4 de setembro de 2009

Obrigado Ponte de Sôr, o País agradece.

Felizmente que, aqui e ali, vão surgindo bons exemplos daquilo que urge ser feito em Portugal ao nível da Educação e Cultura.
Mais uma vez, é através de uma iniciativa do poder local que a obra surge.
Estou a referir-me ao excelente projecto “Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr/ Centrum 7Sóis7Luas”, que será inaugurado amanhã em Ponte de Sôr.
Este centro foi construído na antiga Fábrica do Arroz, ocupa um espaço de 10.000m2, e tem como objectivo ser um espaço multidisciplinar de âmbito cultural.
Para o efeito, esta infra-estrutura albergará, auditório, anfiteatro, oito ateliers, cinco salas de exposição e um espaço verde com jardins móveis do Arquitecto Leonel Moura.
Contará ainda com espaços para residência temporária de artistas, á imagem do que já acontece em vários países Europeus, onde a preocupação com a cultura assume particular importância. A infra-estrutura compreende também diversos serviços dedicados à cultura, arte contemporânea, passando por áreas como o teatro, a dança, a pintura, a escultura e a fotografia.
Muito importante pareceu-me ser também o comentário do Presidente da Câmara de Ponte de Sôr, João Taveira Pinto, ao afirmar que pretende “que o projecto constitua uma tentativa de interacção do espaço cultural com as escolas do concelho, através da realização de workshops direccionados para as crianças, servindo como ferramenta para que comecem a perceber desde muito cedo a importância da cultura nas suas vidas”.
A obra está feita, as ideias estão lançadas, compete agora aos responsáveis e respectivos colaboradores o cumprimento dos propósitos que estiveram na origem deste projecto.
Mas mais importante ainda, compete á população em geral, e á de Ponte de Sôr em particular, o pleno usufruto desta infra-estrutura por forma a que a Educação e a Cultura se constituam como os pilares das futuras gerações.

4 comentários:

  1. Eduardo, por acaso estou com alguma curiosidade e, muito em breve, irei fazer uma visita ao centro.
    Aproveito para dar nota, a quem não conheça, que a cidade dispõe de um espaço muito agradável, na margem do rio Sôr, onde se podem passar bons momentos.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/9/09

    Eduardo,
    Há,de facto, câmaras que são muito bem geridas. Aliás, pela minha própria experiência no campo cultural, há câmaras que fazem muito mais que o governo central. Pelo que vi de Ponto de Sôr parece-me que será um desses casos.
    Ainda terei que ir lá um dia vasculhar casas, pois parece-me uma zona agradável para morar.

    ResponderEliminar
  3. Paulo,
    é verdade sim senhor, tem uma zona ribeirinha, cada vez melhor apetrechada, onde é muito agradável passar um bom bocado. Tem inclusivamente um anfiteatro ao ar livre que tem servido para concertos do festival 7 sois 7 luas (que acabou por dar nome ao centro) que é uma delicia.

    Rui,
    tu livra-te do frio dai e vai para a Ponte de Sôr !
    Assim ao menos via-te aos fds.

    ResponderEliminar
  4. E ainda, para quem gosta: Cidade Plana =Bicicleta.

    ResponderEliminar