresas não são competitivas.
O que eu gostaria de ver acontecer, neste ponto em particular, era a transferência da "reunião de ponto de situação (da 6ª feira)" para a "reunião de definição de estratégias para a semana de trabalho (de 2ª feira)".
É que em vez de andarmos todos à caça das bruxas na 6ª feira, perdendo umas boas horas de trabalho e criando condições para que muita gente passe o fim de semana com azia, teríamos muito mais a ganhar se começássemos a semana a traçar metas e objectivos bem claros para a semana de trabalho que se avizinha, esclarecendo as pessoas sobre o que se espera delas para esse período de tempo e dando-lhes, inclusivamente, um factor motivacional extra que é o de saberem de forma clara e inequívoca o que têm para fazer e quais os resultados que deverão alcançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário